Bagé / RS, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Em construção, Usina Pampa Sul deve ser colocada à venda

Empreendimento erguido em Candiota integra estratégia de descarbonização anunciado pela Engie
Empreendimento erguido em Candiota integra estratégia de descarbonização anunciado pela Engie
Crédito: Anderson Ribeiro

A Engie, maior produtora privada de energia elétrica no país e responsável pela construção da Usina Termelétrica Pampa Sul, em Candiota, anunciou, na quarta-feira, que começou a prospectar potenciais compradores para seus ativos de carvão mineral. Em nota oficial, a empresa argumentou que está seguindo uma estratégia global de descarbonização.
"A empresa, no Brasil, iniciou um processo de sondagem de mercado para identificar potenciais compradores para o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, de 857 MW, localizado em Santa Catarina, e para a Usina Termelétrica Pampa Sul, de 340 MW, em implantação no Rio Grande do Sul", citou o informe ao relatar que o grupo acionou o banco Morgan Stanley para prestar assessoria financeira na prospecção.
O CEO da Engie no Brasil e presidente do Conselho da Engie Brasil Energia, empresa controladora dos dois ativos, Mauricio Bähr, comentou que “a potencial operação está em linha com a estratégia de descarbonização da Engie em todo o mundo, focada em atividades de baixa emissão de carbono, com geração de energia limpa e renovável de fontes hídrica, eólica, biomassa e solar, além da cadeia do gás natural, infraestrutura e serviços”.
A diretoria da companhia esclarece que o atual estágio do processo de saída da geração a carvão no Brasil é de prospecção de potenciais compradores. “No momento, estamos sondando a disposição de investidores para a compra das duas termelétricas, ainda não estamos na fase de venda de ativos”, afirma Bähr.
O grupo, segundo exposto, enxerga na potencial venda uma oportunidade também de investir ainda mais em energia de fontes renováveis, que têm sido o foco de crescimento da empresa nos 20 anos de presença no Brasil.
Bähr destaca a transparência no processo que envolve, principalmente, o Complexo Jorge Lacerda, que está em plena operação. “Tomamos o cuidado de comunicar aos investidores da Engie Brasil Energia, que é de capital aberto e tem ações na Bovespa, já que essa sondagem de mercado levaria a informação de nossa intenção de sair do carvão a potenciais compradores, inclusive a bancos e fundos de investimento”, diz. O executivo ressalta,ainda, o zelo com que a empresa tem tratado o assunto junto a seus colaboradores. “A Engie Brasil Energia tem sido transparente e deixado os funcionários de Jorge Lacerda e de Pampa Sul informados sobre os passos que tem dado na direção da descarbonização”, garantiu.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/02/2017 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 17 de Fevereiro

    Prefeitura começa a estruturar desocupações de áreas verdes

    Na manhã de ontem, secretários e representantes de pastas do Executivo reuniram-se no salão oval para debater as desocupações das áreas verdes da cidade, que deverão ocorrer em breve. Segundo o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de...

  • Bagé, Quarta-feira 17 de Fevereiro

    Liga do Bem entrega kits de materiais escolares

    A Liga do Bem, cujo slogan é “A caridade transformando o mundo”, realizou, na manhã de ontem, a entrega de 35 kits de materiais escolares - o grupo objetiva o auxílio àqueles que se encontram em vulnerabilidade social. De acordo com um integrante...

  • Bagé, Quarta-feira 17 de Fevereiro

    Município registra 52 focos do Aedes aegypti

    A sequência de dias quentes e ensolarados, alternando com o registro de chuvas, têm gerado preocupação de órgãos de saúde no que se refere ao controle e combate do mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor de doenças como a dengue, febre...

  • Bagé, Quarta-feira 17 de Fevereiro

    Agência transfusional da Santa Casa tem baixo estoque de sangue

    Durante os meses de veraneio, é comum que diminua o fluxo de doadores de sangue junto aos hemocentros e locais de coleta. Em Bagé, por exemplo, nos últimos dias, o estoque da Santa Casa de Caridade de Bagé chegou a níveis considerados...

  • Bagé, Quarta-feira 17 de Fevereiro

    Manutenção de estradas será retomada na Coxilha do Aedo

    Ocorreu, na terça-feira à tarde, na propriedade de Itamar Pinto, na Coxilha do Aedo, reunião do secretário de Desenvolvimento Rural de Bagé, Cléber Zuliani Carvalho, e produtores de localidades próximas àquela região. O tema do encontro foi a...

Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Engana-se quem acha que a riqueza e o status atraem inveja. As pessoas invejam mesmo o sorriso fácil, a luz própria, a felicidade simples e...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.