Bagé / RS, Domingo, 20 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Caderno de Natal 2016 | Caderno: Caderno de Natal 2016

Vendas animam comerciantes mesmo diante de prudência dos consumidores

Pelo menos até o início da semana, o movimento no comércio bageense era considerado bom. Há expectativa de que esse conceito passe a ótimo no fim do dia de hoje. Prognósticos não faltaram em um ano em que as datas comemorativas surpreenderam os comerciantes - no Dia dos Namorados, por exemplo, as vendas ultrapassaram as expectativas. Para atingir as metas, a estratégia para atrair consumidores na principal data comercial do ano começou no fim de outubro, com a decoração antecipada dos estabelecimentos. Isso ocorreu na loja onde a gerente Cleo Valério atua. Até a manhã de terça-feira, segundo a profissional, havia procura por presentes, mas não de forma intensa. Isso em decorrência, sobretudo, da insegurança em relação ao pagamento do 13º salário.
A fala faz referência aos servidores públicos estaduais, que não só enfrentavam a incerteza quanto ao pagamento do 13º, como convivem com constantes parcelamentos das folhas salariais. Isso, ponderou a gerente, mudou o hábito de consumo do bageense. "Os clientes compram com mais cautela", diz, ao comentar que, no estabelecimento onde atua, há um montante considerável de consumidores que são servidores estaduais. Eles não só procuram gastar menos, como buscam melhores condições de pagamento. Antes, ponderou Cleo, pagavam suas compras em até três parcelas. Atualmente, preferem parcelar em até 10 vezes. O crediário próprio da loja também foi o mais procurado neste período do ano.
Ainda que o cenário não seja o mais favorável, a empresa trabalha com uma meta de 25% de crescimento. Na terça-feira, havia atingido 15%. Até a data, o ticket médio variava de R$ 134 a R$ 178, que é aquele montante gasto em presentes. Entre os itens mais procurados, estão aqueles para casa. Acontece que muitos bageenses preferem utilizar o dinheiro do 13º salário para investir em reformas e, por conseguinte, procuram utilitários como tapetes e cortinas. Outra tendência apresentada pela gerente foi a busca pelo setor masculino da loja, que surpreendeu a equipe, e ultrapassou a demanda pelo feminino.

Gasto estratégico
O gerente de outra loja comentou, também, sobre a utilização do 10º para fins que não as compras de Natal. De acordo com José Francisco Pereira, que atua em uma loja de roupas, calçados, cama, mesa e banho, o bageense preferiu, neste fim de ano, quitar suas dívidas para poder comprar no crediário ou no cartão de crédito. No local, entre os meses de novembro e dezembro, a procura pela negociação de dívidas foi considerável e a expectativa de crescimento de vendas varia de 7% a 8%, enquanto o ticket médio deve ser 10% maior do que o do ano passado (ele não especificou o valor). Entre os itens mais vendidos, estão chinelos, blusas e shorts, peças da moda praia, além de regatas e bermudas.
As roupas estão entre os itens preferidos para presentear no Natal. A consumidora Lucimar Ferraz, 58 anos, por exemplo, optou por esse tipo de presente até mesmo para as crianças. Ela justifica que é preferível gastar em algo que será útil. "Só vou presentear os meus netos com roupas. Os pais deles também preferem assim", diz, ao opinar que, por vezes, brinquedos apenas atendem a necessidade de uma fase. Além disso, em 2016, a palavra de ordem é economia. Segundo Lucimar, há um limite pré-estipulado de valor que será gasto nos presentes. Para garantir, é preciso pesquisar. Mas ela admite que apenas começou a verdadeira peregrinação às lojas na terça-feira.

Tendências de consumo
Um levantamento do Instituto Segmento Pesquisas apontou que cada gaúcho pretende contemplar seis pessoas de sua relação com algum tipo de presente. As roupas (55,9%) seguem sendo o presente mais procurado para adultos, enquanto os brinquedos (81%) devem ser os itens mais buscados por quem deseja presentear crianças com até 12 anos. Mas a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) estima um crescimento real de 0,49% nas vendas de Natal e ano-novo, em 2016, na comparação com o mesmo período do ano passado. Isso não só com a ceia de Natal e a celebração que recebe um novo ano, mas também com pequenos presentes. Até o final do ano, segundo a Agas, cerca de quatro milhões de unidades de panetones serão vendidas pelos supermercados gaúchos (12% da produção nacional do produto). Tradicionais presentes de última hora, as caixas de bombons devem ter um impacto positivo nas vendas. A expectativa, ainda conforme a associação, é de que mais de seis milhões de caixas de bombons sejam comercializadas pelos supermercados - um crescimento de 4,3% nas vendas em relação ao fim de ano de 2015. 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 24/12/2016 |

  • Bagé, Domingo 24 de Dezembro

    Os embalos do grupo Serenatas de Natal

    O grupo Serenatas de Natal, formado por cerca de 70 bageenses, já embala a cidade durante o período natalino há cerca de oito anos. O objetivo é levar a alegria do Natal a todos os bairros e transformar músicas tradicionais da celebração, que...

  • Bagé, Domingo 24 de Dezembro

    Natal, símbolos e curiosidades

    No Natal, é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, figura central das religiões cristãs. Tal celebração acontece há mais de 1,6 mil anos. Conforme o dicionário Aurélio, a palavra Natal tem origem no latim natale e é relativa ao nascimento....

  • Bagé, Domingo 24 de Dezembro

    Enquete

    “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Esta é uma frase famosa de Mahatma Gandhi (ativista indiano que viveu de 1869 a 1948) que faz pensar no seu mais profundo significado. O final de ano, mais uma vez chegou, e, com ele, o tradicional...

  • Bagé, Domingo 24 de Dezembro

    A magia do Natal divulgada pelo presépio vivo

    Um dos principais símbolos do Natal, o presépio, traz consigo a mensagem do renascimento da fé e da importância da união familiar. Simbolismo esse que é evidenciado na história da família Herculano Gomes, que se traduziu na montagem de cenas do...

  • Bagé, Domingo 24 de Dezembro

    Um pouco de Natal a cada dia

    O ano de 2016 está prestes a findar. Foi preciso muita garra, suor e dedicação para que todos nós, brasileiros e bageenses, chegássemos até aqui para olharmos para trás e vermos que, apesar de todas as dificuldades e obstáculos vividos neste ano,...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

DEPOIS de lerem nesta social sobre lançamento do livro que vai contar a história da tradicional Casa Sloper, algumas amigas relembraram o glamour...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.