Bagé / RS, Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Meio Ambiente | Caderno: Meio Ambiente

Revitalização do Arroio Bagé prevê espaço cultural

Panela do Candal será sede de iniciativa
Panela do Candal será sede de iniciativa
Crédito: Rodrigo Sarasol/EspecialFS

Falando em cuidado com a água, a Prefeitura de Bagé deve apresentar, em 5 de julho, um projeto destinado à revitalização do Arroio Bagé. A agenda, programada para iniciar às 14h, no salão Oval, foi divulgada na sexta-feira. 
Conforme anunciado, a planta foi elaborada pelo arquiteto Sandro Martinez e pela acadêmica Laura Nogueira, com participação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e apoio do grupo bageense Ecoarte. A estrutura projetada prevê a construção de um espaço cultural de cerca de seis hectares junto à Panela do Candal.
Em nota, o Executivo detalhou que, "inclusive, em reunião recente na Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), iniciou a formação de uma câmara técnica com especialistas na área do meio ambiente para auxiliarem neste propósito. A ideia principal do projeto é contemplar um espaço sustentável modelo de lazer para todos os públicos, inclusive, com uma escultura do 'Monstro da Panela do Candal', lenda do imaginário popular bageenses que seria um dos atrativos do espaço".
De acordo com o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Eduardo Deibler, o objetivo é proporcionar uma transformação junto ao espaço. “O local dialoga com a questão ambiental e também cultural por fazer parte da história de Bagé. Com esta obra queremos despertar a consciência da população para manter este e outros espaços públicos limpos”, sustentou.
Na iniciativa, a pasta de Meio Ambiente a Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) fará a limpeza e revitalização do espaço. "Além disso, haverá construção de calçadas, melhorias significativas na iluminação e construção de uma estação do tratamento do arroio. Outro órgão que está inserido na concepção é o Arquivo Público Municipal, com pesquisas sobre a área e inclusão de propostas", complementa a nota da prefeitura.
Deibler acrescenta que, para que seja possível a execução dessa obra, será necessária a retirada de construções irregulares presentes no local, "pois a Prefeitura recebeu uma ação de improbidade e será obrigada a tomar providências. Os proprietários já foram notificados".
Somente após o projeto estar totalmente pronto será possível prever o cronograma de trabalho, assim como os valores a serem investidos. 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/06/2017 |

  • Bagé, Terça-feira 17 de Junho

    Expo Alto Camaquã tem oitava edição no mês de julho

    Nos dias 15 e 16 de julho, Bagé sediará mais uma vez, um evento que visa destacar e valorizar uma produção familiar que respeita o meio ambiente, gerando desenvolvimento sustentável em cerca de oito municípios. É a Expo Alto Camaquã que chega a...

  • Bagé, Terça-feira 17 de Junho

    Empreendimento pretende aumentar a coleta e o tratamento de esgoto

    O Brasil tem como um de seus principais problemas socioambientais o saneamento básico. Tanto a coleta quanto a destinação inadequada do lixo; a falta de coleta, o tratamento do esgoto e a insuficiente distribuição de água tratada são alguns dos...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

NA PROVA DE REDAÇÃO da FUVEST – Fundação Universitária para o vestibular –  USP, dia 6 de janeiro, a redação trouxe o seguinte tema: “De que...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.