Bagé / RS, Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Bagé: 205 anos | Caderno: Bagé: 205 anos

Terra de batalhas

por Felipe Valduga


As batalhas estão fixadas na história de Bagé, que, neste domingo, completa seus 205 anos. E, talvez, exatamente por isso, o passado desta terra esteja tão recheado de personagens que se tornaram famosos exatamente por sua luta, bravura e astúcia.
Usar o termo batalhas em um texto que trata sobre o aniversário da Rainha da Fronteira, como é feito neste momento, até pode não ser o ideal para assinalar uma comemoração cujas opções de temas transbordam. Mas esta palavra foi escolhida com um propósito bem definido.
No atual momento em que o país enfrenta a chamada “crise”, que assola de maneira incisiva a área econômica, não se pode dizer que Bagé vive em um mar de rosas. Não. Os reflexos do cenário nacional, em especial no setor financeiro, querendo ou não, sendo admitidos ou não, chegaram à Rainha da Fronteira e, com eles, trouxeram um período de certa tensão: seja de quem quer manter seu emprego, o seu negócio, ou simplesmente o bem-estar tão aguardado com a vinda da aposentadoria.
Isso não quer dizer, contudo, que seja preciso parcimônia desenfreada. É claro que a economia exige cuidado com os gastos do dia a dia, mas a dita “crise” pode, também, servir para que o bageense demonstre o quanto e de que forma a influência das antigas batalhas se impregnou em seu DNA.
O aniversário de Bagé pode servir, quem sabe, para que o povo daqui mostre o quanto é batalhador, seja pela incansável luta diária no seu trabalho, seja pela demonstração de que quem não desiste alcança seus objetivos, seja na busca por inovações que se tornem alternativas viáveis e até promissoras de negócios, seja pela coragem de encarar qualquer cenário como um guerreiro nato.
Não são poucos os economistas que dizem que crises também podem ser oportunidades. Resta ao bageense, então, mostrar que tal afirmação pode, de fato, ser comprovada, e através de um exemplo prático, estimulada pelo simples gesto da atitude.
Para tentar mostrar que passado e presente contam alguns exemplos marcantes de um povo batalhador, este caderno comemorativo pelos 205 anos da Rainha da Fronteira apresenta algumas abordagens que tentam, a sua maneira, destacar trechos da história e da atualidade que representam o povo que aqui vive, assim como seus feitos.
Não bastasse, este produto busca mostrar, também, de forma bem prática, as potencialidades desta terra rica em beleza - histórica, patrimonial ou natural. Até porque esses tópicos podem representar nichos de oportunidades para que, não apenas o bageense, de forma individual, mas toda a cidade, em seu coletivo, tenha consciência de que há perspectivas de desenvolvimento, de crescimento, independente do período.
O recado que se deseja passar, com este especial, vai muito além de um feliz aniversário. Até porque, o parabéns a esta cidade merece ser oferecido todos os dias, por quem aqui vive. A mensagem que se busca emitir é que Bagé tem potencial para superar qualquer crise, basta empenho de todos.

Feliz aniversário, Bagé!

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 16/07/2016 |

  • Bagé, Quarta-feira 16 de Julho

    Arquitetura bageense: a preservação da história de um povo

    Por: Yuri Cougo Dias As ruas de Bagé proporcionam, aos olhares mais atentos, uma “viagem no tempo”. Além das belas paisagens naturais, caracterizadas pela região do Pampa, a cidade também conta com uma forte característica arquitetônica....

  • Bagé, Quarta-feira 16 de Julho

    Uma cidade de tradição

    por Niela Bittencourt O movimento tradicionalista "tem como função principal cultuar, preservar e propagar a história de povo gaúcho". É o que enfatiza o coordenador regional do Movimento Tradicionalista Gaúcho (18ª Região Tradicionalista),...

  • Bagé, Quarta-feira 16 de Julho

    As possibilidades de turismo de Bagé

    por Anderson Ribeiro   Famoso por suas belas paisagens e pela gastronomia irresistível, o Rio Grande do Sul guarda muitas surpresas quando o foco é turismo. Quando se fala em férias e diversão, Bagé também entra para o roteiro turístico, porque...

  • Bagé, Quarta-feira 16 de Julho

    Rádio poste: a voz de Bagé

    por Rochele Barbosa Se existe algo que responda simetricamente à cidade é a Rádio Difusora, imagem sonora da comunidade. A história da rádio se mistura com a vida do italiano, naturalizado brasileiro, Vicente Gallo Sobrinho. Nascido em 1900,...

  • Bagé, Quarta-feira 16 de Julho

    Olhares sobre a história de Bagé

    por Marcelo Pimenta e Silva Com 205 anos de existência, as origens do município são divulgadas pelo contexto histórico do começo do século 19, época em que o território era disputado pelos impérios português e espanhol.  Pesquisas apontam para...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

QUE o presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão estiveram em Santa Maria, sexta-feira (21), isto todos sabem; eles e o governador Eduardo...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.