Bagé / RS, Terça-feira, 28 de Maro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Município registra 52 focos do Aedes aegypti

Número aumentou consideravelmente e preocupa, garante coordenador regional da Saúde

A sequência de dias quentes e ensolarados, alternando com o registro de chuvas, têm gerado preocupação de órgãos de saúde no que se refere ao controle e combate do mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e zyka vírus. Se as condições climáticas são propícias para a presença do mosquito, a manutenção de hábitos errados da população, no que se refere a cuidados com recipientes e locais com água parada, torna-se um risco maior para a proliferação de focos do inseto.

A 7 ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Bagé, destacou, ontem, o sentido de alerta quanto à elevação de registros de focos do mosquito na cidade. Em cerca de 15 dias, só em fevereiro, o número aumentou de pouco mais de 20 para 52 até ontem. “Felizmente, ainda não tivemos nenhum caso confirmado de dengue em nossa cidade, mas os números estão assustando. Não tem como termos um percentual em comparação com anos anteriores, porém, cresceu, consideravelmente, o número de focos. Estamos muito preocupados com essa situação”, enfatiza o coordenador Daltro Paiva. O aumento nos casos de focos do mosquito da dengue pode ser evidenciado em reportagem do Folha do Sul, de 8 de março do ano passado, quando até então, a cidade tinha apenas 10 registros.
 

O coordenador ressalta que, até o momento, os locais onde os focos estão concentrados são os bairros São Judas, Getúlio Vargas e o centro da cidade. Paiva reitera que a situação é alarmante e que, hoje, o serviço de controle do mosquito, feito pelos agentes de Saúde do município, conta com 18 profissionais. “Acredito que seria necessário encaminhar, de forma emergencial, mais profissionais para essa atuação. A situação é problemática”, destaca o coordenador que aponta como um dos fatores para o aumento nos focos, a ainda pouca conscientização da população. “É uma série de fatores. Mas a conscientização tem que ser maior”, pondera.

Ação

Hoje, ocorre mais uma etapa da campanha “Sexta sem mosquito”, iniciativa realizada em parceria entre Exército local e Vigilância Ambiental. O trabalho iniciou em 9 de dezembro e prossegue até 16 de abril; reúne um efetivo de mais de 60 militares e cerca de 15 agentes de combate à endemia que percorrem as residências, nas sextas-feiras, com o objetivo de fomentar à população medidas que auxiliem na prevenção ao mosquito Aedes aegypt. Dessa forma, o grupo, composto pelos profissionais da Saúde e militares vistoriam as casas e entregam material informativo à comunidade.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/02/2017 | Geral

  • Bagé, Terça-feira 17 de Fevereiro

    Prefeitura começa a estruturar desocupações de áreas verdes

    Na manhã de ontem, secretários e representantes de pastas do Executivo reuniram-se no salão oval para debater as desocupações das áreas verdes da cidade, que deverão ocorrer em breve. Segundo o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de...

  • Bagé, Terça-feira 17 de Fevereiro

    Liga do Bem entrega kits de materiais escolares

    A Liga do Bem, cujo slogan é “A caridade transformando o mundo”, realizou, na manhã de ontem, a entrega de 35 kits de materiais escolares - o grupo objetiva o auxílio àqueles que se encontram em vulnerabilidade social. De acordo com um integrante...

  • Bagé, Terça-feira 17 de Fevereiro

    Em construção, Usina Pampa Sul deve ser colocada à venda

    A Engie, maior produtora privada de energia elétrica no país e responsável pela construção da Usina Termelétrica Pampa Sul, em Candiota, anunciou, na quarta-feira, que começou a prospectar potenciais compradores para seus ativos de carvão...

  • Bagé, Terça-feira 17 de Fevereiro

    Agência transfusional da Santa Casa tem baixo estoque de sangue

    Durante os meses de veraneio, é comum que diminua o fluxo de doadores de sangue junto aos hemocentros e locais de coleta. Em Bagé, por exemplo, nos últimos dias, o estoque da Santa Casa de Caridade de Bagé chegou a níveis considerados...

  • Bagé, Terça-feira 17 de Fevereiro

    Manutenção de estradas será retomada na Coxilha do Aedo

    Ocorreu, na terça-feira à tarde, na propriedade de Itamar Pinto, na Coxilha do Aedo, reunião do secretário de Desenvolvimento Rural de Bagé, Cléber Zuliani Carvalho, e produtores de localidades próximas àquela região. O tema do encontro foi a...

Enquete

Reportagem publicada na semana passada divulgou a intenção, a partir do projeto de lei (PL 7126/17) que pretende conferir, ao município de Bagé, o título de Capital Nacional da Criação de Cavalos da Raça Puro-Sangue Inglês. Com essa iniciativa, o governo municipal estuda a retomada das corridas de turfe no parque Visconde de Ribeiro Magalhães, como ocorriam no passado. O jornal Folha do Sul pergunta ao internauta se aprecia essa ideia

  • SIM. As corridas sempre levam um grande público, tornando-se mais uma atração ao local, sendo que o parque já sediou as disputas no passado.
    ( 81.5% )
  • NÃO. Deve-se providenciar um local específico para as corridas, visto que o parque da Rural já sedia eventos como provas campeiras como a Semana Crioula.
    ( 18.5% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

NO JANTAR, sexta-feira, aniversário da Iara Coronel, escutei Sapíran e Maria Luísa comentar, na roda de amigos que dividiam mesa com eles, o...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.