Bagé / RS, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Bagé: 206 anos | Caderno: Bagé: 206 anos

Um polo educacional consolidado

por João A. M. Filho

Nos últimos anos, a Rainha da Fronteira expandiu a oferta de vagas nos quatro pilares que compõe a rede de ensino, formação profissional e produção de conhecimento – fundamental, médio, técnico e superior. As tradicionais instituições presentes em Bagé - públicas e particulares - tiveram adições importantes e significativas. Com isso, na atualidade, Bagé se consolida como polo de Educação, que forma jovens desde os primeiros passos até se tornarem futuros profissionais para atuarem no mercado de trabalho.
 
Rede pública: busca por qualificação e mais estrutura
As redes estadual e municipal de ensino formam o alicerce no qual é construída a formação educacional de milhares de bageenses. Com 82 estabelecimentos – 62 municipais e 20 estaduais - as instituições abrangem desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e Técnico. De acordo com a coordenadora pedagógica da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, Zina Amélia Assumpção, em torno de mil professores atuam na rede estadual. “Temos unidades de referência em tempo integral, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e uma unidade que opera dentro do Presídio Regional de Bagé. Toda essa estrutura exige um grande esforço de gestão e o trabalho realizado pela equipe de nossos professores é muito qualificado”, ressaltou.
Zina ressalta que uma das metas é a implantação gradativa da escola em tempo integral. “Temos três estabelecimentos que atendem os alunos assim e a adoção deve se estender a outros locais”, afirmou.
Já a secretária municipal de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, salienta a qualificação dos quadros funcionais. “Nossos professores são muito dedicados e muitos deles possuem pós-graduação. Isso é um diferencial quando ofertamos um ensino público gratuito e de qualidade”, enfatizou ao ponderar que “nós atuamos de forma permanentemente, pois o ensino formal não se restringe aos bancos escolares. A criação de projetos conjuntos de formação para nossos professores, criação da creche noturna e muitos outros projetos em andamento são parte de nosso trabalho em formar nossas crianças e jovens”.

Formação técnica: tradição aliada à inovação
Há 70 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está presente em Bagé. A Rainha da Fronteira foi o primeiro município do interior do Rio Grande do Sul a receber uma escola da instituição. Segundo o atual diretor, Tiago Radmann, em todos esses anos de atuação, a estimativa é que o Senac tenha formado em torno de 120 mil profissionais. “Desde 2009, quando assumi a direção, o Senac se tornou uma escola técnica e ofertamos muitas possibilidades. Hoje, um dos potenciais a serem explorados é o do comércio e serviços, que corresponde a cerca de 70% do Produto Interno Bruto local”, destacou. Radmann explicou que uma das características da escola é focar ma formação para o mercado de trabalho, alinhado às tendências. “Há dois anos, abrimos o curso de barbearia. Hoje, esses ex-alunos são empreendedores e tivemos uma expansão desse setor. Mas não é só isso. Formamos cabeleireiros, frentistas, técnicos em enfermagem, gastronomia e todos esses profissionais saem daqui para o emprego ou para empreender”, sustentou.
 
Ensino técnico e superior: formando profissionais
Conforme o reitor da Universidade Federal do Pampa, Marco Antônio Fontoura Hansen, a Rainha da Fronteira está consolidada como polo regional de Educação. Bagé, além de sediar um dos campi da instituição, também é o lar da reitoria da Unipampa. “Hoje, em termos de graduação, a Unipampa ocupa o quinto lugar no Rio Grande do Sul e está dentro do percentual de 27% das melhores universidades do país. Isso nos orgulha muito, pois somos uma universidade jovem”, expressou.
Por sua vez, a  diretora do campus Bagé do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Giulia Vieira, ressaltou que Bagé conta com diversas instituições de nível superior e ensino técnico profissionalizante de qualidade que garantem a formação acadêmica e a preparação para o mundo do trabalho. “Os Institutos Federais (IFs) se caracterizam pela oferta de educação profissional e tecnológica, pública e gratuita, em diferentes níveis e modalidades de ensino, a partir de um perfil que busca integrar cultura, trabalho, ciência e tecnologia a favor da sociedade. Assim, eles se diferenciam e se firmam, a partir de uma proposta de ensino que busca preparar o cidadão para o mundo do trabalho e para a cidadania”, destacou.
Não bastasse, a Rainha da Fronteira é sede da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), há décadas em atividades, e conta com unidades da Faculdades Ideau e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/07/2017 |

  • Bagé, Sexta-feira 17 de Julho

    As riquezas de uma rainha centenária

    por Felipe Valduga Celebrar o aniversário de uma cidade com 206 anos de idade é motivo mais que suficiente para destacar sua história que, simplesmente, por ser mais que duplamente centenária, tem muito para contar. Ainda mais quando se fala...

  • Bagé, Sexta-feira 17 de Julho

    Comércio: o motor econômico

    Por Niela Bittencourt Crescimento das vendas, metas alcançadas, expansão: essas são algumas expressões que sempre são associadas a um dos principais setores que movimentam a economia bageense, o comércio. Aliás, conforme apresentado...

  • Bagé, Sexta-feira 17 de Julho

    Expansão urbana: mudando cenários

    por Érica Eickoff A expansão urbana do município é um tema que chama a atenção de todos os bageenses, sejam eles investidores, compradores ou mesmo a população em geral. Ao longo dos últimos anos, a construção civil literalmente passou a mudar...

  • Bagé, Sexta-feira 17 de Julho

    Expectativas para o Distrito Industrial

    por Érica Eickoff Nestes 206 anos de Bagé, a reportagem aponta o potencial industrial do município e o que gestores projetam para esse setor. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Pereira, o...

  • Bagé, Sexta-feira 17 de Julho

    Saúde: busca pela plenitude

    por João A. M. Filho A Rainha da Fronteira, sede da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS), é referência no atendimento a pacientes oriundos dos municípios da Campanha gaúcha. No entanto, nem sempre esse protagonismo é evidenciado. De...

Clique TV
Caminhos
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Saber ler as entrelinhas da simplicidade é atitude virtuosa característica dos nobres de espírito.”
MP
 
Parabéns, casa das letras!
A...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.