Bagé / RS, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Detran abre mais de 100 mil suspensões e cassações de CNH

No ano passado

Com foco na redução da acidente e no combate à impunidade no trânsito, o Detran/RS aumentou em 67% o número de processos abertos para suspender ou cassar o direito de dirigir de condutores infratores no último ano. O total cresceu de 38 084 processos em 2014 para 59 908 em 2015, saltando para 100 194 em 2016.
Os PSDDP (Processos de Suspensão do Direito de Dirigir por Pontuação) e os PSDDI (Processos de Suspensão do Direito de Dirigir por Infrações) evoluíram de 32 172 processos instaurados em 2014 para 53 578 em 2015, e em 2016, atingiram a cifra de 90 982.
Quando se fala somente em cassação da CNH, que retira a carteira do condutor por pelo menos dois anos, os números seguem a mesma lógica. Em 2015, foram abertos 6,3 mil processos de cassação, e em 2016, 9,2 mil. O condutor é cassado quando já estava suspenso e é flagrado dirigindo quando é condenado judicialmente por delito de trânsito ou ainda quando é reincidente no prazo de doze meses nas infrações previstas para tal: se entregou a direção à pessoa não habilitada para aquele veículo ou com CNH suspensa ou cassada, se havia consumido álcool, participado de corrida em via pública, racha, ou direção perigosa de modo geral (inciso III do art. 162 e nos arts. 163, 164, 165, 173, 174 e 175).
"Aplicar as penalidades de suspensão e cassação da CNH é, mais do que uma competência da autarquia, uma forma de mudar o comportamento do condutor infrator, e consequentemente, de proporcionar mais segurança à sociedade", declarou o chefe da Divisão de Suspensão e Cassação de Condutores do órgão, Anderson Barcellos. Embora não seja possível traçar uma relação direta de causa e efeito, a maior fiscalização e punições mais efetivas contribuíram para a redução da acidentalidade no período.
Em 2016, os acidentes com pelo menos um óbito foram reduzidos, seguindo uma tendência que já se desenhava desde 2014. Naquele ano, aconteceram 1 825 acidentes que resultaram em 2 026 mortes. Em 2015, foram 1 531 acidentes que causaram 1 735 óbitos, representando redução de 16,1% nos acidentes fatais e 14,4% nas mortes. 
Até o final de novembro do ano passado, aconteceram 1 511 acidentes fatais e 1 673 óbitos. "Os números nos estimulam a punir quem infringe frequentemente as regras de trânsito ou que incorre nas infrações com maior potencial lesivo. Estamos no caminho certo", acrescentou Barcellos.
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 11/01/2017 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 11 de Janeiro

    Homenagens a Oxóssi acontecem no dia 20

    O dia 20 de janeiro é feriado na Rainha da Fronteira. Isso porque é dia de São Sebastião. Nesta data, umbandistas se reunirão no Quebracho para homenagear o orixá Oxóssi. As homenagens aos orixá das matas devem ocorrer entre os dias 20 e 22 de...

  • Bagé, Quarta-feira 11 de Janeiro

    Nova casa dos gêmeos está perto de ser finalizada

    O desejo de Carlos Dílio Franco, 53 anos, para conforto ao filho Adaíldo Fontoura Franco, 32, o motivou a abrir uma campanha, em abril de 2016, para construção de uma casa para ele, ao lado da sua. A ajuda do pai decorre ao fato da esposa de...

  • Bagé, Quarta-feira 11 de Janeiro

    Pecuarista arrecada quase 100 quilos de alimentos em ação beneficente

    A virada do ano trouxe uma ideia de comemoração diferente para o pecuarista Clístenes Etcheverry, o "Alemão", que faz aniversário em janeiro. No primeiro dia do mês, à tardinha, por meio de um vídeo postado na rede social Facebook, anunciou aos...

  • Bagé, Quarta-feira 11 de Janeiro

    Temporal afeta distribuição de energia elétrica

    A Gerência Regional da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) divulga que com o temporal registrado na região, na segunda-feira, seis postes de concreto foram atingidos e tombaram, na localidade denominada Cati, entre a BR-293 e a estrada...

  • Bagé, Quarta-feira 11 de Janeiro

    Falha no sistema da Caixa afeta bageenses

    Uma queda no sistema da Caixa Econômica Federal prejudicou os clientes do banco em todo o país. Desde o início da tarde de segunda-feira, já havia correntistas com problemas na realização de saques, pagamentos e depósitos. Devido ao fato do dia...

Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Engana-se quem acha que a riqueza e o status atraem inveja. As pessoas invejam mesmo o sorriso fácil, a luz própria, a felicidade simples e...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.