Bagé / RS, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Feira de artesanato movimenta praça Silveira Martins

O final de semana na praça Silveira Martins foi dedicado para a produção do artesanato, com a primeira feira municipal focada no setor. Além da exposição, o espaço também foi oportuno para a comercialização dos produtos de aproximadamente 50 profissionais. O evento também representa o início de uma série de ações previstas pela prefeitura no que se refere à categoria. Inclusive, a partir de hoje, os artesãos utilizarão o Coreto Municipal.
Conforme o diretor municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Vinícius Assumpção, a feira é resultado de reuniões com os artesãos, desde janeiro. Três entidades estiveram envolvidas com a causa: Cooperativa dos Artesãos, Associação Bageense de Artesãos e Associação dos Artesãos de Bagé. A perspectiva é de que o evento tenha novas edições ainda esse ano. “Nas próximas queremos disponibilizar tendas em vez de um único espaço para eles tenham sua estrutura ainda melhor”, salienta.
Segundo Assumpção, Bagé conta com cerca de 600 artesãos registrados. Entretanto, a estimativa é de que a cadeia produtiva tenha mais de mil profissionais, na Rainha da Fronteira. Uma das medidas que ele aponta para a valorização profissional é o Coreto Municipal. O local foi cedido pelo município às associações. “Cerca de 50 artesãos vão expor os produtos. As associações que vão escolher. Destaco que, em menos de 100 dias, fizemos ações em prol do arranjo local”, afirma.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Pereira, entende que o investimento no setor do artesanato proporcionará visibilidade para o município. “Temos produtos diferenciados, tanto que na última mostra artesanal do Rio Grande do Sul o primeiro e segundo lugar ficou com Bagé. Também queremos levar trabalhos para fora de Rainha da Fronteira, para feiras como a Expointer, em Esteio”, pontua.

Avaliação
Há 23 anos no ramo, o artesão Reni Spindola, 56, considerou “excelente” a iniciativa da promoção de uma feira custeada pelo município. Porém, no que tange ao espaço fixo destinado para a comercialização de produtos, ele alega que o ideal seria um prédio maior. “Serão 50 que vão expor. Os artesãos que não entrarem de início, vão ficar numa fila de espera. A localidade do Coreto é ótima, mas é pequena. Porém, foi o que conseguimos”, observa.
Os trabalhos estarão no Coreto a partir de hoje. Spindola informa que o atendimento será todos os dias, das 9h às 19h. A abertura no domingo ainda está em fase de análise. “Tudo vai depender da movimentação”, detalha.
Por sua vez, a artesã Enilda Solari, 73 anos, diz acreditar que a feira é uma forma de “abrir portas” para novas parcerias com a prefeitura. “Achei muito boa a iniciativa. Estamos ao ar livre e o custo é zero. Quando fizemos nossas feiras, sempre temos que colocar um bom dinheiro para nos instalarmos aqui na praça. Acho que ainda teremos coisas boas acontecendo”, opina.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 20/03/2017 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 20 de Março

    Coopersul e prefeituras debatem problemas de fornecimento de energia elétrica

    Representantes da Cooperativa Regional Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda. (Coopersul) e das prefeituras de Aceguá e Hulha Negra estiveram reunidos no dia 16 de março, na sede da CEEE-D, em Porto Alegre, para tratar das constantes...

  • Bagé, Quarta-feira 20 de Março

    Festa Campeira leva mais de mil tradicionalistas ao CTG 93

    Para os adeptos ao tradicionalismo, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 93 foi atração no final de semana, com a 9ª Festa Campeira.  Mais de 400 lançadores participaram do evento, que é considerado um dos maiores do ramo na região. Conforme o...

  • Bagé, Quarta-feira 20 de Março

    Construção de agroindústria deve iniciar no próximo mês

    Na semana passada, no município de São Sepé, aconteceu a 6ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul. Conforme projeções da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), a expectativa para este ano é de aumento de 30%...

  • Bagé, Quarta-feira 20 de Março

    Estudantes de escola no bairro Passo das Pedras fazem caminhada pela paz

    Padronizados com camisetas brancas, mais de 50 manifestantes “marcharam” em busca por paz, no bairro Passo das Pedras.  Na manhã de sábado, professores, funcionários, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Fued Kalil...

  • Bagé, Quarta-feira 20 de Março

    Cpers/Sindicato distribui panfletos sobre reformas do governo federal

    Integrantes do Cpers/Sindicato realizaram uma panfletagem na manhã de sábado, na praça Silveira Martins. O material informativo apresentava as consequências com uma possível aprovação das reformas trabalhista, previdenciária e do Ensino Médio,...

Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Engana-se quem acha que a riqueza e o status atraem inveja. As pessoas invejam mesmo o sorriso fácil, a luz própria, a felicidade simples e...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.