Bagé / RS, Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Agência transfusional da Santa Casa tem baixo estoque de sangue

Coleta está programada para amanhã, na UPA

Coleta acontece na rua Félix Contreiras Rodrigues, 937, bairro Getúlio Vargas
Coleta acontece na rua Félix Contreiras Rodrigues, 937, bairro Getúlio Vargas
Crédito: Anderson Ribeiro

Durante os meses de veraneio, é comum que diminua o fluxo de doadores de sangue junto aos hemocentros e locais de coleta. Em Bagé, por exemplo, nos últimos dias, o estoque da Santa Casa de Caridade de Bagé chegou a níveis considerados críticos, caso aconteçam emergências. Segundo a responsável pela agência transfusional, médica hematologista Lúcia Helena Ianzer Jardim, desde que foi desativado o hemocentro em Bagé, a cidade tem enfrentado dificuldades frequentes para manter seus estoques em níveis seguros. Ela informa que toda quarta-feira, novas remessas, vindas do Hemocentro de Pelotas, chegam à cidade. Entretanto, a quantidade, conforme Lúcia, é insuficiente para abastecer a demanda. “Não temos problemas na questão de doação, pois a comunidade colabora. Porém, não somos abastecidos conforme nossa demanda; esse fato gera preocupação constante”, alertou a médica.
A hematologista frisa que, no caso de um acidente, na hipótese de não haver estoque, um veículo teria de ser deslocado a Pelotas e retornar com a unidade necessária, o que pode levar até seis horas em trânsito.  A estratégia para que não aconteça esse tipo de problema, e correr o risco de perder um paciente durante esse deslocamento, estaria no remanejamento, pela Santa Casa, de cirurgias e outros procedimentos que não envolvam risco, para que o estoque não fique zerado em casos graves. “Ainda que nós adotemos todas as precauções, pode não ser suficiente. Esse problema não acontecia quando tínhamos um hemocentro local”, completa.   Sábado de doação na UPA   Para reforçar o estoque de sangue, o Hemocentro de Pelotas vai desenvolver uma nova coleta junto à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h). O procedimento está agendado para amanhã, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h. De acordo com a assistente social do Hemopel, Cíntia Dias da Cunha, Bagé é um dos municípios da região Sul que mais colabora com doações. “Na última vez que estivemos na cidade, coletamos 94 unidades e sempre tivemos bons números de doadores em Bagé”, elogiou.    Requisitos   - Ter idades entre 18 a 69 anos - Pesar mais de 50 quilos - Estar descansado, bem alimentado e com disposição física - Permanecer, no mínimo, 12 horas sem ingerir álcool - Não fumar ao menos duas horas antes da doação - Não estar doente ou consumindo medicação (antibióticos e outros)

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/02/2017 | Geral

  • Bagé, Domingo 17 de Fevereiro

    Prefeitura começa a estruturar desocupações de áreas verdes

    Na manhã de ontem, secretários e representantes de pastas do Executivo reuniram-se no salão oval para debater as desocupações das áreas verdes da cidade, que deverão ocorrer em breve. Segundo o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de...

  • Bagé, Domingo 17 de Fevereiro

    Liga do Bem entrega kits de materiais escolares

    A Liga do Bem, cujo slogan é “A caridade transformando o mundo”, realizou, na manhã de ontem, a entrega de 35 kits de materiais escolares - o grupo objetiva o auxílio àqueles que se encontram em vulnerabilidade social. De acordo com um integrante...

  • Bagé, Domingo 17 de Fevereiro

    Município registra 52 focos do Aedes aegypti

    A sequência de dias quentes e ensolarados, alternando com o registro de chuvas, têm gerado preocupação de órgãos de saúde no que se refere ao controle e combate do mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor de doenças como a dengue, febre...

  • Bagé, Domingo 17 de Fevereiro

    Em construção, Usina Pampa Sul deve ser colocada à venda

    A Engie, maior produtora privada de energia elétrica no país e responsável pela construção da Usina Termelétrica Pampa Sul, em Candiota, anunciou, na quarta-feira, que começou a prospectar potenciais compradores para seus ativos de carvão...

  • Bagé, Domingo 17 de Fevereiro

    Manutenção de estradas será retomada na Coxilha do Aedo

    Ocorreu, na terça-feira à tarde, na propriedade de Itamar Pinto, na Coxilha do Aedo, reunião do secretário de Desenvolvimento Rural de Bagé, Cléber Zuliani Carvalho, e produtores de localidades próximas àquela região. O tema do encontro foi a...

Enquete

Há poucos dias o Supremo Tribunal Federal decidiu que presos em situações degradantes têm direito a indenização por danos morais. A decisão foi unânime após o caso de um preso que ganhou o direito de receber R$ 2 mil em danos morais após passar 20 anos em um presídio em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Você concorda com a decisão da mais alta corte do país?

  • NÃO. O Estado brasileiro sofre uma grave crise econômica para que se possa “pagar” indenizações para todo o preso que se achar em uma situação degradante. Essa decisão abre jurisprudência e não será dessa forma que os governos irão resolver a situação precária dos presídios. Deve-se atualizar o Código Penal e redirecionar recursos para mais segurança à sociedade.
    ( 78.8% )
  • SIM. É notório que a superlotação e as péssimas condições dos presídios brasileiros acabam por não recuperar grande parte dos apenados que retornam ao crime. O Estado deve repensar o sistema prisional do país para que não ocorram mais rebeliões como no Norte e Nordeste, nem sejam espaços de domínio de organizações criminosas. A decisão é um recado do Judiciário para que os governos invistam em novas prisões.
    ( 21.2% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha
Clique Social

Coluna Social

Dorval Silva / Especial FS

“EU SOU o que eu visto ou o que eu visto é que me faz ser quem eu sou?”; essa pergunta encontra-se no livro O CORPO DA ROUPA, de Letícia Lanz. “A...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.