Bagé / RS, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Siga-nos:

Notícia

Esportes

Centenário de um símbolo

Foi em 7 de setembro de 1906, que o futebol chegou a Bagé, por inspiração do pioneiro nacional Sport Club Rio Grande. Era o surgimento do Esporte Clube Bagé, seguido, em 1907, pelo Guarany Futebol Clube; depois, Rio Branco e 14 de Julho, que deram origem, em 1920, ao Grêmio Esportivo Bagé. Vários foram os clubes que despontaram, com destaque para o Ferroviário (campeão bageense em 1937), Flamengo, República, São João, General Osório, entre vários outros.
O órgão citado na manchete desta matéria surgiu em 1914 e, a partir daí, tornou-se um símbolo de nosso futebol – aqui, a matéria restringe-se ao aspecto esportivo, independente de sua importância política, social, econômica, etc, ao longo dos anos. Em suas páginas constaram fatos inesquecíveis como os títulos estaduais do Guarany em 1920/38 e do Bagé, em 1920; outros títulos memoráveis, os goleadores que marcaram época, vitórias e derrotas que não foram ofuscadas pelo tempo. Em suas páginas, a verdadeira história que inspirou vários pesquisadores na publicação de suas obras sobre o futebol bageense e seus personagens.
Trata-se do saudoso CORREIO DO SUL, capitaneado, na sua fundação, em 20 de setembro de 1914, pelo jornalista Fanfa Ribas. Neste sábado,  o jornal estaria completando o seu centenário, depois de ter a circulação diária (exceto às segundas-feiras) interrompida em 31 de dezembro de 2008, justamente pela falta de recursos financeiros para acompanhar os desafios da modernidade. Com certeza, o CORREIO DO SUL (do qual o jornalista Mário Nogueira Lopes, atualmente com 91 anos de idade, foi quem por mais tempo exerceu a direção), continua vivo na memória de várias gerações. E, como repositário da história, particularmente do futebol de Bagé, suas preciosas edições estão disponíveis à comunidade no Arquivo Público Municipal, com o cordial atendimento do diretor, professor Cláudio de Leão Lemieszek, e sua equipe de trabalho. Uma visita representa uma viagem à história!

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 20/09/2014 | Esportes

  • Bagé, Quinta-feira 20 de Setembro

    Na derrota de 1x0, Bagé teve chances no final

    Com gol marcado aos 35 minutos do primeiro tempo, por Aguilar, o Bagé foi derrotado por 1x0 pelo Grêmio sub-20, ontem à tarde, em Eldorado do Sul, pelo zonal Sil/Fronteira. O jogo começou com atraso, pela demora na chegada da ambulância. Os...

  • Bagé, Quinta-feira 20 de Setembro

    Os 60 anos do clássico Ba-Gua dos 100 tiros

    Em mais de 400 edições, o clássico Ba-Gua, cuja história, praticamente ininterrupta, começou em 31 de julho  de 1921, registra aspectos dos mais diferentes. Os shows de bola de grandes craques, as goleadas marcantes (a maior foi do Bagé, em 1940,...

  • Bagé, Quinta-feira 20 de Setembro

    Nova prova para corredores de rua

    Fazendo questão de destacar o trabalho de seu antecessor, Jesus Moraes Cuadros, e seus companheiros de diretoria, Pablo Oliveira Mesquita assumiu a presidência da Associação dos Corredores de Rua de Bagé (Acorba). Na entrevista concedida ao...

  • Bagé, Quinta-feira 20 de Setembro

    Juvenis em campo segunda

    O campeonato estadual juvenil-B teve a programação do fim de semana alterada, em função dos festejos da Semana Farroupilha. No grupo F. em jogo antecipado, Inter 3x1 Garibaldi; neste sábado, Guarany de Camaquã x Estância Velha. O jogo Guarany x...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“A morte é simples mudança de veste. Somos o que somos. Depois do sepulcro, não encontramos senão o paraíso ou o inferno criados por nós mesmos”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.