Bagé / RS, Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Opinião | Colunista: Luis C. Albano

Dois bageenses jogaram cinco copas do mundo

Bagé é uma das poucas cidades que se orgulha de ter tido dois filhos  que disputaram cinco copas do mundo Fifa, Martim José Mércio da Silveira e Cláudio Ibrahim Vaz Leal.
Martim Mércio, conhecido nos meios futebolísticos por Martim Silveira, jogou de 1928 a 1940 e disputou duas copas do mundo - 1934 e1938 -, em ambas as copas, foi o capitão da seleção.
A seleção de 1934 fez somente um jogo, já que o sistema empregado nessa copa foi o do mata-mata.
O Brasil perdeu seu primeiro e único jogo para a Espanha e foi desclassificado.
A seleção de 1938 foi mais longe e conquistamos um terceiro lugar e ainda tivemos em Leônidas da Silva o goleador, com sete gols.
Martim Silveira, ao todo, na seleção, disputou 27 jogos e marcou três gols. Em copas do mundo, foram quatro jogos. Jogava de centro-médio.
Martim Silveira iniciou a carreira no Guarany de Bagé, jogou no Botafogo - Rio de Janeiro - e na Argentina
Pela seleção venceu a Copa Rio Branco, em 1932.
Martim Silveira era formado em Medicina Veterinária. Nasceu em Bagé, em 1910, e morreu no Rio de Janeiro, em 1972.
Cláudio Ibrahim Vaz Leal, conhecido nos meios futebolísticos por Branco, também  jogou no Guarany de Bagé  e depois defendeu vários clubes, inclusive muitos europeus.
Possui um cartel de mais de 530 jogos por clubes, nos quais marcou 56 gols.
Pela seleção brasileira, foram 78 jogos e marcou 10 gols.
Disputou  três copas do mundo Fifa: 1986, 1990, 1994, quando disputou 12 jogos e marcou um gol.
Marcou esse gol contra a Holanda, decretando nossa vitória por 3 x 2. Foi o  famoso "gol cala boca".
Pela seleção, seu mais famoso título foi o de campeão mundial, copa de 1994, quando a seleção conquistou o tetra-campeonato mundial (1958,1962,1970 e 1994).
Outro título foi de campeão da Copa América, em 1989.
Branco era lateral esquerdo e possuía um potente chute canhoto.
Portanto, Bagé pode se orgulhar desses dois grandes e famosos filhos.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

EXPOSIÇÃO “Mandalas” apresenta obras da jovem artista Beatriz Martinez Gallo. Com apenas 17 anos, ela já produziu, certamente, mais de trezentas...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.