Bagé / RS, Sábado, 17 de Novembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Opinião | Colunista: Luis C. Albano

Brasil X Uruguai: o clássico do Rio Negro (final)

As duas famosas seleções se enfrentaram 74 vezes de 1916 a 2015, tendo a Seleção Brasileira conseguido 34 vitórias. O Brasil sofreu 20 derrotas e teve 20 empates. Pelo lado brasileiro, 24 técnicos dirigiram nossa seleção, sendo Flávio Rodrigues Costa, o que mais atuou, 126 jogos. Além dele, tivemos Carlos A. Parreira, com nove  jogos; a comissão técnica com oito jogos; Aymoré Moreira, com seis jogos e outros 20 técnicos, um jogo cada. Pelo lado da celeste olímpica, foram 30 técnicos. Juan Carlos Corazo trabalhou, em nove jogos; Juan Lopez, em sete, Oscar Tabarez, em seis. Além destes, outros  27 técnicos atuaram em 52 jogos.  A seleção brasileira marcou 131 gols.  Seu maior goleador foi Jair Rosa  Pinto, com 10 gols. Depois, Ademir, Heleno e Ronaldo com cinco gols cada um. Ao todo, 74 jogadores brasileiros marcaram tentos e um uruguaio marcou contra sua meta. Pelo lado Uruguaio, foram  59 goleadores e três brasileiros marcaram contra sua meta.  Angel Romano e José M. Medina, marcaram cinco vezes cada. Severino Varela , Oscar Miguez e Diego Forlan, anotaram quatro vezes cada. Sendo estes, os principais goleadores uruguaios.
Quanto à arbitragem, tivemos 15 argentinos, nove brasileiros, seis uruguaios, sendo que  56 árbitros atuaram nas 74 partidas. Carlos Fanta, árbitro chileno, foi o que mais atuou: quatro partidas.  Quanto aos nove árbitros brasileiros, eles atuaram em 11 jogos. Quanto a parte disciplinar, 39 cartões amarelos foram distribuídos para 32 jogadores brasileiros, além de sete jogadores brasileiros que receberam sete cartões vermelhos.
Do lado uruguaio, 37 jogadores receberam 40 cartões amarelos. Foram expulsos 13 jogadores. Os países onde mais jogaram foram: Brasil, 34 jogos, Uruguai, 24 jogos e em outros países, se enfrentaram 16 vezes.  Nas cidades que mais jogaram foram: Montevidéu, com 24 jogos, Rio de  Janeiro com 19. No estádio centenário Montevidéu houve 20 jogos.
A última grande confusão em jogos Brasil x Uruguai, ocorreu na Copa América de 1959, quando o Uruguai iniciou vencendo por 1 x 0, gol de Escalada e, após, tumultuada confusão, Paulo Valentin marcou três gols para o Brasil, ficando nossa Seleção com a vitória por 3 x 1. A briga foi tão violenta que o grandalhão zagueiro uruguaio  William Martinez, após levar uma surra do massagista Mário Américo, teve de ser internado num hospital.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Notas não medem inteligência da mesma forma que idade não define maturidade.”
@fórmuladaconfiança
 
B’day no abelhão!
Faltando um ano para...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.