Bagé / RS, Sábado, 23 de Maro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Caderno de Natal 2016 | Caderno: Caderno de Natal 2016

Natal, símbolos e curiosidades

Árvore é representação da Santíssima Trindade
Árvore é representação da Santíssima Trindade
Crédito: Arquivo/FS

No Natal, é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, figura central das religiões cristãs. Tal celebração acontece há mais de 1,6 mil anos. Conforme o dicionário Aurélio, a palavra Natal tem origem no latim natale e é relativa ao nascimento. Assim como “cidade natal” é onde ocorreu o nascimento de alguém. O Natal, no dia 25 de dezembro, é celebrado pela Igreja Católica desde o ano de 350 d.c. A data foi oficializada pelo papa Júlio I, mas mais tarde oficializado como feriado.
São vários os símbolos natalinos: a árvore, a ceia, a estrela, o Papai Noel, os presentes e as velas.

Destaques
A árvore natalina é um dos símbolos mais populares na celebração. Geralmente, um pinheiro. Há várias teorias sobre o símbolo, de acordo com o Dicionário de Símbolos, uma publicação da 7Graus (agência de criação de conteúdo). Uma das mais conhecidas faz referência justamente ao pinheiro. Acontece que, por sua forma triangular, representaria a Santíssima Trindade (o Pai, o Filho e o Espírito Santo). Já o costume de enfeitá-la surgiu em 1 539 em Estrasburgo. Na América Latina, essa tradição surgiu apenas no século XX.
O Papai Noel foi inspirado na figura de São Nicolau, um arcebispo que viveu na Turquia, no século IV, que costumava ajudar, anonimamente, pessoas com dificuldades financeiras.
A estrela de Natal, para muitos, é apenas mais um enfeite na árvore, mas, na verdade, remete àquela que guiou os magos Belchior, Baltasar e Gaspar até o local de nascimento do Menino Jesus. Eles foram os responsáveis por levar os presentes para o recém-nascido.
A madrugada do dia 6 de janeiro é conhecida como a noite de reis e remete ao momento em que Belchior, Baltasar e Gaspar teriam encontrado o Menino Jesus e o presentado. Dar e receber presentes é uma das tradições mais antigas na celebração. Também faz referência aos presentes ofertados por São Nicolau.
As velas sempre foram usadas antes da eletricidade, e são associadas à luz divina e ao espírito divino. Especificamente no Natal, as velas simbolizam Jesus, que afirmou ser “a luz do mundo”.

Uma celebração diferente
A poucos quilômetros de Bagé, uruguaios comemoram o Natal de um jeito diferente. Há outros símbolos que são considerados. Segundo o presidente da Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos, Daniel Guasque, como a colonização brasileira se deu por meio das culturas espanhola e portuguesa, as comemorações de países próximos são semelhantes. A árvore também é montada em 6 de dezembro e desmontada no Dia de Reis.
Há algumas diferenças, porém, como a data para distribuição dos presentes. “Nós não trocamos presentes na noite do Natal, e sim no dia 6 de janeiro, pois é a data em que os magos levaram presentes ao Menino Jesus”, comenta. Outra curiosidade está relacionada a um animal que integra o presépio natalino. “Deixamos, no Dia de Reis, pastos para os camelos, próximo à árvore natalina, pois acreditamos que estejam com fome e que foram eles que carregaram os magos até Belém”, justifica.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 24/12/2016 |

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Os embalos do grupo Serenatas de Natal

    O grupo Serenatas de Natal, formado por cerca de 70 bageenses, já embala a cidade durante o período natalino há cerca de oito anos. O objetivo é levar a alegria do Natal a todos os bairros e transformar músicas tradicionais da celebração, que...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Vendas animam comerciantes mesmo diante de prudência dos consumidores

    Pelo menos até o início da semana, o movimento no comércio bageense era considerado bom. Há expectativa de que esse conceito passe a ótimo no fim do dia de hoje. Prognósticos não faltaram em um ano em que as datas comemorativas surpreenderam os...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Enquete

    “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Esta é uma frase famosa de Mahatma Gandhi (ativista indiano que viveu de 1869 a 1948) que faz pensar no seu mais profundo significado. O final de ano, mais uma vez chegou, e, com ele, o tradicional...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    A magia do Natal divulgada pelo presépio vivo

    Um dos principais símbolos do Natal, o presépio, traz consigo a mensagem do renascimento da fé e da importância da união familiar. Simbolismo esse que é evidenciado na história da família Herculano Gomes, que se traduziu na montagem de cenas do...

  • Bagé, Sábado 24 de Dezembro

    Um pouco de Natal a cada dia

    O ano de 2016 está prestes a findar. Foi preciso muita garra, suor e dedicação para que todos nós, brasileiros e bageenses, chegássemos até aqui para olharmos para trás e vermos que, apesar de todas as dificuldades e obstáculos vividos neste ano,...

Clique TV
IMPOSTO DE RENDA | DICAS, MITOS E VERDADES
Assista também:
Carnaval| Café com a Redação
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

LEMBRAM quando comentei aquele evento gastronômico musical do consulado do Uruguai no Imba, nos anos 90? Naquela época, a cônsul era Suzana...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.