Bagé / RS, Sábado, 23 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Meio Ambiente | Caderno: Meio Ambiente

Reativação do Horto Municipal é prioridade

Pasta projeta iniciativas para local
Pasta projeta iniciativas para local
Crédito: Francisco Bosco

O Horto Municipal é considerado como espaço prioritário para a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa. O titular da pasta, Aroldo Quintana, declara que o horto, em condições de funcionamento, poderá favorecer para o desenvolvimento de outros programas que dependem dele para serem realizados no município. “Ações como a de arborização da cidade e o projeto Flores para a Rainha, que queremos empreender, necessitam do horto para serem empregadas porque ele servirá como repositor. Portanto, o horto é fundamental para a secretaria e para o município”, explica Quintana.
A implementação de medidas, consideradas fundamentais pela Secretaria de Meio Ambiente, como a recomposição da mata ciliar, passa, em especial pela reativação do Horto Municipal. Isso porque o espaço localizado em área próxima  à Vila de Santa Thereza está em situação precária. A reportagem do jornal Folha do Sul constatou que o local está abandonado, sem condições atuais de funcionamento. Contudo, a meta é retomar suas atividades em breve.
O secretário destaca que iniciativas como a reposição de árvores naturais ou de plantio de árvores frutíferas, em algumas áreas da cidade, poderão ser tomadas com produção proveniente do horto. No entanto, Quintana reitera que nesse momento o espaço não está em condições de atender a essa demanda. Isso porque, segundo o secretário, o horto precisará ser  plenamente reconstruído. “Lá, praticamente está sem nada. Não há equipamentos, nem estrutura para retomarmos esse trabalho.
Entretanto, o governo municipal já está tentando recursos, via compensações ambientais de empresas que fazem obras na cidade para investir no horto e isso irá alavancá-lo”,  salienta.
Ele também indica que para reativá-lo serão necessárias adequações na parte hidráulica, elétrica e instalação de novas estufas no local. Entre os apoiadores do horto, conforme o secretário, está a empresa Celulose Riograndense, que doou madeiras para a implantação das estufas. “Queremos implantar estufas para flores, plantas ornamentais, árvores naturais e frutíferas, ervas medicinais, hortaliças e temperos”, detalha.
Questionado sobre prazos para reativação em definitivo do espaço, Quintana projeta para o segundo semestre. Com ele em atividade, defende que muitas das ações previstas pela pasta no que tange à conscientização ambiental poderão ser realizadas, bem como iniciativas preponderantes para o meio ambiente. Quintana enfatiza que o horto é um dos agentes de engrenagem para as ações que serão realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção do Bioma Pampa.
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 24/06/2017 |

  • Bagé, Sábado 24 de Junho

    Alternativa para geração de energia

    A busca por novas fontes de energia que não agridam o meio ambiente tem se tornado comum em muitos países, sendo que no Brasil tal cenário não é diferente. A produção de energia a partir da luz do sol já ganha espaço em municípios da região da...

  • Bagé, Sábado 24 de Junho

    Região aposta na utilização de sistemas com energia solar

    A busca por novas fontes de energia tem se tornado uma constante em muitos países. As chamadas energias limpas, que não liberam durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes, tornam-se alternativas para as sociedades...

Clique TV
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Assista também:
Carnaval| Café com a Redação
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

LEMBRAM quando comentei aquele evento gastronômico musical do consulado do Uruguai no Imba, nos anos 90? Naquela época, a cônsul era Suzana...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.