Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Política

Quem são e o que querem os candidatos a prefeito de Bagé

Crédito: Francisco Bosco

Em virtude da proximidade das eleições municipais, cuja votação está agendada para 2 de outubro, a coluna apresenta, nesta edição, um perfil de cada um dos postulantes ao comando da prefeitura de Bagé, assim como suas cinco principais propostas de gestão.

Divaldo Lara
Divaldo Vieira Lara (PTB) tem 37 anos, é natural de Bagé, nascido e criado no bairro Castro Alves, filho de dona Suzana e de seu Eival. Casado com Priscila Fischer, pai de dois filhos, Rafael e Gabriela. É formado em Gestão Pública, com especialização em Matemática Financeira e Orçamentária. Eleito como o vereador mais votado nas últimas eleições, é o atual presidente da Câmara de Vereadores, estando em seu segundo mandato consecutivo. Ainda jovem, trabalhou, primeiro na olaria de seu pai, na fabricação de tijolos e, depois, na venda de hortaliças para contribuir no sustento da família. Mais tarde, ingressou na política, ajudando os irmãos Luís Augusto e Adriana Lara em campanhas eleitorais. Em 2008, elegeu-se vereador pela primeira vez. 
Propostas
1. Manter a cidade limpa, criando uma disciplina de trabalho, aprimorando o sistema de varredura, além de intensificar a lavagem das principais vias da cidade. Ele promete uma campanha de conscientização.
2. Saúde, investindo o que determina a Constituição e em ações como a contratação de médicos especialistas, revitalização do Programa Estratégia Saúde da Família e a construção de Unidades de Referência, fixadas em quatro zonas da cidade, com ginecologista, obstetra, traumatologista, pediatra, cardiologista e urologista.
3. Redução de cargos públicos, otimizando serviços e economizando durante a gestão, utilizando como exemplo o que fez na presidência da Câmara.
4. Tarifa de água: pretende consolidar a troca na forma de cobrança da água, passando de taxa para tarifa. Ele lembra ser autor da Lei que isenta proprietários da taxa de água para terrenos sem imóvel edificado.
5. Asfaltamento: 50 km de ruas, meta que pretende atingir revitalizando a fábrica de bueiros e incrementando os serviços e as condições da recém-adquirida usina de asfalto.

Carlos Alberto Fico
Carlos Alberto Fico é natural de Bagé, tem 63 anos, é casado com Marlisa  Alágia de Oliveira Fico, tem duas filhas, Luana e Raissa de Oliveira Fico. É médico há 39 anos, formado pela Universidade Católica de Pelotas. Há 30 anos ingressou na atividade política, por ideal. É membro da Irmandade da Santa Casa de Caridade de Bagé, tendo participado da sua Mesa Diretora em muitas oportunidades. Atualmente, é diretor da Unimed da Região da Campanha, da qual foi presidente durante cinco anos. Da sua vida política dedicou oito anos aos dois mandatos que exerceu como vereador, de 1993 a 2000, tendo sido presidente da Câmara de Vereadores. Atualmente, cumpre o mandato de vice-prefeito, pela segunda gestão consecutiva, junto ao prefeito Luís Eduardo Colombo (Dudu). 
Propostas
1. Saneamento Básico: neste setor o candidato pretende estender dos atuais 80% para 100% o tratamento de esgotos, potencializando o processamento do material através da Estação de Tratamento que Bagé possui. 
2. Pavimentação: sua proposta é ampliar os projetos em curso, mantidos pela atual administração, utilizando a Usina de Asfalto que foi adquirida recentemente pela Prefeitura.  
3. Saúde: constam do plano de governo do candidato, para esse setor, a implantação do serviço de radioterapia e a contratação de mais médicos especialistas para qualificar o atendimento à população. 
4. Educação: nessa área, Fico trabalha com as perspectivas de ampliação do Projeto Rodarte e da implementação do Projeto Escola de Turno Integral, assim como criação de novas vagas nas escolas infantis para atender 100% das crianças com idade entre zero a 5 anos.
5. Gestão: pretende manter as conquistas da atual administração e promover algumas mudanças no que for necessário.

Uidson dos Santos
Uidson Ricardo dos Santos (PSL) tem 47 anos, é natural de Rio Grande e casado com Adriana Menezes dos Santos, pai de Adriel Menezes. Começou as suas atividades profissionais aos 14 anos, trabalhando em supermercados. Depois, ingressou no Exército, onde serviu por três anos. Até ingressar nos quadros da Prefeitura Municipal, através de concurso público, em 2007, como agente de trânsito, o candidato também conhecido como Zoinho trabalhou como vendedor de lanches, atividade que, paralelamente, desenvolve até hoje. Ingressou na política em 2009 e concorreu em três oportunidades a cargos eletivos, duas vezes postulando uma cadeira na Câmara de Vereadores e outra à Câmara dos Deputados, então pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).
Propostas
1. Saúde: ele pretende investir em melhorias no setor com  os recursos que espera economizar, reduzindo em 90% as verbas atualmente usadas em propaganda da Prefeitura. Promete colocar bueiros em locais onde existir esgoto a céu-aberto.
2. Valorização dos servidores públicos: sua plataforma de governo contém uma proposta de aumentos progressivos nos salários da categoria até atingir dois salários mínimos brutos como piso.  
3. Asfaltamento: pretende trocar o que chama de “asfalto farelo” por concreto, utilizando recursos do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), de Secretarias Municipais, além da verba que espera arrecadar com a venda de lixo reciclável.    
4. Reciclagem do lixo: também é meta de Zoinho à frente da Prefeitura promover a reciclagem de 100% do lixo produzido na cidade.
5. Geração de empregos: promete conceder incentivos fiscais às empresas que desejarem se instalar em Bagé, oferecendo-lhes melhores condições de infraestrutura, para que absorvam a mão de obra local. 

Francisco Carlos Estigarribia
Francisco Carlos Estigarribia (PSol) tem 55 anos, é natural de Quaraí, no Rio Grande do Sul. Concluiu o Ensino Médio em Montevidéu/Uruguai e completou os estudos na Urcamp, onde cursou Direito. Também é professor de Educação Artística, pós-graduado em Saúde Mental. Casado com Filomena da Rosa Martins, iniciou sua trajetória política na Associação de Moradores do bairro Getúlio Vargas (1985). Foi um dos fundadores do Partido Socialista em Bagé (1986). Foi presidente do Diretório Central de Estudantes (1989), e atuou em movimentos como dos Trabalhadores Sem Terra (MST), dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), dos Desempregados (MTD). Atualmente, é vice-presidente do PSol/Bagé e presidente do Diretório. Trabalha como pequeno produtor rural.
Propostas
1. Desenvolvimento: promete criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, com representantes das entidades da região, como associações de moradores, Secretaria Municipal de Agricultura, Emater, Inspetoria Veterinária e Sindicato dos trabalhadores rurais.
2. Saúde: pretende  criar um Conselho Municipal de Saúde que pense e fiscalize a saúde do município, solucione as necessidades na área e também investigue os casos de negligência.
3. Educação: tem como meta a criação de um sistema informatizado que disponibilize para os professores materiais com vídeos, imagens, textos e exercícios para serem utilizados em sala de aula.
4. Social: quer implementar projetos sociais voltados para diferentes áreas como música, dança, esportes, arte e outras, de interesse da população com o propósito de inserir e educar jovens em risco social.
5. Transporte: deseja municipalizar o transporte público aos poucos. Assim, diz ele, o município poderá aumentar sua arrecadação e, ao mesmo tempo, baixar o valor cobrado na passagem, além de fornecer a gratuidade a estudantes e idosos.

Sapiran Brito
Sapiran Brito (PDT) tem 72 anos. Iniciou sua vida profissional como professor e arte-educador. Foi escoteiro e, posteriormente, executivo do Sesc em Porto Alegre. Foi sócio-fundador da Associação Gaúcha de Arte Educação, do Movimento Gaúcho em Defesa da Cultura, diretor do Clube de Cultura de Porto Alegre e presidente do Conselho Estadual de Artes Cênicas. Como presidente da Associação Nacional de Artistas e Técnicos e conselheiro do Ministério da Cultura teve atuação direta na Constituinte de 1988, nas áreas de educação e cultura. No setor público, foi assessor especial de Alceu Collares, quando prefeito de Porto Alegre, e coordenador das Ações de Políticas Públicas na gestão do Estado. Foi vice-prefeito de Bagé e, por três vezes, atuou como gestor cultural. Sempre foi integrante do PDT.
Propostas
1. Saúde: pretende implantar o Projeto Escola Posto, transformando uma sala ou espaço da escola em enfermaria e consultório médico, fazendo com que todos os bairros de Bagé tenham seu Posto de Saúde. Promete construir 10 novos postos, sendo um volante. 
2. Educação: quer o ensino em dois turnos, em todas as escolas municipais, professores bem pagos e práticas sustentáveis, com hortas, oficinas, laboratórios, esportes e línguas. Também promete um espaço para reforço escolar nas áreas exatas.
3. Segurança: promete criar a Guarda Municipal Armada, com concurso público, buscando qualificação e treinamento necessário dos profissionais da segurança e ampliação do videomonitoramento, em escolas e posto de saúde.
4. Emprego e renda: promete apoiar o empreendedor através da agilidade do serviço público na abertura da pequena empresa, qualificação das cooperativas comunitárias e incentivo às microeconomias e isenção de impostos aos microempreendedores dos bairros mais afastados da cidade.
5. Infraestrutura: pretende reativar a Fábrica de Bueiros e calçar ruas e avenidas por onde passam os ônibus de circulação coletiva e as estradas dos bairros por onde passa a produção agrícola.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.