Bagé / RS, Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Prefeitura começa a estruturar desocupações de áreas verdes

Na manhã de ontem, secretários e representantes de pastas do Executivo reuniram-se no salão oval para debater as desocupações das áreas verdes da cidade, que deverão ocorrer em breve. Segundo o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Eduardo Deibler, existe uma série de medidas que precisam ser tomadas, por se tratar de um assunto delicado. O primeiro passo será a identificação dessas áreas. "Temos que fazer um levantamento e localizar esses pontos para começar a pensar no que vamos fazer, não só com quem precisará se removido, mas também enas medidas educativas para que apropriações não se repitam, como cercamento e colocação de placas", destaca.
Em alguns locais, as tratativas de desocupação já estão em um nível mais avançado. Recuperar a área verde da Panela do Candal e encosta do Arroio Bagé é uma das prioridades do município, considerando que o local faz parte do Projeto de Recuperação de Área Degradada, que já foi julgado. A não desocupação da área, inclusive, pode vir a acarretar em multa diária para prefeitura. "Além da questão judicial, tem também a ambiental", diz Deibler. Os moradores da rua Almirante Gonçalves, do número 523 ao 619, além de outras construções na rua Santos Souza, já foram notificados, segundo o oficial administrativo da Secretaria de Gestão, Júlio Onias. "Alguns já procuraram a secretaria. A princípio, todos que ocupam área verde naquele espaço foram procurados", afirma.
Mutirão
Na segunda-feira, o grupo pretende reunir um mutirão com representantes das secretarias do Meio Ambiente , Gestão, Planejamento e Captação de Recursos e Procuradoria Geral do Município para visitar as residências notificadas novamente. "Precisamos trabalhar em equipe. A situação de retirada dos moradores pode ser algo complicado. Com a união de esforços acredito que seja mais fácil, inclusive para explicar a situação para o morador", observa Deibler.
Parque na Panela do Candal
Além de preservar o meio ambiente desocupando áreas verdes invadidas, a prefeitura pretende trabalhar intensivamente na despoluição do Arroio Bagé, segundo Deibler. O objetivo é transformar a Panela do Candal e seus arredores, incluindo o arroio, em um grande parque de lazer. "O prefeito Divaldo Lara, em visita a Passo Fundo, viu um trabalho de recuperação muito parecido e deseja que algo nesse aspecto seja elaborado. Resgatar aquele ambiente e transformá-lo em um grande parque de lazer, respeitando o meio ambiente", pondera.
O comandante do 2° Grupo de Polícia Ambiental, sargento Aldoir de Oliveira Saraiva, alertou para a importância da operação de desocupação e de ações para educar a população nesse sentido. "Esse trabalho é muito interessante porque também trabalhamos com a Defesa Civil. Em períodos de chuva forte, as pessoas que habitam perto do arroio correm risco. Já atendemos a inúmeros chamados de socorro", informa Saraiva.
Loteamentos
Alguns pontos invadidos já foram identificados, como o Loteamento Adão Pedra, e formas de desocupação estão sendo estudadas pela prefeitura. Como muitas famílias em vulnerabilidade social habitam aquele local, é necessário um planejamento para retomada do espaço. A procuradora Liliane Moreira dos Santos avalia estratégias que podem ser utilizadas pelo município. "Levamos ao Ministério Público a possibilidade de uma compensação de área. Entretanto, a ideia não foi bem recebida, considerando que aquela é uma área institucional. A troca é mais complicada", explica. 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/02/2017 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    Liga do Bem entrega kits de materiais escolares

    A Liga do Bem, cujo slogan é “A caridade transformando o mundo”, realizou, na manhã de ontem, a entrega de 35 kits de materiais escolares - o grupo objetiva o auxílio àqueles que se encontram em vulnerabilidade social. De acordo com um integrante...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    Município registra 52 focos do Aedes aegypti

    A sequência de dias quentes e ensolarados, alternando com o registro de chuvas, têm gerado preocupação de órgãos de saúde no que se refere ao controle e combate do mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor de doenças como a dengue, febre...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    Em construção, Usina Pampa Sul deve ser colocada à venda

    A Engie, maior produtora privada de energia elétrica no país e responsável pela construção da Usina Termelétrica Pampa Sul, em Candiota, anunciou, na quarta-feira, que começou a prospectar potenciais compradores para seus ativos de carvão...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    Agência transfusional da Santa Casa tem baixo estoque de sangue

    Durante os meses de veraneio, é comum que diminua o fluxo de doadores de sangue junto aos hemocentros e locais de coleta. Em Bagé, por exemplo, nos últimos dias, o estoque da Santa Casa de Caridade de Bagé chegou a níveis considerados...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    Manutenção de estradas será retomada na Coxilha do Aedo

    Ocorreu, na terça-feira à tarde, na propriedade de Itamar Pinto, na Coxilha do Aedo, reunião do secretário de Desenvolvimento Rural de Bagé, Cléber Zuliani Carvalho, e produtores de localidades próximas àquela região. O tema do encontro foi a...

Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Escrever é um ato solitário do qual me aproprio como forma de suavizar as dores e potencializar as alegrias do existir”.
MP
 
Ensaio sobre a...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.