Bagé / RS, Sábado, 22 de Julho de 2017
Siga-nos:

Notícia

Dia do Trabalho | Caderno: Dia do Trabalho

Tecnologia é tendência de mercado

Com a evolução tecnológica e uma sociedade cada vez mais informatizada, há também uma maior demanda por profissionais especializados. Pesquisas apontam que as vagas no mercado de trabalho para profissionais que lidem com informática deverão aumentar ainda mais, isso porque as novas tecnologias estão presentes no dia a dia, principalmente pelo uso de equipamentos e aparelhos portáteis como tablets, smartphones, notebooks e vídeo games.
O profissional de Tecnologia de Informação (TI) que for capacitado para atuar neste mercado, seja com montagem e manutenção de computadores, processamento de dados, instalar e configurar redes, tecnologia da comunicação, desenvolver sistemas e websites, entre outros nichos deve estar sempre em busca de novos conhecimentos.
Recente pesquisa realizada pela Consultoria IDC, mostra um otimismo em relação à evolução do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação (TI) ao longo dos próximos meses. A consultoria, apesar de ainda não ter revelado os números de 2015, estima uma expansão na ordem de 2,6% nos investimentos em TI realizados no Brasil em comparação com o período anterior. Dessa forma, o setor deve manter um faturamento superior aos 60 bilhões de dólares, mesmo diante de um cenário econômico adverso. Os investimentos previstos terão como norte uma busca das organizações por eficiência a partir do uso de recursos computacionais e por diferenciação competitiva.
É importante que o interessado em integrar nesse ramo pesquise a respeito dos cursos disponíveis e dedique-se em ser um profissional a altura do esperado pelas empresas mais exigentes. Dessa maneira, vai construir sua carreira de maneira sólida e ser respeitado por seu trabalho. O salário inicial tem média de R$ 2000.

Conhecimento acadêmico
A acadêmica do 7º semestre de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Katrini Torres, 21 anos, comenta que entrou por acaso no curso. “Sei que o mercado de trabalho é amplo e está em constante crescimento. Porém, penso em ir para o lado acadêmico”, salienta.
Katrini enfatiza sua preferência por programação e software. “É o que mais gosto. Mas somos habilitados para tratar da parte física do computador. Nossas disciplinas têm bastante teoria. No entanto, temos mais de quatro laboratórios. Assim, podemos praticar e aperfeiçoar o conhecimento passado pelos professores”, destaca.
A acadêmica afirma que seu objetivo é concluir a graduação e ingressar, diretamente, no mestrado. “Gosto muito da área. Aqui em Bagé, ainda não é tão desenvolvida. Mas o leque de opções para criador de softwares e programador é enorme. Se não tiver como fazer mestrado aqui na cidade, tentarei Pelotas”, encerra.

Oportunidade profissional
Humberto Silveira, que atua na área, comenta que sempre teve o interesse pela informática. “Mas a vontade de trabalhar na área começou após a realização de um curso de hardware que me foi oferecido pelo quartel. Após eu ter saído do exército, comecei a estudar mais sobre o assunto  e buscar um aperfeiçoamento. Em 2009, passei a trabalhar com recarga de cartuchos e toner para impressoras, onde fiquei por três anos. Nessa época já tinha interesse pela parte de programação e estudava por conta própria quando tinha tempo livre”, relata.
Silveira trabalha há seis anos na área, sendo três com programação. “Surgiu a oportunidade de trabalhar de fato com programação e resolvi trocar da área do hardware para o desenvolvimento de software para web e mobile, onde estou até o momento. Acredito que o mercado esteja se expandindo, pois estamos cada vez mais dependentes da tecnologia. Apesar de o mercado local ainda ser pequeno, cada vez mais pessoas se interessam pela área, com isso esperamos que surjam mais empresas e oportunidades para o nosso mercado”, completa.
O programador fala da importância da capacitação. “Indo para as capitais, o mercado é bem mais forte. Porém, exige alto grau de conhecimento prático, certificações e Ensino Superior comprovado. O que mais gosto na profissão é o ambiente de trabalho mais informal; trabalho em equipe; constante evolução no aprendizado tecnológico e a possibilidade de trabalhar de forma remota (home office)”, finaliza.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 30/04/2016 |

  • Bagé, Sábado 30 de Abril

    PASSADO, PRESENTE E FUTURO

    Falar sobre uma data que destaca a atuação de todos os trabalhadores não é nada simples, até pela amplitude do tema. Em todos os cantos, seja onde for, são os trabalhadores, de fato, que fazem o mundo “girar”. São eles, através de sua dedicação e...

  • Bagé, Sábado 30 de Abril

    Empregos formais dividem espaço com o empreendedorismo

    O mercado de trabalho no país passa por um momento difícil, muito em virtude do aumento do desemprego. Em Bagé, o número de vagas formais tem se mantido dentro da média histórica dos últimos anos. O que chama a atenção é a busca dos trabalhadores...

  • Bagé, Sábado 30 de Abril

    As “marcas e sinais” de Roberto Soares Silveira

    Desde os primórdios da pecuária de larga escala, as cabeças de gado são marcadas ou sinalizadas, para que a posse do animal seja identificada. O desenho registrado também é visto como uma oportunidade para o criador alcançar reconhecimento,...

Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

Fábio Lucas

COM NARRATIVA atraente, aquela que faz o leitor ler da primeira à última página, no caso 96, “IWAR BECKMAN, O Pai do Trigo no Brasil” é publicação...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.