Bagé / RS, Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral | Caderno: Campo

Tempo de Expofeira

Outubro inicia radiante com a primavera na Rainha da Fronteira. Época em que a cidade congrega com o campo. Tempo de Expofeira. É  a 104ª edição que chega a partir desta segunda-feira e, como é de costume, traz como foco principal a capacidade de preservar a tradição, mas sem perder o olhar que mira o futuro.
E o palco já está pronto. Durante sete dias, o Parque Visconde de Ribeiro Magalhães receberá exemplares de genética apurada em raças bovinas de corte e leiteira, passando por equinos, ovinos e aves.
Na Expofeira deste ano, estão programados cinco remates com ofertas que primam por excelência em qualidade. Ainda são destaques do evento os julgamentos de raças; a Confraria do Agronegócio; o projeto Expoaula; a praça de alimentação, a mostra da indústria e comércio; o artesanato; a exposição de máquinas agrícolas e automóveis e os shows. Contudo, para manter o caráter inovador da Expofeira, a edição 2016 terá como destaque a Arena Rural.
O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Borba Moglia, destaca que a Expofeira já faz parte do cotidiano do município, integrando sua história e sendo parte da cultura da população local. Sobre os remates, reforça que os leilões de animais tornaram-se o objetivo principal da exposição desde o seu início. Contudo, com o passar dos anos, foram se agregando outros eventos. “Para este ano, percebe-se que diferentes cabanhas aumentaram a oferta de animais. Isso comprova que a Expofeira é uma praça forte para comercialização de genética de ponta”, declara o dirigente.

Palestras
Mais que um espaço para negócios de primavera, a Expofeira também é um espaço para a difusão de conhecimento. Com esse objetivo, a exposição terá, amanhã, às 19h, a palestra do professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Sérgio Silva da Silva, que integra o Laboratório de Doenças Parasitárias (Ladopar). O palestrante trará ao público informações sobre “Aspectos econômicos no controle do carrapato e da tristeza parasitária bovina”.  Já no dia 15, a Confraria do Agronegócio terá duas palestras. Uma com a  pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Elen Nalério, sobre “Mercado e o potencial da carne ovina” e do inspetor técnico da Associação Brasileira de Angus, Fernando Velloso, s, obre "Melhoramento genético, reprodutores superiores e impacto na pecuária de corte", e, após, será servido aos participantes uma paella patrocinada pelo Instituto Rio-grandense do Arroz – Irga, e produtos típicos da região.

Expoaula
Para os estudantes da rede de ensino municipal, a Rural realizará mais uma edição do Projeto Expoaula. Serão dois os dias (13 e 14) em que o parque receberá os estudantes. Em virtude do feriado, a programação ficou enxuta neste ano, mas,para o presidente da Associação Rural, o projeto é muito importante, porque serve para que as crianças tenham contato com a rotina do campo. “É valioso porque eles podem enxergar como é a atividade no campo, como é feita uma tosquia em ovelha, uma ordenha, além de que poderem degustar alimentos produzidos na área rural e de excelente qualidade”, afirma Moglia. No ano passado, 1,7 mil alunos de 22 instituições educacionais visitaram a Expofeira.

Homenagem
A Expofeira terá, também, uma homenagem ao diretor Luís Olavo Almeida de Salles, que morreu este ano. Será inaugurada uma placa com seu nome na sala de reuniões do pavilhão central, situada no andar superior do salão nobre.

Shows

Quarta-feira - 12
22h – Grupo Sandim
Quinta-feira - 13
22h – Ênio Medeiros
Sexta-feira - 14
22h – Grupo Quarteto Coração de Potro
          Compasso Crioulo
Sábado - 15
23h – Cristiano Quevedo
          Grupo Sandim
Domingo - 16 
21h – Show/baile - Grupo Os 4 Irmãos
 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 10/10/2016 |

  • Bagé, Quinta-feira 10 de Outubro

    Remate Premium inicia programação de leilões

    Um remate especial. Essa é a definição para a quarta edição do Remate Premium que abrirá, hoje, a programação de leilões da 104ª Expofeira. Realizado pela Agropecuária São Jorge e Estância Rio Negro, o remate já se consagra como uma das melhores...

  • Bagé, Quinta-feira 10 de Outubro

    Conheça os parceiros

    LDN Topografia A LDN Topografia trabalha com agrimensura, georreferenciamento, regularização fundiária, licenciamento ambiental e outorgas. Está localizada na Marechal Deodoro, 367. Telefone: 3242 5138. Realiza, ainda, serviços como projetos...

  • Bagé, Quinta-feira 10 de Outubro

    Capanegra: tradição em pista em mais uma oferta qualificada

    Com uma tradição histórica no trabalho de seleção de animais e focado na pecuária de corte de ciclo completo, a Cabanha Capanegra, localizada em Dom Pedrito, promove, amanhã, seu tradicional remate na Expofeira. Este ano, o estabelecimento de...

  • Bagé, Quinta-feira 10 de Outubro

    Campana e Santa Leontina: excelência em leilão

    Na sexta-feira, à noite, na Associação e Sindicato Rural de Bagé, acontece mais uma edição especial do Remate da Cabanha Campana, de propriedade do criador Mário Moglia Suñé.  A 15ª edição do remate traz como convidada a Cabanha Santa Leontina,...

  • Bagé, Quinta-feira 10 de Outubro

    Segmento projeta próxima safra de soja

    A Emater RS-Ascar divulgou, durante a Expointer, a estimativa para a próxima safra de grãos de verão. Conforme a instituição, a perspectiva de produção é de 29 105 276 toneladas, valor 2,20% maior do que os 28 477 369 colhidos no ano que...

Clique TV
Qualidade de Vida
Assista também:
Daniel em Bagé
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

ORTODONDISTA, Mário Antonio Mezzomo atendeu na clínica do edif. Carlos Brasil sábado (16). Fui ao encontro de meu particular amigo, que sempre tem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.