Bagé / RS, Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017
Siga-nos:

Notícia

Natal 2015 | Caderno: Natal 2015

Uma data para refletir

A chegada do Natal, um dos principais feriados do ano, modifica a rotina de todos. Até porque é época de celebrar o nascimento de Jesus Cristo, de ir às compras para encontrar o presente perfeito para os entes mais queridos, de enfeitar a casa, de se preparar para receber visitas, ou mesmo ser o visitante.
De um modo geral, esses pontos mencionados integram o papel que cada um representa nesta fase do ano, seja parcial ou integralmente. Mas o Natal tem algo a mais.
Talvez esse sentimento quase indecifrável, como se uma meta muito buscada esteja sendo concretizada, se associe aos primórdios dessa celebração. Uma das teorias históricas aponta que, antes de ser estabelecido como data oficial da comemoração, por volta do século quatro, o 25 de dezembro era muito mais amplo. Sim, as celebrações teriam um total de 12 dias, em uma espécie de alusão ao tempo que os três reis magos demoraram para chegar até Belém. Quem sabe, por isso, o sentimento de fraternidade não se resuma unicamente àquele dia 25.
Pode ser, ainda, que o afeto que se manifesta nas pessoas seja a partilha de sentimentos de uma das origens cogitadas para o Papai Noel. Pesquisadores dizem que se trata de uma alusão a um bispo boa praça, do século três, que costumava colaborar com os mais pobres entregando moedas. Segundo apontamentos, ele as deixava perto das chaminés. Talvez aí esteja mesmo toda a explicação para o papai Noel, ao menos para ele.
Mas esse círculo de pensamentos, porém, pode ser – como alguns argumentam – apenas a influência de campanhas publicitárias que teriam tornado o Natal um feriado a mais, e, simplesmente, voltado ao consumismo. Dados históricos sobre isso são de conhecimento público, mas, querendo ou não, o Natal já existia, o Papai Noel apenas não tinha uma face e aspectos definidos. Independente disso, o Natal - é preciso reiterar - tem algo a mais.
É bom lembrar que, nesta época, o momento mais marcante – sem contar a hora de abrir os presentes, até porque é a hora da festa dos pequenos – é aquela ceia, à noite, com toda a família reunida. Aquele sorriso, da mãe, do pai, dos irmãos e avós, dos filhos, deve ser o principal motivo para o Natal ser tão aguardado. Evidentemente que momentos como esses despertam o nosso lado mais humano, de zelar pelo próximo, de buscar compreender todos os lados de uma história, de dar atenção a quem precisa.
O Natal, seja qual for o seu verdadeiro motivo para existir até hoje, traz-nos, naturalmente, felicidade. E não pela folga, pelo presente recebido, mas pelo carinho, pela oportunidade de confraternizar e acalmar aquela saudade das pessoas que mais nos fazem bem. É isso, o Natal pode ser definido como um momento do bem, de fazer o bem.
É bem possível, também, que a comemoração do Natal dias antes da chegada de um novo ano sirva exatamente como uma preparação para nos transformarmos em algo melhor, para o novo período que esta por vir. Para repensarmos nossas ações e passarmos a adotar atitudes que nos tornem melhores.
Neste 25 de dezembro, celebre, presenteie, acabe com a saudade, e, ainda, se possível, reflita, pense em como se tornar melhor, para você e para os outros. Não precisa se tornar aquele boa praça que distribuía moedas, apenas alguém que faça o bem.
Feliz Natal!

Felipe Valduga
Editor Geral

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 24/12/2015 |

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Celebração com multiplicidade cultural

    O Brasil tem como uma de suas maiores riquezas a sua multiplicidade cultural baseada nos povos que migraram para auxiliar em seu desenvolvimento. Em Bagé não é diferente. A cidade fronteiriça abriga representantes de comunidades uruguaias,...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Solidariedade e entretenimento transformam Bagé

    "Uma grande corrente de ajuda", é assim que a voluntária Camila Gomes se refere ao Natal Solidário. A ação buscou arrecadar brinquedos e alimentos para famílias dos bairros mais carentes da cidade. Uma semana antes do Natal, o grupo de 25...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Natal em tempos de crise

    Em tempos "bicudos" a melhor opção é ser criativo. Vivemos dias difíceis, incertezas, instabilidade, alta do dólar, volta dos juros e da tão ameaçadora inflação. Quem tem mais de 30 anos já conviveu com situação parecida. O fato é que não podemos...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    A tradição de enfeitar as casas

    O fim do ano chegou e com ele aproximam-se as festas natalinas. Nas ruas, já podemos ver casas e prédios enfeitados, árvores de Natal, pisca-piscas, papais noéis, guirlandas e diversos tipos de enfeites que agradam aos olhos de muita gente. Há...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    A rotina de quem troca a ceia pelo trabalho

    “Este ano sentirei mais que os outros. Tenho uma filha pequena, a Gabriela, com 4 anos, e é uma data importante, mas sei que, além de cumprir meu dever como enfermeira, estarei junto a minha segunda família, o Samu”, relata a enfermeira Elisa...

Clique TV
Segunda edição do festival de fondue da região
Assista também:
Técnico e jogadores do jalde-negro convidam torcida para a decisão da Segunda Divisão
Clique Social

Coluna Social

  “O lado positivo das quedas é a descoberta das forças. São os percalços que nos mostram realmente quem somos e o poder que trazemos em nossas...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.