Bagé / RS, Domingo, 23 de Abril de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Construção de agroindústria deve iniciar no próximo mês

Olivicultura

Investimento na produção de Bagé e da região
Investimento na produção de Bagé e da região
Crédito: Reprodução/FS

Na semana passada, no município de São Sepé, aconteceu a 6ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul. Conforme projeções da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), a expectativa para este ano é de aumento de 30% na produção, percentual pouco acima das 400 toneladas de olivas colhidas no ciclo anterior e 45 mil litros de azeite produzidos.
Na região de Bagé, produtores investiram em recursos para a criação de uma agroindústria que irá trabalhar com a olivicultura local e de municípios da Campanha. Conforme um dos sócios do empreendimento, o engenheiro agrônomo Émerson Menezes, que integra a empresa, junto a outras nove pessoas, da Azeites do Pampa Agroindústria Ltda., a obra será construída em uma área de quatro hectares que pertencia ao Clube Cantegril de Bagé, próximo ao Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer, na BR-153. A agroindústria busca absorver a produção local de azeitonas, bem como de cidades como Dom Pedrito, Aceguá e Hulha Negra. “Acredito que nos próximos dias teremos a Licença Ambiental para o empreendimento. Acredito que começaremos a obra da agroindústria no final deste mês, com previsão de término para dezembro, para que possamos já receber a próxima safra”, projeta Menezes.

Alternativa de renda
Sobre a produção deste ano, Menezes destaca que ficou afetada, principalmente em olivais com três a quatro anos de implantação. “Acredito que a próxima colheita, no ano que vem, será muito positiva em Bagé. No entanto, em cidades como Dom Pedrito, Candiota, Aceguá, já estão colhendo e pelas variedades que foram implantadas a expectativa é de um produto com alta qualidade”, ressalta.  O agrônomo declara que a olivicultura tem se mostrado uma alternativa excelente para pequenos e médios produtores. “Como para obtenção de azeite de grande qualidade é melhor que se faça uma colheita rápida, a olivicultura mostra-se excelente para pequenas áreas. Portanto, para esse público temos aqui na região pelas condições de área e clima, uma alternativa de renda muito positiva”, declara o agrônomo.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 20/03/2017 | Geral

  • Bagé, Domingo 20 de Março

    Coopersul e prefeituras debatem problemas de fornecimento de energia elétrica

    Representantes da Cooperativa Regional Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda. (Coopersul) e das prefeituras de Aceguá e Hulha Negra estiveram reunidos no dia 16 de março, na sede da CEEE-D, em Porto Alegre, para tratar das constantes...

  • Bagé, Domingo 20 de Março

    Festa Campeira leva mais de mil tradicionalistas ao CTG 93

    Para os adeptos ao tradicionalismo, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 93 foi atração no final de semana, com a 9ª Festa Campeira.  Mais de 400 lançadores participaram do evento, que é considerado um dos maiores do ramo na região. Conforme o...

  • Bagé, Domingo 20 de Março

    Feira de artesanato movimenta praça Silveira Martins

    O final de semana na praça Silveira Martins foi dedicado para a produção do artesanato, com a primeira feira municipal focada no setor. Além da exposição, o espaço também foi oportuno para a comercialização dos produtos de aproximadamente 50...

  • Bagé, Domingo 20 de Março

    Estudantes de escola no bairro Passo das Pedras fazem caminhada pela paz

    Padronizados com camisetas brancas, mais de 50 manifestantes “marcharam” em busca por paz, no bairro Passo das Pedras.  Na manhã de sábado, professores, funcionários, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Fued Kalil...

  • Bagé, Domingo 20 de Março

    Cpers/Sindicato distribui panfletos sobre reformas do governo federal

    Integrantes do Cpers/Sindicato realizaram uma panfletagem na manhã de sábado, na praça Silveira Martins. O material informativo apresentava as consequências com uma possível aprovação das reformas trabalhista, previdenciária e do Ensino Médio,...

Enquete

Um substitutivo apresentado pelo deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) à proposta de reforma trabalhista pretende retirar da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a obrigatoriedade da contribuição sindical. E você, leitor, concorda com a sugestão?

  • SIM. O fim da obrigatoriedade de contribuição representará um acréscimo, mesmo que pequeno, ao valor líquido recebido pelo funcionário sindicalizado.
    ( 74.5% )
  • NÃO. Retirar este mecanismo, antes de qualquer coisa, enfraquecerá os sindicatos que, na prática, defendem os trabalhadores junto aos empresários.
    ( 25.5% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha
Clique Social

Coluna Social

“Quando alimentamos mais a nossa coragem do que os nossos medos, passamos a derrubar muros e a construir pontes.”

Let’s trip: oxigenar é...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.