Bagé / RS, Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017
Siga-nos:

Notícia

Dia do Trabalho | Caderno: Dia do Trabalho

As oportunidades de emprego

O Sistema Nacional de Empregos (Sine)/Bagé, hoje, é uma referência regional na busca de vagas e de serviços para o trabalhador. Neste Dia do Trabalho, os profissionais têm o respaldo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social na agência para diversos serviços e busca de vagas.
De acordo com o coordenador do Sine/Bagé, Zeca Floriano, o local serve de intermediação entre o empregador e o empregado. "É um serviço gratuito, todos podem utilizar este local. Aqui é a casa do trabalhador,estamos aqui para auxiliar todos a conseguirem emprego e buscar alternativas legais de serviço", conta.
Floriano destaca que o número de vagas é crescente e que o projeto é de aumento. "Estamos em conversas constantes com os empresários, para que utilizem o cadastro do local e também das dependências. Em uma visita, a equipe conseguiu nove novas vagas", ressalta.
O maior número de ofertas ainda é para áreas na zona rural e também para serviços domésticos. "Agora tivemos diversas ofertas em uma empresa e encaminhamos trabalhadores da área, pois temos um cadastro completo", enfatiza o coordenador.
A administradora da agência do Sine, Michele Boschmann, explicou que o local recebe, também, encaminhamentos do seguro desemprego e da carteira profissional. "Atendemos os municípios de Bagé, Hulha Negra, Aceguá, Dom Pedrito, Candiota e Lavras do Sul. Somente em 2014 tivemos 150 empregadores ofertando vagas e, neste ano, até a última semana de abril, já temos 67. Queremos multiplicar e ter todos os tipos de oferta", acrescenta.
Michele também informa que há diversas vagas para portadores de deficiências. "Sempre há disponibilidade para essa categoria e pouca procura, pedimos que se cadastrem e fiquem atentos. Venham, visitem o Sine, busquem as vagas, sempre há novos implementos", salienta.
O responsável pelo Programa Gaúcho do Artesanato, Paulo Goreti Moura, ressalta o crescimento do trabalho autônomo. "Aqui, realizamos a triagem e damos o incentivo, os cursos, isso faz com que os trabalhadores com artesanato fiquem qualificados. É só buscar o serviço, é gratuito", finaliza.

Concursos
O Sindicato dos Municipários de Bagé (Simba), neste dia do trabalhador, também é um aliado na busca de profissionalização e reconhecimento dos concursados.
Conforme o presidente do Simba, Antônio Soares, o trabalho de funcionários públicos, hoje, corre um risco iminente e conta com a luta sindical contra o projeto de lei da terceirização. "Temos esse importante passo, a resistência sindical contra esse projeto. Muitas pessoas se dedicam para concursos e, com essa aprovação, não terão defesa", elucida.
Soares conta que, atualmente, ser um funcionário municipal não é atrativo. "Os salários estão defasados e há muito descrédito. Não temos estímulos e muito menos incentivo para seguir na carreira municipária. A política salarial é o principal atrativo para concursos, o que não acontece aqui em Bagé", conta.
A vice-presidente do sindicato, Rosângela Abreu, informa que o atrativo é o IPE. "É somente o plano de saúde que mantém muitos funcionários. Vemos vários entrarem e saírem, pois recebem muito menos que o salário mínimo nacional, que já é baixo", acrescenta a sindicalista.
Os sindicalistas lutam por melhores salários e condições de trabalho, declara o presidente. "Não lutamos por grandes salários, e sim, pelo salário justo e digno. Temos funcionários que dependem de ajuda de familiares e cônjuges, precisam fazer outros trabalhos para que tenham complementação. A defasagem é grande e vem de muitos anos", finaliza.
A Prefeitura de Bagé conta, hoje, com 1 993 funcionários concursados e 1,3 mil professores.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 01/05/2015 |

  • Bagé, Terça-feira 01 de Maio

    Os desafios dos novos tempos

    Atualmente, estamos vivendo uma nova realidade produtiva e econômica. Com essas transformações pelas quais o mundo vem passando, o mercado requer profissionais mais qualificados e criativos, com capacidade de se adaptar às mudanças. De acordo...

  • Bagé, Terça-feira 01 de Maio

    Os ensinamentos: desafios dos professores

    Ensinar não é mais que aprender, é muito além disso, é mais simples que isso, ensinar nada mais é que aprender. Conforme a professora,enfermeira e especialista em Enfermagem do Trabalho e Saúde Pública, Elisiane Marques Lopes, ensinar é...

  • Bagé, Terça-feira 01 de Maio

    Vagas: estamos aptos para elas?

    Diversos adolescentes, estudantes e adultos estão todos os dias entrando no mercado de trabalho. Para estarem aptos, cada um busca estudar, profissionalizar-se e correr atrás dos sonhos de uma carreira promissora. A estudante concluinte do...

Enquete

Com a crise econômica que assola o país, muitas das novas administrações municipais estão revendo o repasse e de recursos e a própria realização dos carnavais em suas cidades. Em Bagé, ainda há indefinição sobre o carnaval de rua deste ano. O jornal Folha do Sul pergunta ao internauta se é favorável à realização neste ano da folia, mesmo com as contas municipais apresentarem uma série de problemas já divulgados na imprensa.

  • NÃO. A cidade precisa, primordialmente, resolver problemas estruturais, como recuperação de vias e projetos, bem como nas áreas de saúde e segurança, por exemplo. A festa é válida, mas neste momento, o município deve focar em ações para a retomada de seu crescimento, com a festa retornando maior em 2018.
    ( 90.6% )
  • SIM. O carnaval é a grande festa popular da sociedade. Mesmo que o município esteja enfrentando uma crise, como outras do passado, não se pode negar um evento tradicional e cultural, mesmo que este seja realizado com maior simplicidade.
    ( 9.4% )
Ver resultado parcial
Quero votar
Clique TV
Show - Guri de Uruguaiana - Bagé
Assista também:
Operação "Lenhador" prende homem acusado de liderar o tráfico de drogas na região da Campanha

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.