Bagé / RS, Quarta-feira, 24 de Maio de 2017
Siga-nos:

Notícia

Dia do Trabalho | Caderno: Dia do Trabalho

Os ensinamentos: desafios dos professores


Ensinar não é mais que aprender, é muito além disso, é mais simples que isso, ensinar nada mais é que aprender.


Conforme a professora,enfermeira e especialista em Enfermagem do Trabalho e Saúde Pública, Elisiane Marques Lopes, ensinar é aprender. "É uma comunhão, um conjunto de saber fazer e saber aprender. Um saber que não se dá solitariamente, que não se esgota, precisamos de uma mão, uma ajuda, precisamos comungar de ideais em comum", comenta.
Elisiane destaca que, para que ocorra a aprendizagem, é necessário que o aluno se sinta mobilizado,  esteja instigado a resolver  um  problema. Somente a  partir daí   os  conteúdos  disciplinares  ganham significação, permitindo ao aluno o estabelecimento de relações entre o conteúdo e a realidade e, por fim, o desenvolvimento de aprendizagens efetivas.
"Devemos fazer com que os alunos estejam curiosos e com vontade de aprender sobre os conteúdos que serão abordados, só assim estarão engajados nas situações de aprendizagem", recomenda.
A professora destaca que o curso Técnico em Segurança do Trabalho privilegia a prática de estudos de caso e do meio, pesquisas, contato com empresas e especialistas da área, seminários, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de contextos.
"O objetivo é habilitar profissionais para atuar na prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - Sesm, atuando em empresas públicas e privadas, órgãos públicos, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT", finaliza.

Educação básica
O presidente do Sindicato dos Professores e Funcionários dos Estabelecimentos de Educação Municipal de Bagé, Loi Vaz Lacerda, destaca que há falta de interesse, hoje, em ser professor.
"A profissão não é atrativa. Temos dificuldade em incentivar  para que sigam na carreira", explica.
Lacerda avalia que a educação básica, em todos os níveis, está precária. "Temos, hoje, profissionais sem vontade de ensinar, e desestimulados pelos péssimos salários e planos de carreira ruins. Aqui em Bagé, no município, os professores ainda são valorizados, mas no Estado não vemos um futuro promissor", enaltece o professor.
O presidente também conta que a qualidade e falta de incentivo barram a vontade. "Fico feliz quando vejo um docente com vontade de ensinar, hoje não vemos isso. Temos alunos do Magistério que apenas querem cursar e serem profissionais da área pela facilidade de vagas, pois há sempre necessidade, mas não pelo prazer de ensinar e educar. Lutamos para que a categoria seja reconhecida e que volte a ser como antes, um marco para as crianças; que haja uma vontade única de ser professor", acrescenta.
Lacerda conta que, antigamente, as crianças brincavam de ser professor; hoje, nem os pais incentivam. "É um conjunto de falta de valorização e desestímulo, infelizmente é uma categoria essencial que não tem reconhecimento", encerra.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 01/05/2015 |

  • Bagé, Quarta-feira 01 de Maio

    Os desafios dos novos tempos

    Atualmente, estamos vivendo uma nova realidade produtiva e econômica. Com essas transformações pelas quais o mundo vem passando, o mercado requer profissionais mais qualificados e criativos, com capacidade de se adaptar às mudanças. De acordo...

  • Bagé, Quarta-feira 01 de Maio

    As oportunidades de emprego

    O Sistema Nacional de Empregos (Sine)/Bagé, hoje, é uma referência regional na busca de vagas e de serviços para o trabalhador. Neste Dia do Trabalho, os profissionais têm o respaldo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social na agência...

  • Bagé, Quarta-feira 01 de Maio

    Vagas: estamos aptos para elas?

    Diversos adolescentes, estudantes e adultos estão todos os dias entrando no mercado de trabalho. Para estarem aptos, cada um busca estudar, profissionalizar-se e correr atrás dos sonhos de uma carreira promissora. A estudante concluinte do...

Clique TV
Delegada apresenta detalhes sobre investigação de morte de jornalista bageense
Confira trecho da coletiva de imprensa concedida na manhã de hoje, pela delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, que expôs detalhes sobre a investigação da morte do jornalista bageense Tagliene...
Assista também:
Vídeo mostra acusado por morte de jornalista bageense momentos antes do crime
Clique Social

Coluna Social

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos...”
Antoine de Saint-Exupéry
 
Altruísmo em nome da arte
Piano Forte é o nome...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.