
Atualmente, estamos vivendo uma nova realidade produtiva e econômica. Com essas transformações pelas quais o mundo vem passando, o mercado requer profissionais mais qualificados e criativos, com capacidade de se adaptar às mudanças.
De acordo com o diretor do Senac Bagé, Tiago Radmann, a instituição, que há 69 anos atua no setor do comércio de bens, serviços e turismo, tem como missão preparar, os profissionais para enfrentar as demandas do mercado e contribuir para sua inserção social e com melhores condições de empregabilidade.
"A educação técnica é atrativa, conectada com a realidade e com práticas do mercado de trabalho atual, formando e qualificando o exercício do trabalho em diversos setores da economia", destaca o diretor.
Radmann ressalta que no local é considerado o ensino profissionalizante e a formação técnica, grandes aliados para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. "Através dos comitês técnicos setoriais, onde escutamos os empresários, profissionais de RH e profissionais que atuam em determinados segmentos, é possível identificar as tendências de cada uma das ocupações que o Senac capacita e, assim, estamos conectados com o mercado, desenvolvendo ações alinhadas com o que as empresas esperam dos novos profissionais", relata.
Faculdade
O professor e coordenador da Faculdade Ideau, Luciano Munhoz, enfatiza que, em todas as profissões, o profissional deve ser empreendedor, ter atitude, além da busca constante pelo conhecimento na área de atuação e de mercado.
Munhoz salienta que os cursos nos quais há mais vagas e crescimento profissional são: Administração, Gestão de Recursos Humanos, Agronomia e Ciências Contábeis. "Atualmente, áreas como Administração e cursos voltados para a gestão estão em alta. Um exemplo é o curso de Gestão de Recursos Humanos, que tem crescido a demanda devido ao fato de as empresas estarem buscando profissionais mais qualificados e com iniciativa, com a qualidade de vida no trabalho e a busca de um ambiente agradável e harmonioso. Dessa forma, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas", comenta.
O coordenador também destaca o curso de Ciências Contábeis, que está cada vez mais presente na vida do cidadão, por ser uma ciência que lida com a informação real. "Proporciona ao profissional formado atuar em seu próprio negócio ou auxiliar empresas por meio de consultorias empresariais", declara.
Para a nossa região, o professor também relata que o curso de Agronomia oferece oportunidades em diversas áreas promissoras. " O engenheiro agrônomo poderá atuar tanto em órgãos do governo e em empresas exportadoras ou importadoras quanto em indústrias de alimentos, sementes, adubos e equipamentos, ou grandes propriedades rurais. Os cuidados com as exigências legais na preservação de recursos ambientais abrem frentes de trabalho para esse graduado, pela relação entre produção agropecuária e meio ambiente", informa.
Munhoz salienta, ainda, que o mercado está em frequente mudança devido a fatores externos que influenciam empresas e comportamentos. "A dica é que, além de ser um profissional empreendedor, ele deve estar a par do que acontece ao seu redor. Deve identificar oportunidades e ter uma visão muitas vezes sistêmica da organização como um todo", encerra.