Bagé / RS, Sábado, 23 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Meio Ambiente | Caderno: Meio Ambiente

Prefeitura estuda a consolidação de novas unidades de conservação ambiental

Na próxima segunda-feira, dia 5, o município de Bagé começa a discutir junto à comunidade, a busca por uma nova conscientização que venha a respeitar o meio ambiente. Com o título “Semeando atitudes”, a Semana do Meio Ambiente trará uma série de palestras, oficinas e debates, que terão o enfoque de discutir temas preponderantes para a sociedade atual. Nesta semana, mais do que propor atividades, a pasta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção do Bioma Pampa, também, desenvolve projetos e ações para serem realizados nos próximos anos. Um deles visa a consolidação do Parque Natural Municipal do Pampa como uma “sala de aula na natureza” para que as novas gerações tenham um olhar sobre a importância do nosso bioma. No entanto, existe o interesse de que surjam outras unidades de conservação dentro da Rainha da Fronteira, com vistas a valorizar ainda mais a defesa ao meio ambiente.

Reconhecido pelo governo federal
Em 2014, o jornal Folha do Sul destacou a intenção da Prefeitura de Bagé em criar uma unidade de conservação ambiental. Após três anos, o Parque Natural Municipal do Pampa, localizado nas imediações do Cemitério dos Azevedos é um projeto que voltado para uma área de 153 hectares com enfoque, não só para mantê-lo como área preservada do Bioma Pampa, mas também como instrumento para o fomento da educação ambiental, do ecoturismo e de espaço para o desenvolvimento de pesquisas. O projeto foi validado pelo Ministério do Meio Ambiente, o que já foi destacado anteriormente pelo biólogo da Prefeitura, e um dos responsáveis pela elaboração da iniciativa, Zeno Freitag, de que com o reconhecimento do órgão federal, possa receber recursos oriundos de compensação ambiental, como a de R$ 1 milhão da Usina Termelétrica (UTE) Pampa Sul.
Conforme Freitag, a regularização fundiária ainda não foi feita. “Para isto estamos aguardando o retorno de Brasília quanto à aplicação da verba destinada para o Parque”, destaca o biólogo, que informa que depois de feita a regularização da área,  deverá ser instituído o Conselho Gestor do Parque e elaborado o Plano de Manejo da área.
Tendo como exemplo o espaço do Parque Natural do Pampa, que conta com uma grande biodiversidade de fauna e flora, além de vertentes do arroio Bagé, que percorre parte do local, o governo municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção do Bioma Pampa planeja criar novas unidades de conservação na Rainha da Fronteira.

Ação estratégica
Quem destaca tal planejamento é o titular da pasta, o secretário Aroldo Quintana. Ele explica que a pasta visa iniciar um estudo para verificar novas áreas no município que poderão servir como futuras unidades de preservação. Quintana reforça que essa ação é muito importante pela ótica de preservação do meio ambiente, pois são estratégicas por estarem preservadas, necessitando serem mantidas dessa forma. “São locais com vegetação nativa, com mananciais, lugares que se mantiveram sem intervenções. Então iniciamos esse trabalho de buscar encontrar essas áreas. É uma ação que deverá levar uns dois ou três anos para ser desenvolvida porque envolve também as comunidades que, porventura, possam estar inseridas nesse ambiente. Deveremos ouvi-las e debater com elas sobre esse projeto. Ou seja, ela depende da vontade da maioria para que possa ser denominada essa área como unidade de conservação ambiental, sem prejuízos a ninguém”, comenta Quintana. De acordo com o secretário, com a medida do prefeito Divaldo Lara de ter colocado à nomenclatura da pasta, a proteção ao Bioma Pampa, faz com que a busca pela criação de novas unidades de preservação, traga como resultado não só a possibilidade de Bagé ter instrumentos de defesa ao pampa, preservando a biodiversidade existente no município, mas também destacando a posição do governo para que as unidades possam agregar valor, impactando economicamente também. “Ainda não há locais definidos”, salienta Quintana, que reitera que é necessário um levantamento técnico e debate com a própria comunidade para que possam ser criados tais espaços. “É um processo que leva algum tempo, mas vamos buscar, com o entendimento de todos, que a cidade possa ter mais espaços de preservação ambiental dentro de sua área”, enfatiza.

Atividades na semana
A programação da Semana do Meio Ambiente 2017 realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção do Bioma Pampa, com apoio da Unipampa, da Urcamp e do Daeb, inicia, nesta segunda-feira, dia 5, e terá atividades pela manhã, tarde e noite, tais como Casa Sustentável, debate sobre coleta seletiva, apresentações artísticas, ações no Planetário da Unipampa, oficinas, doação de mudas, curso de poda e palestras.


Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 03/06/2017 |

  • Bagé, Sábado 03 de Junho

    Em busca de espaços de preservação ambiental

    Às vésperas de se comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Executivo municipal projeta ações e planos para fomentar, na comunidade bageense, uma conscientização sobre a importância da preservação. E dentre as iniciativas...

Clique TV
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Assista também:
Carnaval| Café com a Redação
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

LEMBRAM quando comentei aquele evento gastronômico musical do consulado do Uruguai no Imba, nos anos 90? Naquela época, a cônsul era Suzana...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.