Bagé / RS, Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral

Cidade ocupa a 14ª colocação no Idese do Estado

Evento ocorreu no auditório do IFSul
Evento ocorreu no auditório do IFSul
Crédito: Anderson Ribeiro

Os números relativos à educação bageense foram expostos, na manhã de ontem, pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). O evento, realizado no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), contou com a exposição do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) da cidade, pelo pesquisador e economista Thomas Kang. De acordo com a última atualização dos dados, feita em 2013, o setor teve avanços.
Dos municípios com mais de 100 mil habitantes no Rio Grande do Sul, Bagé ocupa a 14ª colocação, com o índice de 0,70. Cabe salientar que o cálculo da fundação de economia estipula uma nota de zero a um. Até 0,49, a cidade é classificada com baixo desenvolvimento. De 0,5 a 0,79 é apontada com médio. Já a que obtiver um número igual ou acima de 0,8 até um, é considerada de alto desenvolvimento.
Numa comparação entre os dois últimos anos com resultados divulgados, Bagé teve uma elevação no Idese. O indicador, em 2012, apontava 0,68 e a cidade ocupava a 15ª colocação. Já em 2013, houve uma suba de 3,2 %. Com isso, o município atingiu a marca de 0,708 e a cidade alcançou a 14ª posição na tabela.

Resultado é positivo

Especificamente no setor da Educação, há uma divisão de blocos para a obtenção da média final: Ensino Fundamental (séries iniciais e finais), Ensino Médio, escolaridade adulta e pré-escola. Dentro dessas subdivisões, o eixo que mais mostrou avanços foi a pré-escola. Nesse segmento, os números começaram a avançar em 2009, com 0,641. O melhor indicador foi registrado em 2013, com 0,7. Já no Ensino Médio, a situação é contrária. Em 2007 e 2008, a FEE apresentava a pontuação máxima para o município – um. Durante os anos seguintes, o indicador caiu. No levantamento recente, de 2013, consta para o referido grau escolar, 0,87.
Na média final das quatro subdivisões, Bagé apresentou, em 2013, um índice de 0,7. A pesquisa evidencia um crescimento, pois no ano anterior o resultado para o setor correspondia a 0,68.
Para Kang, Bagé conta com números positivos na Educação. “Essa apresentação para os professores foi muito importante, pois a análise é feita por quem fica dentro de um escritório em Porto Alegre. Às vezes, é bem diferente do que o professor enxerga, pois ele tem o contato direto na sala de aula”, destaca.

Avaliação 

A secretária de Educação, Nádia La-Bella, apresentou um levantamento do município. Atualmente, Bagé conta com 23 escolas de Educação Infantil, 34 de Ensino Fundamental, quatro na zona rural e uma técnica. No total 12 414 alunos integram a rede de ensino. “Esses números expressam um trabalho que é desenvolvido há mais de uma década. Ainda não saiu o Idese do ano passado, mas estamos crescendo cada vez mais. Isso representa o comprometimento de cada professor e gestor. Sabemos que temos muitas coisas a melhorar e avançar, mas temos que fazer uma avaliação também do que crescemos”, finaliza.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 12/07/2016 | Geral

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Julho

    Auditores da Receita Federal podem entrar em greve

    Conforme informações da assessoria de imprensa da delegacia do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal em Porto Alegre, a categoria realiza manifestação, hoje, na capital gaúcha. Isso em frente ao prédio do Ministério da...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Julho

    Santa Casa recebe aparelho de oxigênio

    Uma iniciativa encampada pelo Distrito 4780 do Rotary Internacional culminou, ontem, com a doação de um equipamento de alto fluxo de oxigênio para o Centro de Atendimento Intensivo (CTI) Neonatal da Santa Casa de Caridade de Bagé. O aparelho foi...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Julho

    Massa de ar polar deve atingir a região na próxima semana

    Após uma sequência com temperaturas mais altas e dias chuvosos, principalmente na região da Campanha, hoje deverá haver predominância de tempo seco, sem queda da temperatura. Contudo, amanhã, há possibilidade de nova precipitação, que deve...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Julho

    Começa Semana de Bagé

    A semana de comemoração aos 205 anos de Bagé começou ontem: a apresentação da fanfarra da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada estava prevista para ocorrer no largo Tarcísio Taborda, na praça Carlos Telles. Porém, devido à chuva, o cenário...

  • Bagé, Quarta-feira 12 de Julho

    Arte na Vitrine destaca produção de artistas locais

    A 24ª edição do projeto Arte na Vitrine, que expõe obras de artistas bageenses junto ao comércio local, terá sua abertura oficial amanhã, às 19h, em coquetel agendado para ocorrer junto à Casa de Cultura Pedro Wayne. Até o dia 17, durante as...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Os olhos do espírito só se abrem à luz quando atinge-se a maturidade adquirida na correção das rotas do viver”
MP
 
Minuano gelado; coração...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.