Bagé / RS, Sábado, 23 de Setembro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Dia do Trabalho | Caderno: Dia do Trabalho

Os desafios dos novos tempos

Trabalho, formação e profissionais qualificados

Crédito: Reprodução/FS

Atualmente, estamos vivendo uma nova realidade produtiva e econômica. Com essas transformações pelas quais o mundo vem passando, o mercado requer profissionais mais qualificados e criativos, com capacidade de se adaptar às mudanças.
De acordo com o diretor do Senac Bagé, Tiago Radmann, a instituição, que há 69 anos atua no setor do comércio de bens, serviços e turismo, tem como missão preparar, os profissionais  para enfrentar as demandas do mercado e contribuir para sua inserção social e com melhores condições de empregabilidade.
"A educação técnica é atrativa, conectada com a realidade e com práticas do mercado de trabalho atual, formando e qualificando o exercício  do trabalho em diversos setores da economia", destaca o diretor.
Radmann ressalta que no local é considerado o ensino profissionalizante e a formação técnica, grandes aliados para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. "Através dos comitês técnicos setoriais, onde escutamos os empresários, profissionais de RH e profissionais que atuam em determinados segmentos, é possível identificar as tendências de cada uma das ocupações que o Senac capacita e, assim, estamos conectados com o mercado, desenvolvendo ações alinhadas com o que as empresas esperam dos novos profissionais", relata.

Faculdade
O professor e coordenador da Faculdade Ideau, Luciano Munhoz, enfatiza que, em todas as profissões, o profissional deve ser empreendedor, ter atitude, além da busca constante pelo conhecimento na área de atuação e de mercado.
Munhoz salienta que os cursos nos quais há mais vagas e crescimento profissional são: Administração, Gestão de Recursos Humanos, Agronomia e Ciências Contábeis. "Atualmente, áreas como Administração e cursos voltados para a gestão estão em alta. Um exemplo é o curso de Gestão de Recursos Humanos, que tem crescido a demanda devido ao fato de as empresas estarem buscando profissionais mais qualificados e com iniciativa, com a qualidade de vida no trabalho e a busca de um ambiente agradável e harmonioso. Dessa forma, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas", comenta.
O coordenador  também destaca o  curso de  Ciências Contábeis, que está cada vez mais presente na vida do cidadão, por ser uma ciência que lida com a informação real. "Proporciona ao profissional formado atuar em seu próprio negócio ou auxiliar empresas por meio de consultorias empresariais", declara.
Para a nossa região, o professor também relata que o curso de Agronomia oferece oportunidades em diversas áreas promissoras. " O engenheiro agrônomo poderá atuar tanto em órgãos do governo e em empresas exportadoras ou importadoras quanto em indústrias de alimentos, sementes, adubos e equipamentos, ou grandes propriedades rurais. Os cuidados com as exigências legais na preservação de recursos ambientais abrem frentes de trabalho para esse graduado, pela relação entre produção agropecuária e meio ambiente", informa.
Munhoz salienta, ainda, que o mercado está em frequente mudança devido a fatores externos que influenciam empresas e comportamentos. "A dica é que, além de ser um profissional empreendedor, ele deve estar a par do que acontece ao seu redor. Deve identificar oportunidades e ter uma visão muitas vezes sistêmica da organização como um todo", encerra.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 01/05/2015 |

  • Bagé, Sábado 01 de Maio

    Os ensinamentos: desafios dos professores

    Ensinar não é mais que aprender, é muito além disso, é mais simples que isso, ensinar nada mais é que aprender. Conforme a professora,enfermeira e especialista em Enfermagem do Trabalho e Saúde Pública, Elisiane Marques Lopes, ensinar é...

  • Bagé, Sábado 01 de Maio

    As oportunidades de emprego

    O Sistema Nacional de Empregos (Sine)/Bagé, hoje, é uma referência regional na busca de vagas e de serviços para o trabalhador. Neste Dia do Trabalho, os profissionais têm o respaldo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social na agência...

  • Bagé, Sábado 01 de Maio

    Vagas: estamos aptos para elas?

    Diversos adolescentes, estudantes e adultos estão todos os dias entrando no mercado de trabalho. Para estarem aptos, cada um busca estudar, profissionalizar-se e correr atrás dos sonhos de uma carreira promissora. A estudante concluinte do...

Clique TV
Residencial Città di Belluno
Assista também:
Segunda edição do festival de fondue da região
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

TERÇA-FEIRA (26), vai realizar-se “Fórum Regional em defesa da igualdade de gênero; articulação da universidade, gestão pública e movimentos...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.