Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Esportes

As memoráveis conquistas

Os campeões gaúchos de 1925
Os campeões gaúchos de 1925
Crédito: Reprodução/FS

 
No dia 4 de agosto de 1985, a comunidade bageense recebia com profundo pesar a notícia da morte do odontólogo Turíbio Alcalde, justamente um dia antes de o Grêmio Esportivo Bagé completar 65 anos de fundação. Ele foi um dos fundadores do clube, numa quinta-feira, 5 de agosto de 1920. E lembrava que as dificuldades financeiras do 14 de Julho e a falta de atletas pelo Rio Branco levaram à fusão que resultou na criação do novo clube, o jalde-negro que hoje completa 95 anos de atividade esportiva. O exemplo de Turíbio encontrou seguidores no filho, o também odontólogo Luís Carlos Osório Alcalde, que presidiu o clube por 19 vezes, e no bisneto Rafael Alcaldez Rodriguez.
Uma página inesquecível na história de mais de nove décadas do Bagé foi escrita por Júlio, Antônio e Fortunato; Misael Romero, Aníbal Machado e Catulino Moreira; Leonardo, Pascoalito, Oliveira, Páscoa e João, vencendo o Grêmio em plena Porto Alegre, por 2x1, e trazendo para Bagé a Taça CBD, pela conquista do título estadual. Em 1940, jogadores como Veliz, Júlio, Ganchinho, Jorge, Laerte, Cabeça d`Água, Ripalda, Rodrigues, Antônio Fierro, Zapirain, Tupã, Salvador Rubilar, Melado, Charles e Santana encantaram novamente o Rio Grande do Sul, novamente em Porto Alegre, ganhando os amistosos diante do Força e Luz, Grêmio e Cruzeiro. Na mesma década, o Bagé goleou por 6x1 a seleção gaúcha, formada basicamente pelo notável time do Rolo Compressor do Internacional. Outra memorável façanha do Bagé, o título de Campeão do Centenário, em outubro de 1959, com uma equipe formada por Antoninho, Gabriel, Sidnei, Carioca e Nélson Teixeira; Roberto Caramuru e Henrique Andrade; Carlos Cabral, Euzébio, Tupanzinho e Carmelo Storniollo. Dos remanescentes do grande feito, apenas o eletricitário aposentado Euzébio Bertoldo Tavares, catarinense de Criciúma, reside na Rainha da Fronteira. Ferreira, Rocha, Otávio, Pedrinho e Carlos; Miconga, Paulo Sérgio Brasil e Negrinho (Aía); Oli, Neco e Derli foram os responsáveis, em 15 de dezembro de 1974, pelo título da Taça Governador do Estado.
Homenagem
Em sessão especial a ser realizada hoje, a partir das 19h, a Câmara Municipal de Vereadores vai assinalar a passagem dos 95 anos de fundação do Grêmio Esportivo Bagé, sendo convidados para o ato dirigentes e torcedores jalde-negros e a comunidade em geral.
Comemoração
O  clube vai assinalar festivamente a data com jantar programado para o dia 29 de agosto, no salão de festas do estádio Pedra Moura. Os convites, a R$ 30, já estão sendo comercializados pelos dirigentes jalde-negros.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 05/08/2015 | Esportes

  • Bagé, Segunda-feira 05 de Agosto

    Árbitros sob avaliação

    Vinculados à Delegacia de Bagé da Comissão Estadual de Arbitragem, vários árbitros de futebol passaram, no fim de semana, em Porto Alegre, pelo processo de avaliação. Na parte física, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, a exceção ficou...

  • Bagé, Segunda-feira 05 de Agosto

    Resumo esportivo

    ESPORTE AMADOR – Associação Atlética Gente Bem completa, hoje, 58 anos de marcante presença no cenário esportivo da cidade. Sua história foi objeto do bem-elaborado livro “Reminiscências”, lançado, em 2009,  pelo engenheiro agrônomo Walfredo...

  • Bagé, Segunda-feira 05 de Agosto

    A expectativa alvirrubra

    Sob o comando do treinador Jesus Antônio Munhoz Padilha (Totonho), a categoria sub-17 do Guarany continua trabalhando intensamente, com treinamentos no CT Alvirrubro, no Complexo Esportivo Presidente Médici. Jogadores como os jovens Jelsom e...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.