Bagé / RS, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Caderno de Natal 2016 | Caderno: Caderno de Natal 2016

As luzes que encantam o bairro Castro Alves há 28 anos

por Yuri Cougo Dias

Não importa se a peça é o quarto, a sala, a cozinha ou o pátio. Todos os espaços da residência da professora aposentada Tânia Mara Mosqueira, 60 anos, localizada na avenida Emílio Guilain, são ornados por Papais Noéis. Isso dos mais variados materiais e tamanhos. Mas, dentro desse contexto, há uma regra que é cumprida à risca: todos são personalizados com as cores vermelho e branco, típicas da figura tradicional do personagem natalino. Ao anoitecer, a casa do bairro Castro Alves chama a atenção de quem passa pela via. As luzes das árvores, presépios e demais peças deixam o quarteirão no melhor clima possível para a data comemorativa.
Tânia mora na residência desde que nasceu. Ela conta que a tradição de enfeitar a casa começou ainda na infância. “Foi com a minha mãe. A data se aproximava e ela já começava a montar a árvore. Quando era pequena, ela sempre me incentivou. A festa fazia parte da nossa vida”, salienta. Depois de adulta, a professora seguiu o culto à comemoração do 25 de dezembro. Dessa vez, na companhia de três filhos. “Comecei com uma luzinha. Não tínhamos dinheiro. A cada ano aumentávamos, até que a casa ficou superenfeitada”, ressalta ao detalhar que há 28 anos deixa o local com um ambiente característico da “magia” do Natal. Em virtude da morte da mãe, apenas não montou a estrutura em 2014.
Mas a tradição não se restringe apenas à decoração durante o período. Há a preservação de uma data específica para que a casa seja embelezada com os mais variados símbolos natalinos: 16 de outubro. Ou seja, um dia após a comemoração dos professores. “Aí começo a mexer nas caixas que guardo na garagem. No pátio, levo 20 dias para terminar de organizar. A maioria dos itens que eu compro é pela internet. Antes, tudo era muito caro. Agora, está mais fácil”, enfatiza. Tânia retira o material no dia 6 de janeiro.

Ambiente fraterno

Sobre a repercussão dos enfeites da casa, Tânia relata que a curiosidade é diária. É comum a presença de carros estacionados e de vários cidadãos tirando fotos. “Todo o mês de dezembro é marcado por festas aqui em casa. Minhas amigas vêm seguidamente para cá. Têm dias que fico até as 3h acordada”, observa. A mobilização também motivou a vizinhança da professora. No decorrer dos anos, muitos passaram a ter o hábito de enfeitar suas residências. “Sempre busco incentivá-los. Acredito que eu tenha servido de inspiração”, complementa.
Para ela, o principal benefício com a decoração é o retorno que o clima natalino proporciona no ambiente familiar. Mesmo que more sozinha, ela diz que nunca está só. “Para mim, o Natal representa o amor, a solidariedade ao próximo, a confraternização. Sempre tenho pessoas junto comigo”, pontua. A esperança de Tânia é que o hábito de enfeitar o lugar onde vive seja cultuado pelos netos. “Deposito neles, porque nenhum dos meus filhos costuma fazer”, comenta.
Há 28 anos Tânia ilumina o caminho dos que transitam na avenida. As estrelas, árvores e Papai Noéis decorados no pátio dão o clima necessário para os festejos da data. E a esperança de paz e amor fraterno da professora aposentada é o que dá ainda mais sentido a todos esses símbolos.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 24/12/2016 |

  • Bagé, Quinta-feira 24 de Dezembro

    Os embalos do grupo Serenatas de Natal

    O grupo Serenatas de Natal, formado por cerca de 70 bageenses, já embala a cidade durante o período natalino há cerca de oito anos. O objetivo é levar a alegria do Natal a todos os bairros e transformar músicas tradicionais da celebração, que...

  • Bagé, Quinta-feira 24 de Dezembro

    Vendas animam comerciantes mesmo diante de prudência dos consumidores

    Pelo menos até o início da semana, o movimento no comércio bageense era considerado bom. Há expectativa de que esse conceito passe a ótimo no fim do dia de hoje. Prognósticos não faltaram em um ano em que as datas comemorativas surpreenderam os...

  • Bagé, Quinta-feira 24 de Dezembro

    Natal, símbolos e curiosidades

    No Natal, é comemorado o nascimento de Jesus Cristo, figura central das religiões cristãs. Tal celebração acontece há mais de 1,6 mil anos. Conforme o dicionário Aurélio, a palavra Natal tem origem no latim natale e é relativa ao nascimento....

  • Bagé, Quinta-feira 24 de Dezembro

    Enquete

    “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Esta é uma frase famosa de Mahatma Gandhi (ativista indiano que viveu de 1869 a 1948) que faz pensar no seu mais profundo significado. O final de ano, mais uma vez chegou, e, com ele, o tradicional...

  • Bagé, Quinta-feira 24 de Dezembro

    A magia do Natal divulgada pelo presépio vivo

    Um dos principais símbolos do Natal, o presépio, traz consigo a mensagem do renascimento da fé e da importância da união familiar. Simbolismo esse que é evidenciado na história da família Herculano Gomes, que se traduziu na montagem de cenas do...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

HOJE, às 19h, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, inaugura a exposição “Nos Trilhos do Rio Grande”, jornalista e fotógrafo Alício de Assunção,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.