Bagé / RS, Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Rural

Consultora do Irga divulga previsão meteorológica para julho, agosto e setembro

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou, na semana passada, levantamento climático desenvolvido pela meteorologista, doutora em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal de Santa Maria e consultora da instituição estadual, Jossana Cera. No estudo feito pela meteorologista, há a informação de que, conforme a última atualização (13 de julho) do IRI (International Research Institute for Climate and Society, da Universidade de Columbia-EUA), a previsão indica que o inverno transcorrerá sob neutralidade, assim como a primavera e o verão. A probabilidade de manutenção das condições neutras varia entre 50-55% e a de formação do El Niño entre 35-45%.
As previsões do modelo utilizado pelo CPPMet da UFPel, conforme Jossana, seguem nessa linha. Ou seja, de maneira geral, estão indicando chuvas dentro do normal para os meses de julho, agosto e setembro, sendo que em julho há uma tendência de se ter mais chuvas na região Leste do Estado. “Há outros modelos projetando chuvas acima e outros abaixo da média. Isso acontece por causa da neutralidade. Ou seja, se analisarmos a série histórica da produtividade da soja no Rio Grande do Sul (que depende da chuva), notaremos que em anos neutros houve anos bons, anos com frustrações e anos com produtividade dentro da média. Ou seja, os anos ditos neutros são muito variáveis entre si em relação às chuvas”, aponta o levantamento feito pela meteorologista.
Levando em consideração toda essa variabilidade, conforme Jossana, é muito importante que se faça a limpeza e manutenção dos drenos, se antecipe as reformas de bueiros e pontilhões, assim como os reparos nas barragens. “Deve-se ficar atento ao sistema de irrigação no caso de cheia em rios e, principalmente, fazer o preparo antecipado do solo assim que possível”, enfatiza.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/07/2017 | Rural

  • Bagé, Sexta-feira 17 de Julho

    Exemplar de Cabanha de Aceguá obtém premiação em prova de resistência

    Aconteceu em Alegrete, a 16ª edição da Marcha da Integração promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), nos dias de 1º a 15 de julho. A seletiva que testou a resistência dos conjuntos, encerrou com a vitória da...

  • Bagé, Sexta-feira 17 de Julho

    Preços do arroz prosseguem sem reação

    A consultoria Safras & Mercado divulgou na sexta-feira, o levantamento em que aponta que os preços do arroz seguem sem força de recuperação no mercado nacional. Na média do Rio Grande do Sul, a saca de 50 quilos do grão em casca é cotada a R$...

Clique TV
Caminhos
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Saber ler as entrelinhas da simplicidade é atitude virtuosa característica dos nobres de espírito.”
MP
 
Parabéns, casa das letras!
A...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.