Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Esportes

Bageensidade tem forte referência no Gre-Nal

A edição 403 do Gre-Nal, um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, acontece neste domingo, às 17h, na Arena, em Porto Alegre. Na atualidade, confronto importantíssimo para os dois times, que lutam por uma vaga na Libertadores de 2015.
Na história do Gre-Nal, forte lembrança de jogadores naturais de Bagé e que, tanto por um como por outro clube, marcaram a presença do futebol bageense.
Carlos Antônio Kluwe (1890-1966) foi para Porto Alegre cursar Medicina, que concluiu em 1915, já ídolo da torcida do Internacional. Quatro anos depois, era diretor de futebol colorado, quando o time, às vésperas de um Gre-Nal, perdeu o atacante Bedionda, lesionado. Um grupo de mulheres, torcedoras do Inter, lançou um abaixo-assinado, pedindo a sua volta. Kluwe topou a parada, o Internacional venceu por 2x0, com um gol dele. Mais tarde, voltou a Bagé, continuou a atividade médica, foi destacado político e prefeito local.
Severino Franco da Silva, o Lagarto (1889-1972), um atacante extraordinário, que foi craque do Guarany, Santos, Boca Juniors e da Seleção Brasileira, teve destacada participação pelo Grêmio entre 1918 e 1923.
Raul Donazar Calvete (1934-2008) brilhou pelo Grêmio na década de 1950, participando de 68 jogos e marcando três gols. Outro zagueiro, Vicente Gonçalves de Paulo (1949-2011), deixou sua marca pelo tricolor gaúcho.
Ao longo da história, outros bageenses vestiram a camisa gremista, como Ramão Ballejo (1924-2007), Delmar Martins, o Bexiga, que completará 90 anos em 30 de dezembro; Paulo Sérgio Teixeira Brasil (1949-1979), um talentoso jogador de meio-campo. O extraordinário Tupanzinho (1940-1986) jogou pelo Grêmio em 1969.
O Internacional teve, além de Carlos Kluwe, muitos outros bageenses na sua história centenária. Exemplos do  zagueiro Ernesto Médici Sobrinho (1893-1978), Tom Mix (Ivo Ferreira), 1936; Laerte Cunha, em 1942; Carlos Calvete  (1926-2011), em 1948; Dirceu Brasil Sousa, o Barradinhas (1933-2007), atuou pelo colorado entre 1958 e 1961; Jesus Delmar Martins (fim da década de 1980), meio-campo Tovar Romariz Machado, fins dos anos de 1960 e início da década de 70; Didi Pedalada (1945-2005), no fim dos anos de 1960; Luís Fernando Rosa Flores, nas temporadas de 1987 e 88; Edson Ricardo Xavier (Edinho), lateral, 1995;  Éverton Luiz Formoso Pires (Sabará, nascido em 1965 e falecido prematuramente em 1990) foi jogador colorado em 1987.
Cláudio Ibraim Vaz Leal, o Branco, destaque do tetracampeonato pelo Brasil, em 1994, pelo Brasil, foi jogador do Grêmio, em 1993 e, do Inter, em 1995.
Rinaldo Lopes Costa (Badico) lembra que, em 1990, num Gre-Nal, ficou na reserva do Inter, não entrando no jogo.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 08/11/2014 | Esportes

  • Bagé, Segunda-feira 08 de Novembro

    Festa do bicicross local

    A terceira etapa do campeonato citadino de bicicross está programada para este domingo, marcando, aliás, o encerramento da temporada municipal. As atrações começam às 17h, na pista Gabrielly Castro, no Complexo Esportivo Presidente Médici, nas...

  • Bagé, Segunda-feira 08 de Novembro

    Inter-Haras começa hoje

    Desde que foi instituído pela Liga Independente de Arbitragem, o Torneio de Integração dos Haras e Cabanhas de Bagé e Região tem forte apoio do Jornal FOLHA DO SUL. Agora, esta presença renova-se na quinta edição do evento, que, neste sábado,...

  • Bagé, Segunda-feira 08 de Novembro

    Kart em tempo de decisão

    O Kartódromo Municipal Ayrton Senna da Silva, na zona Leste da cidade, vive um fim de semana dos mais atraentes, com a realização da última etapa do campeonato local da modalidade. Na tarde deste sábado, haverá os treinamentos livres. No...

  • Bagé, Segunda-feira 08 de Novembro

    Em jogo empolgante: 8x8

    Abaf x Gremioball/Portal Multimarcas, anteontem, no Centro Cultural Auxiliadora, pela Liga Regional Sul de Futsal, foi uma partida de altíssima movimentação. Os rio-grandinos tomaram a iniciativa das ações e, com incrível facilidade, logo...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.