Bagé / RS, Domingo, 22 de Janeiro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Folha Saúde | Caderno: Folha Saúde

Cuidados ginecológicos na estação mais quente

Candidíase

Cada estação do ano requer um cuidado especial em relação a algumas doenças. Algumas práticas são essenciais a todas elas - por exemplo, manter-se hidratado; outras são mais específicas - como as alergias da primavera - e, no caso da mulher, os problemas ginecológicos. Um hospital referência em atendimento à mulher na capital paulista, o Pérola Byington,  indica que a doença figura entre as mais frequentes durante o período de calor e praia.

O ginecologista Leonardo Fernandes, da Clinipampa, explica que o causador da candidíase é um fungo denominado Candida Albicans. "A permanência com roupas íntimas úmidas e a higiene deficitária podem favorecer o aparecimento dos problemas", destaca. Ou seja, a combinação do calor com o biquíni molhado favorece a proliferação dos fungos que causam a infecção na vagina.

O sintoma clássico é a coceira na região genital. Muitas mulheres, inclusive, podem machucar a pele com a irritação, sentir dor ao urinar e ter corrimento esbranquiçado. O ideal é procurar um especialista para tratamento adequado. "O tratamento da candidíase é com antifúngicos. Já a melhor forma de prevenção é com uma boa higiene, hidratação e boa alimentação", destaca.

Infecção urinária

Passar horas em praias e piscinas com a roupa de banho molhada também é um agravante no caso da infecção urinária, comum entre homens e mulheres. No caso da mulher, o canal da uretra é mais curto, facilitando a entrada de bactérias. Já o homem tem o canal da uretra mais longo, fazendo com que a infecção urinária esteja, geralmente, ligado a alguma patologia. A doença é causada por uma bactéria e tem como sintomas o aumento da necessidade de urinar, sensação de bexiga cheia, odor forte e ardência ao urinar.

Ambas as doenças não são de grande risco. Entretanto, a infecção urinária pode causar riscos maiores à saúde, segundo o ginecologista. "Quando não tratada adequadamente, o quadro pode evoluir para uma pielonefrite - infecção renal", observa. A infecção é causada por uma série de bactérias. "Entre as mais comuns está a Escherichia Coli", explica. O tratamento é feito com antibióticos e também requer cuidados com a higiene, hidratação e boa alimentação.

Após o início do tratamento, em 48 horas os sintomas já começam a melhorar. É importante que o paciente sempre conclua o tratamento, mesmo livre de todos os sintomas, pois a interrupção de antibióticos propicia a criação de bactérias muito resistentes. Além disso, ficar sem urinar por muito tempo é um péssimo hábito que a correria da modernidade trouxe. Manter a bexiga distendida cria condições perfeitas para a proliferação de bactérias e o surgimento de infecções. O ideal é urinar sempre após os banhos de piscina, mar e também depois da relação sexual.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 22/12/2016 |

  • Bagé, Domingo 22 de Dezembro

    Atenção durante o sexo

    A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível, porém os fungos da região podem ser transmitidos durante a relação sexual. Por esse motivo, é indicado, na maioria das vezes, que o parceiro seja medicado com antifúngico. Uma...

  • Bagé, Domingo 22 de Dezembro

    Candidíase e infecção urinária: doenças que merecem atenção no verão

    A estação mais quente do ano começou ontem e muitas doenças ginecológicas costumam ser mais frequentes neste período do ano. Nesta edição, saiba mais sobre a candidíase e a infecção urinária e cuidados para ter uma melhor qualidade de...

Enquete

Com a crise econômica que assola o país, muitas das novas administrações municipais estão revendo o repasse e de recursos e a própria realização dos carnavais em suas cidades. Em Bagé, ainda há indefinição sobre o carnaval de rua deste ano. O jornal Folha do Sul pergunta ao internauta se é favorável à realização neste ano da folia, mesmo com as contas municipais apresentarem uma série de problemas já divulgados na imprensa.

  • NÃO. A cidade precisa, primordialmente, resolver problemas estruturais, como recuperação de vias e projetos, bem como nas áreas de saúde e segurança, por exemplo. A festa é válida, mas neste momento, o município deve focar em ações para a retomada de seu crescimento, com a festa retornando maior em 2018.
    ( 90% )
  • SIM. O carnaval é a grande festa popular da sociedade. Mesmo que o município esteja enfrentando uma crise, como outras do passado, não se pode negar um evento tradicional e cultural, mesmo que este seja realizado com maior simplicidade.
    ( 10% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.