Bagé / RS, Sábado, 19 de Agosto de 2017
Siga-nos:

Notícia

Geral | Caderno: Campo

Iniciativas para a ovinocultura são promovidas

Parceria entre Arco e Adac foi firmada no evento
Parceria entre Arco e Adac foi firmada no evento
Crédito: Emerson Sabedra

Durante a Feovelha que encerrou no último final de semana, o Parque Charrua  foi sede de eventos voltados para o fomento da ovinocultura. Um desses eventos foi o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ovinocaprinocultura, uma proposição do deputado federal Giovani Cherini, e da assinatura do acordo de parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), com a Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac).
Na primeira iniciativa, a frente objetiva defender a criação de uma política nacional de incentivo, estimulando a pesquisa, a criação e o abate de ovinos e caprinos, e terá atuação no âmbito da Câmara dos Deputados e em todo o território nacional, com caráter suprapartidário, ou seja, conta com apoio de todos os partidos. “Na condição de criador de ovinos, posso afirmar que esse setor possui enorme potencial e pode gerar mais de 120 mil empregos em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul são quatro milhões de cabeças. Em uma comparação, o consumo de bovinos é 37 quilos por pessoa/ano, sendo os ovinos 0,7 quilos per capita”, observou Cherini, presente no evento.
Já a parceria entre Arco e Adac busca a valorização da produção e o aumento da renda dos ovinocultores do território do Alto Camaquã, que compreende os municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Lavras do Sul, Piratini, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista.
De acordo com o presidente da Arco, Paulo Afonso Schwab, o Alto Camaquã é uma das regiões mais importantes da ovinocultura brasileira, por isso o objetivo é trabalhar em prol dos ovinocultores.
O presidente da Adac, Mateus Garcia, diz que com a parceria há muitos planos e projetos encaminhados para este ano e a expectativa é de um salto no crescimento da região. "Através da ajuda da Arco eu acredito que haverá um crescimento na renda dos ovinocultores do Alto Camaquã”, comentou. 

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 05/02/2015 |

  • Bagé, Sábado 05 de Fevereiro

    Cotrijuí promete para março cronograma de dias de campo

    A Cotrijuí divulgou, recentemente, balanço sobre a próxima safra da soja no Rio Grande do Sul. Nele, a cooperativa destaca o otimismo dos produtores da oleaginosa nas áreas em que ela atua. Com estimativa de uma produtividade superior à média...

  • Bagé, Sábado 05 de Fevereiro

    Calendário das feiras de verão chega a Dom Pedrito

    As tradicionais feiras de ovinos do Rio Grande do Sul continuam reunindo a excelência da ovinocultura. Após a Feovelha, agora é a Capital da Paz que sedia o evento de verão. Nesta edição do caderno Campo, o presidente do Sindicato Rural de Dom...

  • Bagé, Sábado 05 de Fevereiro

    Sindicato Rural promove Feira de Ovinos de Verão e Feira de Lã e Carne

    Dentro do calendário das feiras de ovinos, o Parque Juventino Corrêa de Moura, em Dom Pedrito, sedia, amanhã e sábado, evento voltado para a atividade. A 36ª Feira de Ovinos de Verão e a 27ª Feira de Lã e Carne já são encontros tradicionais...

  • Bagé, Sábado 05 de Fevereiro

    Tecnologias do Agronegócio são apresentadas no Paraná

    Desde o dia 2 de fevereiro, ocorre em Cascavel, no Paraná, a 27ª edição do Show Rural Coopavel, uma das principais exposições do agronegócio brasileiro. O evento abre o calendário das feiras do agronegócio do país e, no ano passado, movimentou,...

  • Bagé, Sábado 05 de Fevereiro

    Concurso de carcaças de cordeiros ocorre amanhã

    Amanhã, integrando a programação da 36ª Feira de Ovinos de Dom Pedrito, ocorre o 8º Concurso de Carcaças de Cordeiros. O concurso inicia às 9h nas dependências do campus da Universidade Federal do Pampa. As carcaças serão avaliadas e julgadas...

Clique TV
Técnico e jogadores do jalde-negro convidam torcida para a decisão da Segunda Divisão
No domingo, no Pedra Moura, o jalde-negro bageense tem seu jogo decisivo contra o Internacional, valendo o título da Segunda Divisão de 2017. No vídeo, o técnico Geverton Duarte e atletas fazem um...
Assista também:
Campanha busca lar para cães adultos atendidos pelo NBPA
Clique Social

Aplausos

Divulgação/FS

CONVITE em francês e português, vernissagem no Museu do Louvre, Paris, dia 20 de outubro, das 20h às 22h. CRISTINA SALIS MADRUGA, artista...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.