Bagé / RS, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Natal 2015 | Caderno: Natal 2015

Solidariedade e entretenimento transformam Bagé

"Uma grande corrente de ajuda", é assim que a voluntária Camila Gomes se refere ao Natal Solidário. A ação buscou arrecadar brinquedos e alimentos para famílias dos bairros mais carentes da cidade. Uma semana antes do Natal, o grupo de 25 voluntários já havia conseguido mais de 100 quilos de alimentos e 300 brinquedos. A parceria com empresas também ajudou, uma vez que os estabelecimentos se tornaram ponto de coleta. Além disso, um show musical e uma partida de futebol foram determinantes para o sucesso do Natal Solidário.
A iniciativa começou com um grupo de amigas. A ajuda, porém, não veio apenas por meio de brinquedos e alimentos, mas de artistas que, sensibilizados, resolveram mobilizar a comunidade em um dia de confraternização. Participaram artistas como Rochinha Energia, de Porto Alegre, Celinho e Banda, EhtudoNosso, Inhuysamba, Dhamballa, Ricardo Vinhas e Jean Saliba. Isso na Arena das Estrelas. Alimentos arrecadados no jogo com Paulo Brito, promovido pelo Guarany, também foram doados para o grupo. Uma verdadeira comoção pelo bem.

Parcerias que multiplicam
Até o ano passado, apenas Jocilene Gomes e Verônica Vasconcelos juntavam dinheiro para comprar brinquedos e distribuir nos bairros. Em média, 300 eram comprados. A parceria, assim, possibilitou que mil fossem distribuídos nesta edição. A transformação do Natal 2015 também veio de iniciativas como a do pastor do Templo Independente Jesus Cristo da Fé, Agnaldo Barreto Gonçalves. No ano passado, ele arrecadou sete mil brinquedos. Este ano, pela quantidade expressiva, não conseguiu contabilizar o montante.
São 15 anos de trabalho voluntário, que conta com muitas parcerias. Ele garante que as empresas bageenses ajudam quem se disponibiliza a organizar esse tipo de atividade. Foram mais de 80 participantes. Um show gospel foi apresentado para a comunidade atendida, que se concentrou na rua Salgado Filho, na quadra do antigo Vigil, que foi fechada para a festa. Além de brinquedos, foram distribuídos alimentos. A motivação, segundo ele, é apenas fazer o bem.

Pequena grande atitude
Os empresários Gélson Rochel e Hanie Brum mobilizaram seus clientes e amigos na arrecadação de panetones. Hanie conta que, quando o casal morava na cidade de Caxias do Sul, adotava cartinhas, como muitos bageenses fazem (sejam aquelas do Papai Noel dos Correios ou do Movimento da Mulher Gaúcha). Depois, passaram a arrecadar brinquedos e levar aos bairros mais pobres. "Mas, ano passado, uma coisa em especial nos chocou: tínhamos bolas, bonecas, até bicicletas que nos doaram, mas as crianças queriam os poucos panetones que tínhamos dentro do carro", conta.
Por isso, neste ano, resolveram focar apenas nos panetones. "Muitas crianças podem marcar o seu Natal por ver tanta propaganda de consumismo e não ter nada em casa", justifica a iniciativa. "O ano sempre passa muito rápido e não temos tempo de fazer o bem que deveríamos aos nossos próximos necessitados. Nesta data, em que todos estão mais sensíveis, resolvemos aproveitar para fazer algo bom", acrescenta. 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 24/12/2015 |

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Celebração com multiplicidade cultural

    O Brasil tem como uma de suas maiores riquezas a sua multiplicidade cultural baseada nos povos que migraram para auxiliar em seu desenvolvimento. Em Bagé não é diferente. A cidade fronteiriça abriga representantes de comunidades uruguaias,...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Natal em tempos de crise

    Em tempos "bicudos" a melhor opção é ser criativo. Vivemos dias difíceis, incertezas, instabilidade, alta do dólar, volta dos juros e da tão ameaçadora inflação. Quem tem mais de 30 anos já conviveu com situação parecida. O fato é que não podemos...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    Uma data para refletir

    A chegada do Natal, um dos principais feriados do ano, modifica a rotina de todos. Até porque é época de celebrar o nascimento de Jesus Cristo, de ir às compras para encontrar o presente perfeito para os entes mais queridos, de enfeitar a casa,...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    A tradição de enfeitar as casas

    O fim do ano chegou e com ele aproximam-se as festas natalinas. Nas ruas, já podemos ver casas e prédios enfeitados, árvores de Natal, pisca-piscas, papais noéis, guirlandas e diversos tipos de enfeites que agradam aos olhos de muita gente. Há...

  • Bagé, Quarta-feira 24 de Dezembro

    A rotina de quem troca a ceia pelo trabalho

    “Este ano sentirei mais que os outros. Tenho uma filha pequena, a Gabriela, com 4 anos, e é uma data importante, mas sei que, além de cumprir meu dever como enfermeira, estarei junto a minha segunda família, o Samu”, relata a enfermeira Elisa...

Clique TV
Novo Polo na Tterrasul
Assista também:
Casa & Conforto
Clique Social

Coluna Social

“Engana-se quem acha que a riqueza e o status atraem inveja. As pessoas invejam mesmo o sorriso fácil, a luz própria, a felicidade simples e...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.