Bagé / RS, Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Meio Ambiente | Caderno: Meio Ambiente

Ações de educação ambiental: práticas transformadoras para a sociedade

Mais do que o debate e a reflexão sobre a realidade da sociedade atual com o meio ambiente, Bagé teve, nos últimos dias, diversas atividades alusivas à educação ambiental. Seja por meio de palestras, cursos e oficinas, ou pela apresentação de ações que permitam o contato de jovens e crianças com iniciativas de preservação ambiental.
Dessa forma, o Clube Comercial, dentro da programação desenvolvida pelo governo municipal, junto às instituições parceiras, como a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Urcamp e o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), recebeu centenas de estudantes durante a Semana Municipal do Meio Ambiente.
Apenas na quarta-feira, por exemplo, conforme a coordenadora de educação ambiental da secretaria municipal do Meio Ambiente e a Proteção ao Bioma Pampa (Semapa), Milena Hecht, mais de 600 alunos visitaram os estandes instalados no local, bem como participaram das atividades propostas pelo evento. "Tivemos apresentações artísticas como shows musicais, dança, teatro de bonecos e varal fotográfico com imagens sobre o nosso bioma. Cada aluno que nos visitou saiu com uma muda de alguma hortaliça para levar para casa", explica.
O espaço também serviu para que iniciativas de cunho educacional fossem apresentadas ao público. Ações desenvolvidas em salas de aula da rede municipal que possibilitam não só a conscientização dos estudantes, tornando-os multiplicadores de conhecimentos, para a comunidade, sobre a importância da preservação do meio ambiente, mas também aprendendo na prática que pequenas iniciativas podem resultar uma relação harmônica entre as pessoas e a natureza.

Produção audiovisual
A bióloga e professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Mário, Cláudia Valéria Barbosa Fagundes, desenvolveu um projeto de conscientização com a turma do 9º ano, juntamente com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Ela relata que a partir do questionamento proposto em aula sobre o que o homem está causando à natureza, foi idealizada e produzida uma peça de teatro que, posteriormente, foi transformada em um vídeo, cujo título é: “2270: ainda há natureza?”. Nele, os estudantes apresentam uma perspectiva de um futuro com grandes prejuízos ao meio ambiente por decisões e medidas errôneas adotadas pela sociedade. “A produção do vídeo visa despertar às pessoas a reflexão sobre as atitudes negativas da ação do homem e suas consequências no futuro. Nele, há os questionamentos de que planeta vamos deixar para as futuras gerações? Existirá água no planeta? E a fauna e a flora como estarão após essas atitudes? Sabemos que todos os recursos necessários à sobrevivência da espécie humana vêm da natureza, e a pergunta que fazemos é: se não existir natureza, sobreviveremos?”, explica a professora sobre a abordagem da produção feita em vídeo pelos alunos. Cláudia relata que os estudantes foram extremamente engajados no projeto desde a sua elaboração até a execução. O vídeo foi apresentado, quinta-feira, em atividade também realizada no Clube Comercial.
Questionada sobre a importância de se trabalhar a educação ambiental dentro da sala de aula, Cláudia reitera que observa nela uma ferramenta valiosa que pode atingir os jovens e despertar neles a reflexão para que se façam mudanças na relação do homem com o meio ambiente. “É um tema de extrema relevância na sua vida diária, já que dependemos da natureza para a sobrevivência, e o meio ambiente está em um processo de transformação contínua com atitudes extremamente negativas. Acho que as questões ambientais devem ser trabalhadas em todas as disciplinas e não só na disciplina de ciências”, declara a educadora.

Materiais recicláveis
A professora Cláudia relata que vem desenvolvendo, há algum tempo, práticas com aos alunos da escola para fomentar a educação ambiental. Ela cita, por exemplo, o trabalho realizado no ano passado, com os estudantes também do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Mário, juntamente com os acadêmicos bolsistas do Pibid, a intenção de estimular nos estudantes, o trabalho com reciclagem de materiais que eles tinham em suas casas, como por exemplo, caixas de leite, CDs, jeans usados, entre outros itens que foram transformados em bolsas. A bióloga comenta que após a realização desse trabalho com os alunos, também foi feita oficinas de reciclagens com professores da escola, das demais áreas, visando estimular no quadro de educadores a intenção de trabalhar dentro de suas áreas a temática da importância da reciclagem de materiais, possibilitando a expansão do trabalho para as séries iniciais da instituição de ensino. “A convite da direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Peri Coronel foi oferecida uma oficina de reciclagem para os alunos do 9º ano dessa escola”, destaca Cláudia. Ela reforça que a iniciativa foi muito positiva de ser trabalhada em sala de aula porque é notória toda a problemática que o lixo se tornou para o meio ambiente. “Portanto, trabalhar com os alunos a criação de alternativas que visem o cuidado e a diminuição da produção de lixo é importantíssimo, sendo a reciclagem uma ótima alternativa para essa problemática. Esse trabalho foi muito importante, pois eles levaram para sua família essa ideia de reciclagem, desenvolvendo uma maior conscientização sobre a questão do reaproveitamento do lixo”, afirma a bióloga e professora da rede municipal de ensino.
 
 
 
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/06/2017 |

  • Bagé, Terça-feira 10 de Junho

    Semeando conhecimento: práticas de educação ambiental em sala de aula

    A sala de aula como espaço para produção de uma nova consciência. Projetos realizados nas escolas da rede municipal de ensino possibilitam que estudantes tenham acesso a conhecimentos sobre preservação ambiental de maneira prática e divertida....

  • Bagé, Terça-feira 10 de Junho

    Pesquisadores concluem inventário arbóreo de Bagé

    Durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, os integrantes do Programa de Arborização Urbana, responsáveis pela análise da situação ambiental da cidade, entregaram ao prefeito Divaldo Lara os resultados parciais do inventário arbóreo de Bagé....

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

NA PROVA DE REDAÇÃO da FUVEST – Fundação Universitária para o vestibular –  USP, dia 6 de janeiro, a redação trouxe o seguinte tema: “De que...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.