Bagé / RS, Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Geral | Caderno: Campo

Irga divulga prejuízos das chuvas para as lavouras do Estado

Setor foi prejudicado com o alto volume de precipitação
Setor foi prejudicado com o alto volume de precipitação
Crédito: Fernando Moura

O Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) divulgou um levantamento sobre o impacto das fortes chuvas para as lavouras gaúchas. Dos 286 986 hectares semeados até a última sexta-feira, 18 308, ou seja, 6,4%  foram atingidos pelas enchentes, com um replantio de 1 365 hectares ou 0,48% da área. De acordo com o departamento técnico do Irga, o restante da área atingida ainda está sob observação para avaliar a necessidade de replantio.
Nas últimas três semanas, a evolução da semeadura reduziu drasticamente em todas as regiões arrozeiras. De acordo com o último levantamento realizado pelo departamento de política setorial do Irga, em 23 de outubro, a área semeada era de 286 986 hectares, 26,5% da área estimada. As regiões que estão com o plantio mais atrasado são as Planícies Costeira Externa (PCE) e Interna (PCI) e a Depressão Central, que apresentam, respectivamente, 9,59%, 14,51% e 10,49% da área pretendida plantada. Pela média da evolução da semeadura dos últimos cinco anos, nesta mesma época, 46% da área já deveria estar semeada.
Na safra 2015/2016, os produtores gaúchos declararam uma intenção de plantio de 1 083 638 hectares. Eles têm ainda até o dia 10 de novembro para a implantação de sua lavoura, no período de semeadura considerado ideal pela pesquisa.  Entre os efeitos que devem ser sentidos pelos produtores em consequência das chuvas, o departamento técnico destaca o atraso na semeadura, perdas de áreas já plantadas e aumento de custos.
Da área que estava preparada e pronta para ser semeada foram atingidos 136 824 hectares. Nessas áreas, o produtor terá que arcar com as despesas para a sua recuperação, com um novo preparo e remontagem das taipas. Além disso, deve enfrentar dificuldades com os tratos culturais nas áreas já semeadas. É importante destacar, ainda, que em várias propriedades ocorreram ventos fortes e chuva de granizo, que danificaram telhados de casas e instalações rurais.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 29/10/2015 |

  • Bagé, Quinta-feira 29 de Outubro

    Clima impactará na produção de uva

    As chuvas torrenciais do mês de outubro fizeram com que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) estimasse queda superior a 30% na safra de uva neste ano. A informação foi divulgada no site Agrolink e destaca que a entidade observa que, em 2015,...

  • Bagé, Quinta-feira 29 de Outubro

    Parque Olavo de Almeida Macedo sedia ExpoLavras 2015

    Uma das principais exposições agropecuárias do Rio Grande do Sul inicia hoje. A ExpoLavras terá remates, atividades de raças e atrações artísticas e culturais, culminando com a segunda etapa da feira de primavera de terneiros de Lavras do Sul....

  • Bagé, Quinta-feira 29 de Outubro

    Estado já realizou 46 mil exames para detectar o mormo

    Desde que foi observado o primeiro caso de mormo no Rio Grande do Sul, em junho passado, já foram realizados mais de 46 mil exames no Estado. Desse total, foram detectados, até o momento, 16 testes positivos para a enfermidade. O número foi...

  • Bagé, Quinta-feira 29 de Outubro

    ExpoLavras 2015 inicia hoje

    A ExpoLavras 2015, que começa hoje, trará uma programação com diversas atrações, desde eventos comerciais para o agronegócio, como apresentações artísticas e culturais para toda a comunidade. Conforme o presidente do Sindicato Rural do...

  • Bagé, Quinta-feira 29 de Outubro

    Cabanha Campana é destaque em Jaguarão

    No final de semana ocorreu mais uma programação de exposição morfológica da raça Crioula. O município de Jaguarão recebeu 44 animais para a mostra. Na categoria fêmeas o destaque ficou para Campana Têmpera, filha de Mananero Jalisco e Campana Ida...

Clique TV
Qualidade de Vida
Assista também:
Daniel em Bagé
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

ORTODONDISTA, Mário Antonio Mezzomo atendeu na clínica do edif. Carlos Brasil sábado (16). Fui ao encontro de meu particular amigo, que sempre tem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.