Bagé / RS, Sábado, 17 de Novembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Opinião | Colunista: Luis C. Albano

Brasil X Uruguai: o clássico do Rio Negro (parte 1)

O futebol uruguaio liderou o ranking Sul Americano por 76 anos  consecutivos, desde a conquista do primeiro Ouro olímpico em 1924. Em 1928, o Uruguai volta a conquistar a medalha de Ouro em cima de seu grande rival, a Argentina.
O destino glorioso da seleção uruguaia, deu-lhe a chance de ganhar em cima de seus eternos rivais, Argentina e Brasil, os dois maiores  títulos de Copa do Mundo Fifa. Em 1930, venceu a Argentina  em  sua primeira conquista da Copa do Mundo Fifa e em 1950, chegou ao bicampeonato mundial , em cima do Brasil, em pleno Maracanã, fato que passou para a história do futebol, como “Maracanazo”.
O Uruguai assombrou o mundo do futebol ao vencer as Olimpíadas de 1924 e 1928, numa época em que o futebol era disputado a base de "chutões" e  "bicos".
A seleção uruguaia, é conhecida por "La Celeste ", desde seu primeiro  triunfo em Montevidéu, em 15 de agosto de 1910. Posteriormente, passou a ser chamada de " La Celeste Olímpica", "Los Charruas" e "Los Orientales".
O primeiro jogo entre as seleções do Brasil e do Uruguai, ocorreu em 12 de julho de 1916, em La Plata, Argentina, com a vitória do Uruguai, por 2 x 1.
A "Celeste" tem conquistado inúmeros títulos em sua história. Em 1930, o Uruguai foi escolhido para sediar a primeira Copa do Mundo Fifa e, para tal viu-se obrigado a construir um estádio à altura do evento.
De 1928 a 1930, foi construído o majestoso Estádio do Centenário, em homenagem aos 100 anos da primeira Constituição uruguaia. O jogo inaugural ocorreu em  18 de julho de 1930, com jogo Uruguai 1 x 0  Peru, sendo o gol  uruguaio, marcado por Héctor Castro, primeiro tento no novo estádio.
O Uruguai é berço de grandes jogadores, craques  que encantaram as plateias, por onde jogaram.
Destaques, para Roque Máspoli, Obdulio Varella, Schiafino, Miguez, Ghiggia , Ancheta,  Angel Romano, Pablo Forlan, Diego Forlan, F.Carini, Cavani , Luiz Suarez, E. Francescoli, J.L. Andrade, Pedro Rocha, Ruben Paz , Hugo de Leon e muitos outros.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Notas não medem inteligência da mesma forma que idade não define maturidade.”
@fórmuladaconfiança
 
B’day no abelhão!
Faltando um ano para...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.