Bagé / RS, Sábado, 22 de Julho de 2017
Siga-nos:

Notícia

Rural

Lideranças do setor rural avaliam crise no governo Temer

Após denúncias em reportagem do jornal O Globo

Presidente fez pronunciamento oficial ontem
Presidente fez pronunciamento oficial ontem
Crédito: Valter Campanato/ Agência Brasil/ Especial FS

A reportagem publicada pelo jornalista de O Globo, Lauro Jardim, na quarta-feira, causou um "terremoto" no Brasil. A publicação do jornalista trouxe trechos da delação de um dos proprietários da empresa J&F – que controla a JBS, considerada uma das maiores empresas de produção de alimentos do mundo -, Joesley Batista, que denuncia, entre outros, o presidente da República Michel Temer, como envolvido em um esquema de propina para garantir o silêncio do deputado cassado do PMDB do Rio de Janeiro, o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O fato gerou repercussão para os cenários político e econômico do país. Neste último, houve queda na bolsa e elevação do dólar perante o real.

Impacto econômico
Dessa forma, um dos setores afetados pela crise política é o agronegócio, em especial o da soja, que, em um primeiro momento, no dia de ontem, foi beneficiado com a alta do dólar. Conforme o site Notícias Agrícolas, o mercado financeiro registrou uma suba da moeda norte-americana superior a 8%, chegando, até o fechamento desta edição, ao valor de  R$ 3,43. Com isso, os preços da soja tiveram um aumento no porto de Rio Grande, onde o produto obteve elevação de 4,20% -R$ 72 por saca.  Mesmo assim, um especialista divulgou, no site, que o momento é de cautela para o setor, muito pela própria instabilidade política que afeta o governo federal.

Situação é preocupante
Quem também avalia como um momento de grave preocupação para o setor rural de Bagé e da região da Campanha, é o presidente da Associação e Sindicato Rural do município, Rodrigo Borba Moglia. “Estamos observando essa situação com muita atenção, isso porque estamos com uma grande insegurança nos rumos do país. Temos que ficar atentos, isso porque os produtores já estão planejando a próxima safra e as incertezas políticas afetam o mercado”, comenta Moglia. Ainda, segundo o dirigente, o cenário de grandes incertezas e instabilidade está afetando a economia de todo o Brasil. “Ontem, o dólar disparou e não sabemos como ficará o setor após essa crise. Há uma insegurança muito grande, porém, o importante é que todos que tenham ‘culpa no cartório’ sejam punidos. O Brasil tem que ser passado a limpo, independente de partidos políticos”,  frisa o presidente da Rural.

Pedido é por renúncia
Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé e presidente da Federação dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais do Rio Grande do Sul (Fetar), Nélson Wild, diz que o momento leva a crer que haja uma forte resposta contra o atual presidente da República.
O dirigente representa uma das entidades que, nos últimos meses, vem protestando contra as propostas de reformas trabalhista e na Previdência Social. Wild destaca que a situação é gravíssima e que ela não representa ‘uma novidade’ para as entidades de trabalhadores e produtores rurais do Brasil. “Esse governo golpista, junto a uma boa parte do Congresso Nacional, está envolvido em escândalos e nunca quis reformar alguma coisa, porque observamos que reformas sempre devem ser positivas e, neste caso, tratava-se da precarização dos direitos sociais. O governo de Michel Temer é um governo sem credibilidade, sem moralidade e sem respaldo das ruas. Portanto, ele deve renunciar imediatamente. Devem-se ter novas eleições, mas diretas, para que o povo decida da melhor forma os seus novos representantes”, enfatiza o presidente da Fetar que complementa: “Todos os projetos apresentados por esse governo, no que se refere às alterações trabalhistas e previdenciárias, devem ser anulados, como foi a legislação da terceirização do trabalho”, aponta Wild.
Temer fez pronunciamento na tarde de ontem, quando rebateu as denúncias e afirmou que não irá renunciar. 

Comente essa notícia
Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

Fábio Lucas

COM NARRATIVA atraente, aquela que faz o leitor ler da primeira à última página, no caso 96, “IWAR BECKMAN, O Pai do Trigo no Brasil” é publicação...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.