Bagé / RS, Sábado, 23 de Setembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Dia do Trabalho | Caderno: Dia do Trabalho

As “marcas e sinais” de Roberto Soares Silveira

Desde os primórdios da pecuária de larga escala, as cabeças de gado são marcadas ou sinalizadas, para que a posse do animal seja identificada. O desenho registrado também é visto como uma oportunidade para o criador alcançar reconhecimento, conforme as avaliações positivas do gado. A Rainha da Fronteira é famosa por ter uma identidade sólida do “homem do campo”. A tradição preservada nas gerações familiares faz com que a economia local seja voltada para o setor. Devido a esse contexto, profissões antigas ainda permanecem fortes no município. É o caso dos ferreiros. O jornal FOLHA do SUL conversou com Roberto Soares Silveira, 73 anos, que há 52 atua no ramo.

Trajetória
O relacionamento do ferreiro com a tradição do campo começa em 1964. Após dar baixa do exército, Silveira aposta na oportunidade de trabalhar com o tio João Mendonça, num estabelecimento localizado na avenida General Osório. “Aprendi com ele como fazer uma marca de gado. Trabalhei durante 15 anos com meu tio e mais 15 com um primo”, ressalta.
Em 1994, Silveira passa a trabalhar sozinho, só que em novo endereço: na rua Marcílio Dias, local que permanece até os dias atuais. A partir daí, o ferreiro começa a se consolidar dentro do mercado de trabalho e passa a ter sua própria clientela.

Negócios
Silveira conta que leva em média um dia e meio para fazer uma marca e dois dias e meio para um sinal. Mesmo sem uma estimativa mensal de atendimentos, ele relata que tem clientes oriundos de pelo menos 13 municípios: Bagé, Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, Santana do Livramento, Caçapava do Sul, Santa Vitória do Palmar, entre outros.
O curioso de Silveira é de que o profissional é um claro exemplo da tradição que é passada de pai para filho, dentro das famílias ligadas ao campo. Ele afirma que já trabalhou para avôs, filhos e netos de várias figuras tradicionais do setor primário na região da Campanha. “Faço serviço também para produtores de entidades como a Arco – Associação Brasileira de Criadores de Ovino – e o HBC – Herd Book Collares, de Pelotas”, observa.

Futuro
Mesmo que a profissão de ferreiro seja apontada pelos historiadores como uma das primeiras do mundo, Silveira diz acreditar que o serviço de marcas e sinais deve ser extinto ao longo dos anos. Ele elenca dois motivos: o primeiro é o desinteresse dos jovens pela função. Já o segundo está relacionado ao surgimento de novas tecnologias. “A tendência é de que os produtores comecem a usar chips, pois não causa tantos danos no corpo do animal”, compreende.
Mesmo que a tradição acabe, as marcações a fogo, forjadas por Silveira, serão cultuadas e utilizadas pelas famílias. Independente das mudanças previstas para o futuro, o legado de Roberto Soares Silveira ficará “marcado nos Pampas” . 

Como fazer um registro

O interessado deve levar o desenho na Casa do Produtor, localizada na avenida Santa Tecla, 2 780. O serviço no local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Direitos e deveres
A marca garante a propriedade e o uso exclusivo dentro do município. O titular deve mantê-la em uso até a data final de possíveis recadastramentos. A busca prévia da marca é obrigatória, com o objetivo de verificar se já existe outra semelhante já registrada.
Custo
O interessado deve pagar uma taxa de R$ 76,32, conforme tabela anual divulgada pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). O recibo para pagamento é expedido no setor de marcas e sinais, na Casa do Produtor, e pode ser pago em bancos, lotéricas e supermercados.
Documentação exigida
Identidade, CPF, Inscrição Estadual e informações complementares (endereço residencial, localidade rural e número de telefone).
Medida máxima
Onze centímetros
Sinal
Segue as mesmas regras das marcas, exceto na distância. Um sinal não pode ser igual ao outro numa distância de seis quilômetros perifocais.

Números em Bagé (a partir de 1950)
Marcas – 8 386
Sinais – 4 064

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 30/04/2016 |

  • Bagé, Sábado 30 de Abril

    PASSADO, PRESENTE E FUTURO

    Falar sobre uma data que destaca a atuação de todos os trabalhadores não é nada simples, até pela amplitude do tema. Em todos os cantos, seja onde for, são os trabalhadores, de fato, que fazem o mundo “girar”. São eles, através de sua dedicação e...

  • Bagé, Sábado 30 de Abril

    Empregos formais dividem espaço com o empreendedorismo

    O mercado de trabalho no país passa por um momento difícil, muito em virtude do aumento do desemprego. Em Bagé, o número de vagas formais tem se mantido dentro da média histórica dos últimos anos. O que chama a atenção é a busca dos trabalhadores...

  • Bagé, Sábado 30 de Abril

    Tecnologia é tendência de mercado

    Com a evolução tecnológica e uma sociedade cada vez mais informatizada, há também uma maior demanda por profissionais especializados. Pesquisas apontam que as vagas no mercado de trabalho para profissionais que lidem com informática deverão...

Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

TERÇA-FEIRA (26), vai realizar-se “Fórum Regional em defesa da igualdade de gênero; articulação da universidade, gestão pública e movimentos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.