Bagé / RS, Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral

Secretário trata como prioridade criação da Guarda Municipal

O primeiro projeto do secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana – antiga Transporte e Circulação, Paulo Véras Simões Pires, tem como foco a proteção nas ruas. Trata-se da criação da Guarda Municipal Armada. A ideia é de que o trabalho ocorra numa parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e envolva os próprios servidores do quadro. No entanto, para que o titular da pasta coloque a ação em prática, é preciso que a Câmara de Vereadores aprove um projeto de lei, que será enviado nos próximos dias.
Assim como a criação da guarda é uma das prioridades, o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M) também passa pelos planos do novo secretário. Isso pelo fato de que o setor da segurança pública integra a pasta, desde que a nova gestão foi empossada. Ou seja, o GGI-M deixará de ficar vinculado ao gabinete do prefeito. Pires afirma que seguirá com o projeto, especialmente com as câmeras de videomonitoramento. Também há perspectivas orçamentárias, devido ao Fundo Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, aprovado em setembro do ano passado, pelo Legislativo. “Isso facilitará para a compra de viaturas, rádios. Usaremos também a arrecadação do Estacionamento Rotativo e das infrações de trânsito”, aponta.

Mobilidade urbana
Lançado em 2015, pelo então secretário Paulo Thomas, o Plano de Mobilidade Urbana ainda não saiu do papel. O projeto tramitou por aproximadamente dois anos, na Câmara de Vereadores. No entanto, não foi apreciado. Pires garante que fará um levantamento das ações descritas no material. “Talvez o projeto necessite de algumas modificações. Acho essa iniciativa muito importante, pois precisamos reorganizar o trânsito”, salienta.
Mesmo com a demora para efetivação do projeto, uma revisão aprofundada será possível. Acontece que, no final de novembro de 2016, o Senado aprovou a extensão do prazo até o final de 2018, para que os municípios apresentem seus respectivos Planos de Mobilidade Urbana. Cabe salientar que a exigência, imposta pela lei federal 12 587/2012, vale para as cidades que possuem mais de 20 mil habitantes – no caso, Bagé. Se a normativa não for cumprida, a prefeitura local fica impedida de receber recursos destinados ao setor.

Agentes
Embora hajam perspectivas já traçadas em sua gestão, Pires destaca uma demanda que considera de resolução imediata: a valorização dos agentes de trânsito. Embora considere uma função de extrema importância na pasta, ele destaca que, ao assumir o cargo, encontrou uma equipe desmotivada. “Entendo que a interação dos agentes de trânsito com a comunidade deve ser constante. Quando orientam os pedestres na faixa de segurança, bem como na frente das escolas, são vistos com bons olhos. No entanto, quando o agente toma uma atitude, por força da lei, no sentido de notificar alguém ou de remover algum veículo irregular, tudo muda”, ressalta. Por essas razões, ele defende o argumento da atenção redobrada com os profissionais. “Vamos cumprir a lei dentro dos princípios da justiça e do bom senso”, frisa.

Rotativo e outros projetos
Atualmente, o Estacionamento Rotativo conta com cerca de 700 vagas - todas na zona urbana. Questionado sobre a ampliação dos espaços, ele afirma que não há perspectivas para que tal ação ocorra em curto prazo. Entretanto, não descarta que a medida possa ser aplicada futuramente. É no mesmo sentido que o secretário trata os locais destinados para as motocicletas. Há possibilidade de manutenções nos próximos meses.
Entre os projetos da pasta, Pires promete reparos na sinalização do trânsito em vias públicas. Também reforça a promoção de campanhas educativas, que já ocorriam na última gestão da pasta. Quanto às operações Balada Segura e a utilização do radar eletrônico, ele comenta que ambos os trabalhos seguirão normalmente.

Falta de recursos
Para que todas as ideias tenham resultados, Pires não deixa de destacar a necessidade de recursos. Segundo ele, o cenário atual apresenta uma secretaria com falta de materiais de trabalho. “Estamos com viaturas e radiocomunicadores antigos. Vários computadores estão com problemas. Por causa disso tudo, percebi que o pessoal trabalha com vontade. A minha prioridade é dar boas condições para os funcionários”, finaliza.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/01/2017 | Geral

  • Bagé, Quinta-feira 10 de Janeiro

    Município busca solução para entregar Residencial São Sebastião

    Na manhã de ontem, na Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direito do Idoso, se reuniram o titular da pasta, Esquerda Carneiro, o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Hoesel, e o diretor de projetos da...

  • Bagé, Quinta-feira 10 de Janeiro

    Expedicionários retornam a Bagé após percorrer 370 quilômetros do Rio Camaquã

    Uma aventura de beleza indescritível. É assim que os seis participantes da expedição, que desbravou o Rio Camaquã por 10 dias, falam sobre a viagem. Um dos organizadores do roteiro, Guilherme Collares, conta que tudo começou no Rincão do Inferno,...

  • Bagé, Quinta-feira 10 de Janeiro

    Aumento do combustível preocupa profissionais de transportes e setor rural

    A Petrobras anunciou, no final da semana passada, o aumento de 6,1% do preço do diesel, nas refinarias. O novo valor começou a vigorar na sexta-feira. Conforme exposto, em nota oficial, pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), a decisão...

  • Bagé, Quinta-feira 10 de Janeiro

    Bageenses são contemplados com sorteio da Nota Fiscal Gaúcha

    O Caminho da Luz informa que 15 bageenses foram contemplados no sorteio da série 047 do programa Nota Fiscal Gaúcha. Desta vez não houve contemplados nos municípios da região - Aceguá, Candiota e Hulha Negra. O programa encaminha mensagens...

Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

HOJE (19), às 20h, professores e alunos do Imba apresentam-se na Casa de Cultura Pedro Wayne. O “Concerto de Sopros na Primavera” faz parte...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.