Bagé / RS, Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Bagé: 205 anos | Caderno: Bagé: 205 anos

As possibilidades de turismo de Bagé

por Anderson Ribeiro
 
Famoso por suas belas paisagens e pela gastronomia irresistível, o Rio Grande do Sul guarda muitas surpresas quando o foco é turismo. Quando se fala em férias e diversão, Bagé também entra para o roteiro turístico, porque dispõe de diversas opções, das quais parte ainda é desconhecida até para os próprios bageenses. E foi pensando nos turistas, e em homenagear o município que está completando 205 anos de emancipação, que a reportagem preparou um roteiro especial e com dicas para os leitores.
O coordenador de Turismo de Bagé, Juliano Munhoz, comenta que o município é composto por diversos pontos com potencial de exploração turística.


- Cemitério dos Anjos, localizado a dois quilômetros do motel Cabanas, abriga o túmulo do coronel Adão Latorre, personagem das revoluções de 1893 e 1923
- Sítio arqueológico e reduções jesuíticas. Apresenta ruínas de construções indígenas, bem como de reduções jesuíticas, contendo mangueiras de pedras e furnas, segundo a lenda local, ainda inexploradas.
- Propriedade rural situada na encruzilhada da estrada do forte, onde foi erguida a 1ª Tablada, em 1916, local próprio para remate de gado e que marcou época, pelo avanço tecnológico usado na época, como luz elétrica e telefone, sendo considerada uma das maiores do Brasil. Cabe frisar que, hoje, a propriedade pertence a um bisneto do cabo “Chico Diabo”.
- Visita à propriedade onde residia o coronel Adão Latorre antes de partir para as revoluções, cujo rancho foi queimado pelos poderosos, enquanto o coronel estava no Uruguai. Hoje, existem no local várias casas, quase uma aldeia, ocupada pelos descendentes de Latorre.

Aventura
 
As planícies do Estado são muito elogiadas em todo o país, mas não é apenas isso que a região da campanha tem para mostrar em termos de belezas naturais. Bagé é cercada de cerros e paisagens exuberantes. Além do Rincão do Inferno, já conhecido pela população, há a oportunidade de conhecer a região das Palmas - principalmente turistas que apreciam aventura.
No turismo de aventura, a pessoa vivencia experiências recreativas que envolvem desafios, proporcionando sensações de liberdade, prazer e superação, podendo ocorrer em meio ambiente natural. Para aqueles que têm interesse por emoções eletrizantes e sensações radicais, nas quais possam se libertar do cotidiano e viver o momento de maneira única.
A região das Palmas é o quinto distrito de Bagé, localizado a 70 quilômetros de distância do centro, no norte do município, ao sul do Rio Camaquã, a leste do arroio Palmas e oeste da BR-153.
Tem como principal atividade econômica a agropecuária, sendo a região mais propícia à criação bovina e agrícola, apresentando uma vegetação nativa, com espinhaços e matagais extensos.        
Na região existem imensas formações rochosas, propícias para práticas de aventura como escalada, montanhismo e rappel. Para o amante do ecoturismo, o local por onde corre o Rio Camaquã é perfeito para apreciar a natureza através de trilhas.
Saindo de Bagé, percorre-se, em média, 60 quilômetros pela BR-153 até Palmas. Do trevo para a direita é o caminho até o Galpão de Pedras; para a esquerda dá acesso à Coxilha das Flores, Rincão do Inferno, Toca do Sapateiro e Cerro do Malcriado.
As casas de pedra foram assim chamadas por haver ali uma enorme aba de rochas formando um galpão. Essas formações serviram de esconderijo para guerreiros na Revolução Farroupilha. O lugar era conhecido dos índios que o chamavam de itaoca (casa de pedra). Possui rochedos de até 80 metros de altura.
*Algumas informações foram obtidas de "Palmas: explorando o turismo de aventura" , de Luiza Reis Pinheiro.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 16/07/2016 |

  • Bagé, Terça-feira 16 de Julho

    Arquitetura bageense: a preservação da história de um povo

    Por: Yuri Cougo Dias As ruas de Bagé proporcionam, aos olhares mais atentos, uma “viagem no tempo”. Além das belas paisagens naturais, caracterizadas pela região do Pampa, a cidade também conta com uma forte característica arquitetônica....

  • Bagé, Terça-feira 16 de Julho

    Terra de batalhas

    por Felipe Valduga As batalhas estão fixadas na história de Bagé, que, neste domingo, completa seus 205 anos. E, talvez, exatamente por isso, o passado desta terra esteja tão recheado de personagens que se tornaram famosos exatamente por sua...

  • Bagé, Terça-feira 16 de Julho

    Uma cidade de tradição

    por Niela Bittencourt O movimento tradicionalista "tem como função principal cultuar, preservar e propagar a história de povo gaúcho". É o que enfatiza o coordenador regional do Movimento Tradicionalista Gaúcho (18ª Região Tradicionalista),...

  • Bagé, Terça-feira 16 de Julho

    Rádio poste: a voz de Bagé

    por Rochele Barbosa Se existe algo que responda simetricamente à cidade é a Rádio Difusora, imagem sonora da comunidade. A história da rádio se mistura com a vida do italiano, naturalizado brasileiro, Vicente Gallo Sobrinho. Nascido em 1900,...

  • Bagé, Terça-feira 16 de Julho

    Olhares sobre a história de Bagé

    por Marcelo Pimenta e Silva Com 205 anos de existência, as origens do município são divulgadas pelo contexto histórico do começo do século 19, época em que o território era disputado pelos impérios português e espanhol.  Pesquisas apontam para...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Social

Divulgação/FS

NA PROVA DE REDAÇÃO da FUVEST – Fundação Universitária para o vestibular –  USP, dia 6 de janeiro, a redação trouxe o seguinte tema: “De que...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.