Bagé / RS, Segunda-feira, 24 de Julho de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Falha no sistema da Caixa afeta bageenses

Uma queda no sistema da Caixa Econômica Federal prejudicou os clientes do banco em todo o país. Desde o início da tarde de segunda-feira, já havia correntistas com problemas na realização de saques, pagamentos e depósitos. Devido ao fato do dia 10 (data de vencimento de muitas contas) ter sido ontem, a situação causou revolta em muitos cidadãos. Entretanto, no início da tarde, a situação foi normalizada, em âmbito nacional.

Vencimento
O jornalista Emanuel Müller, 38 anos, conta que, às 15h45min de segunda-feira, tentou tirar o saldo da conta. Contudo, não conseguiu acessá-la. “Fui num caixa perto de casa, que também estava sem sistema. Tentei contato com o 0800, e também estava fora do ar. Aí, vi que algo estava errado. Uma tia minha que trabalhou na Caixa me passou outro telefone. Liguei e me atenderam. A informação extraoficial aponta um dos motivos como sendo um ataque de hackers e que não havia prazo para o problema ser resolvido. Informações que tenho são de que desde o meio-dia de ontem (segunda-feira) estava assim”, ressalta.
Para quem havia se programado para pagar as contas até o dia 10, o sentimento na manhã de ontem foi de apreensão. Como é o caso da gestora pública Fabiana Carvalho, 40 anos. Ela relata que se dirigiu até uma lotérica para efetuar o pagamento dos serviços de luz, água e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Contudo, em função da falha no sistema, não obteve êxito. “Me informaram que não havia previsão para retorno. Então, procurei a agência da Caixa para tentar fazer o pagamento pela minha conta, mas não consegui passar o código de barras. Isso é preocupante, por causa da data”, observa.
O mesmo problema afligiu o técnico em enfermagem, Losardo Peres, 40 anos. A maior indignação dele com o impasse é porque havia dedicado o dia de folga do trabalho para pagar contas, como água e luz. “Afeta muito, pois eles deverão acrescentar juros, como se o motivo do atraso fosse nosso. É um órgão federal. Pela importância, isso nos preocupa. O governo não facilita a vida da população, pois ninguém vai querer saber se deu problema no sistema”, frisa.

Retomada
Em contato, no início da tarde de ontem, funcionários da Caixa confirmaram, de forma extraoficial, que o sistema havia sido retomado. A perspectiva apontada por profissionais da agência de Bagé era de uma manifestação da Caixa, em caráter nacional. Entretanto, até o fechamento da edição, o banco não se posicionou sobre o assunto.

Daeb prorroga prazo
Em razão do impasse, a assessoria de imprensa do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) informa que os usuários que não conseguiram fazer o pagamento, devido à falha na leitura do código de barras, poderão retirar uma segunda via. O processo pode ser feito no setor de cadastros e atendimento ao público ou pela internet (www.daeb.com.br). Assim, o novo vencimento será fixado no dia 19 de janeiro. Para mais informações, a autarquia disponibiliza os telefones 0800 5102219 ou 115.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 11/01/2017 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 11 de Janeiro

    Homenagens a Oxóssi acontecem no dia 20

    O dia 20 de janeiro é feriado na Rainha da Fronteira. Isso porque é dia de São Sebastião. Nesta data, umbandistas se reunirão no Quebracho para homenagear o orixá Oxóssi. As homenagens aos orixá das matas devem ocorrer entre os dias 20 e 22 de...

  • Bagé, Segunda-feira 11 de Janeiro

    Detran abre mais de 100 mil suspensões e cassações de CNH

    Com foco na redução da acidente e no combate à impunidade no trânsito, o Detran/RS aumentou em 67% o número de processos abertos para suspender ou cassar o direito de dirigir de condutores infratores no último ano. O total cresceu de 38 084...

  • Bagé, Segunda-feira 11 de Janeiro

    Nova casa dos gêmeos está perto de ser finalizada

    O desejo de Carlos Dílio Franco, 53 anos, para conforto ao filho Adaíldo Fontoura Franco, 32, o motivou a abrir uma campanha, em abril de 2016, para construção de uma casa para ele, ao lado da sua. A ajuda do pai decorre ao fato da esposa de...

  • Bagé, Segunda-feira 11 de Janeiro

    Pecuarista arrecada quase 100 quilos de alimentos em ação beneficente

    A virada do ano trouxe uma ideia de comemoração diferente para o pecuarista Clístenes Etcheverry, o "Alemão", que faz aniversário em janeiro. No primeiro dia do mês, à tardinha, por meio de um vídeo postado na rede social Facebook, anunciou aos...

  • Bagé, Segunda-feira 11 de Janeiro

    Temporal afeta distribuição de energia elétrica

    A Gerência Regional da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) divulga que com o temporal registrado na região, na segunda-feira, seis postes de concreto foram atingidos e tombaram, na localidade denominada Cati, entre a BR-293 e a estrada...

Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

  “A sensibilidade é fonte de dores e prazeres. Quem a possui, considere-se agraciado por dispor de um poderoso instrumento evolutivo”. MP
 

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.