Bagé / RS, Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Rural

Emater destaca boas condições das lavouras de soja em Dom Pedrito

Área plantada é a maior da história do município

Cerca de 80 383 hectares foram semeados na cidade
Cerca de 80 383 hectares foram semeados na cidade
Crédito: Reprodução/FS

A expectativa de uma safra excelente para a cultura da soja ganha mais força a cada dia. A Emater/RS-Ascar aponta, em seu informativo conjuntural desta semana, que o aspecto geral das lavouras é ótimo no Rio Grande do Sul. Esse cenário se apresenta porque elas estão sendo favorecidas pelas chuvas regulares, temperaturas elevadas e intensa radiação solar.

Em Dom Pedrito, o cenário, após intensa preocupação no mês passado, agora é de otimismo. Conforme o chefe do escritório municipal da instituição, Walney Lucas Moreira, o aspecto das lavouras é muito melhor do que o registrado quando da reportagem do Folha do Sul, em 25 de janeiro. “Tivemos mais dias com tempo bom, as chuvas foram mais dosadas com intervalos maiores e, nos últimos 15 dias, as lavouras se recuperaram muito”, salienta o extensionista.

Conforme Moreira, a cidade de Dom Pedrito está prestes a colher, em abril, a maior safra de sua história. “São 80 383 hectares plantados. É a maior área plantada com soja na história de Dom Pedrito e as condições climáticas favorecerão uma excelente colheita de oleaginosa e também o arroz, que está em excelente estado, começando no final deste mês e início de março a colheita de seus 180 mil hectares semeados”, detalha o chefe do escritório que salienta que, nesta safra, mesmo com o crescimento da área com soja, não houve redução no tamanho do espaço em que é cultivado o arroz. “Muitos produtores resolveram plantar a soja em áreas de várzea, visto que a recomendação era de que teríamos um ano com La Niña, o que sugere períodos mais secos. Por isso, com as chuvas mais fortes em janeiro, muitos ficaram preocupados; agora, felizmente, o cenário está muito positivo para as duas culturas”, reforça o extensionista, apontando que, mesmo com o histórico de estiagens na região da Campanha, os últimos cinco anos tiveram bom regime de chuvas em municípios como Dom Pedrito. “Atualmente, a cultura está muito forte na cidade. O município é um dos pioneiros no plantio da oleaginosa no Estado. Nos anos 90, chegou a ter uma área plantada de até três mil hectares; hoje, está nessa grande expansão”, complementa. Nos últimos três anos, a cultura ocupou, na Capital da Paz, cerca de 76 mil hectares. Em 2007, o total era de 28 mil. 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/02/2017 | Rural

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Fevereiro

    Sindicato Rural promove cursos em março

    O Sindicato Rural de Dom Pedrito, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/RS, realiza, no mês de março, duas capacitações voltadas a produtores e trabalhadores rurais, técnicos e estudantes das áreas agrárias. Os cursos...

Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Escrever é um ato solitário do qual me aproprio como forma de suavizar as dores e potencializar as alegrias do existir”.
MP
 
Ensaio sobre a...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.