Bagé / RS, Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Siga-nos:

Notícia

Opinião | Colunista: Luis C. Albano

Um craque: Ademir Marques de Menezes

O pernambucano Ademir nasceu em 8 de novembro de 1922, na cidade de Recife, e morreu na cidade do Rio de Janeiro em 11 de maio de 1996, aos 73 anos, de câncer na medula.
Ademir não era alto, 1,76 cm, pesava 70 quilos, chutava com os dois pés, atuava nas cinco posições do ataque.
Surgiu para o futebol no Sport Recife, depois jogou no Vasco da Gama, uma passagem rápida pelo Fluminense e defendeu também as seleções pernambucana, carioca e a brasileira, onde brilhou intensamente durante a Copa do Mundo de 1950, da qual foi o goleador máximo, assinalando nove gols.
Clubes que defendeu 
1937 - 1942 - Sport Club Recife
1942 - 1945 - Vasco da Gama
1946 - 1947 - Fluminense
1948 - 1956 - Vasco da Gama

1957 -  Sport Club Recife

1945 - 1953 - Seleção Brasileira
Títulos 
Sport Club Recife - Campeão Infantil - 1938 - 1939
                             Campeão Pernambucano - Profissional - 1939, 1940, 1941
Fluminense - Campeão Carioca  - 1946
Vasco da Gama - Campeão carioca : 1945, 1949, 1950, 1952
                             Campeão Sul Americano de Clubes : 1948
                             Campeão Torneio Relâmpago - 1944
                             Campeão Municipal - 1944 - 1945
                             Torneio Octogonal do Chile - 1953
                             Torneio Quadrangular do Rio de Janeiro - 1953
                             Torneio Rivadávia Correia Meyer - Rio - 1953
Seleção Carioca - Campeão brasileiro - 1943 - 1944
Seleção Brasileira - Campeão  Copa Rio Branco - 1947 - 1950
                              Campeão Copa Oswaldo Cruz - 1950
                              Campeão Clássico das Américas - 1945
                              Campeão Copa América - 1949
                              Campeão Campeonato Pan-Americano - 1952
Em resumo, Ademir estreou no futebol profissional em 1939, no jogo Sport Club Recife x Tramwas, pelo Campeonato Pernambucano e fez seu último jogo em 10 de março de 1957, na Ilha do Retiro, jogo amistoso Sport Recife 0 x 2 Bahia.
Segundo estatística parcial, Ademir teria jogado 588 jogos na carreira e marcado 427 gols.
Foi o maior goleador do Vasco da Gama, até o aparecimento de Roberto Dinamite e Romário.
Ademir foi goleador do Campeonato Carioca, Torneio Rio São Paulo e Copa do Mundo Fifa.
Até a copa do Mundo Fifa de 2014, ele ainda liderava como o maior goleador de uma edição da Copa do Mundo, com nove gols, depois vem Ronaldo com oito gols e Leônidas da Silva, com sete gols.
Ademir revolucionou a maneira de jogar, forçando a criação da figura do quarto - zagueiro, devido a sua velocidade e a facilidade em arrematar a gol, com ambos os pés, e até mesmo sem tomar impulso.
Após encerrar a carreira de jogador, Ademir exerceu as funções de funcionário da Adeg e do Instituto Brasileiro do Café, foi também radialista e comentarista esportivo de várias rádios .
Ademir casou duas vezes. A primeira, com  Celeste Augusta, com quem teve uma filha; e a segunda com Wilma - não teve filhos.
Foi, vários anos, o melhor jogador do Vasco da Gama e do Campeonato Carioca. Ao iniciar na Seleção Brasileira, em 1945, formou o melhor ataque até então, de uma seleção, formado por: Tesourinha, Zizinho, Heleno, Jair e Ademir. Formav com Zizinho, Ademir e Jair - o chamado Trio Infernal. No Vasco, atuou num ataque que marcou época: Ademir, Lelé, Isaías, Jair e Chico.
Obdúlio Varela, o grande capitão uruguaio, declarou, certa feita, que no jogo final da Copa de 1950, o maior problema da defesa uruguaia era controlar Ademir, pois, além de jogar muito bem, era o único jogador brasileiro a gritar e a incentivar seus companheiros. Os demais estavam quietos em campo.
Após sua morte, o Sport Club Recife ergueu, em frente a sua sede, uma estátua de dois metros de altura, em homenagem ao seu maior jogador.
Ao encerrar a carreira, Ademir declarou: "a alma de um jogador jamais sai de campo".

Comente essa notícia
Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

HOJE, às 19h, na galeria de arte Edmundo Rodrigues, inaugura a exposição “Nos Trilhos do Rio Grande”, jornalista e fotógrafo Alício de Assunção,...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.