Bagé / RS, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Meio Ambiente | Caderno: Meio Ambiente

Pesquisadores concluem inventário arbóreo de Bagé

Trabalho analisou plantas que estão em praças e vias urbanas
Trabalho analisou plantas que estão em praças e vias urbanas
Crédito: Arquivo/FS

Durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, os integrantes do Programa de Arborização Urbana, responsáveis pela análise da situação ambiental da cidade, entregaram ao prefeito Divaldo Lara os resultados parciais do inventário arbóreo de Bagé. Produzido no ano passado, por diversas entidades locais de pesquisa e extensão, o documento traz um panorama de 2 961 árvores. Destas, 1 089 estão situadas em 10 praças públicas e 1 872 em vias urbanas (região central). Quanto às condições das plantas, a coordenadora do trabalho, Vanessa Rosseto, afirma que grande parte delas carece de cuidados.
Conforme Vanessa, a pesquisa levou em consideração uma série de aspectos, como o estado de saúde, o contato com equipamentos e a identificação da espécie e do porte. A análise dos dados ainda não foi concluída. No entanto, a pesquisadora antecipa os números da parte em que a equipe formada por profissionais da Universidade Federal do Pampa e Ecoarte ficou responsável. De 1 120 árvores, ela estima que mais de 90% delas têm problemas nas raízes, no caule e sofrem com podas inadequadas e conflitos com equipamentos urbanos. Vanessa também relata que várias estão contaminadas por pragas, como as ervas de passarinho.
Após a visualização dos problemas, a pesquisadora entregou ao poder público municipal algumas sugestões de medidas a serem tomadas. Entre elas, está a proposta de instalação de calçadas verdes, para benefício das raízes; implantação de cabos ecológicos na rede elétrica e o plantio de espécies nativas regionais. “Entregamos para a prefeitura um relatório, feito de forma voluntária, que consta as medidas de manejo para cada uma das quase três mil árvores. Também estamos elaborando um ‘e-book’, com as informações do inventário”, salienta. A expectativa é de que o trabalho seja concluído até o final do ano. Ao todo, são seis instituições envolvidas: Unipampa; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense (IFSul); Ecoarte; Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa); Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (Ideau) e Instituto de Permacultura do Pampa (Ipep).

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/06/2017 |

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

HOJE, às 19h, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, inaugura a exposição “Nos Trilhos do Rio Grande”, jornalista e fotógrafo Alício de Assunção,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.