Bagé / RS, Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Bagé 203 de História e Beleza | Caderno: Bagé: 203 anos

Preservação Patrimonial

A beleza de uma cidade pode ser vista de várias maneiras, através da limpeza de suas ruas ou da gentileza de seus habitantes. Porém, em Bagé, o que mais chama a atenção é a arquitetura que o município tem a oferecer. Bagé é uma cidade elegantemente rica em monumentos arquitetônicos. Seus casarios distribuídos pela cidade revelam uma época onde pequenos ornamentos importados da Europa diferenciavam uma classe social da outra. Gárgulas, animais e até mesmo feições humanas compõem as residências mais antigas da Rainha da Fronteira. Atualmente, conservadas, estas casas são patrimônios históricos de todos os bageenses.
As casas da cidade são grandiosas em seus detalhes, mas na maioria dos locais, é preciso dedicar uns poucos minutos para perceber esta riqueza.
 
A arquitetura através dos olhos de Eulália Anselmo 
“São muito mais do que fachadas. A cidade é um corpo vivo. Não é uma fachada. É todo um volume que envolve, é a textura, o cheiro...” É assim que a arquiteta e mestre em Patrimônio Histórico, Eulália de Souza Anselmo, define a fachada das diversas residências do centro da cidade de Bagé. A profissional defende a preservação do patrimônio histórico, e fala sobre a ideia de contemporaneidade contraposta à ideia do cuidado com a história da Rainha da Fronteira.
 
Segundo ela, a importância da arquitetura está justamente na capacidade de preservar a história, aliando também, as necessidades atuais. “Quem disse que prédios altos e caixas empilhadas são sinais de desenvolvimento?”, questiona. Eulália explica que, em função da construção de Brasília, é comum que os brasileiros tenham uma visão distorcida do real conceito de pós-modernidade.
 
De acordo com Eulália, a arquitetura de uma cidade não serve apenas para a composição estética, pois as edificações chegam ao ponto de alterar o humor dos habitantes. Elas servem, também, para criar a identidade das cidades. “Arquitetura é o que dialoga com o contexto. Construção é o que serve apenas para se abrigar da chuva”, salienta.

Conforme a arquiteta, a ideia de destruir o que é “velho” para construir novos edifícios é resultado de uma cultura (do brasileiro), que não possui “afeto” pelo seu próprio lugar. “Na Europa, por exemplo, a construção de um prédio do Ministério Público é motivo para grandes concursos de arquitetura, o que é muito diferente das caixas anônimas que são construídas aqui”, relata.

Para mostrar a importância da preservação, Eulália questiona “o que é contemporaneidade”. A arquiteta faz questão de ressaltar, que não é necessário destruir o que já existe para criar algo bonito.

Rainha da Fronteira
A cidade de Bagé possui uma arquitetura neoclássica. As vias de mão dupla, as grandes avenidas e os pilares encontrados em diversas edificações exemplificam estas situações. A arquiteta traz também outro exemplo, a pousada Da Maya. Segundo Eulália, o teto do local foi esculpido com rosas de cedro. “Quem mandou construir aquela casa morava em um pequeno palácio”, diz.

O requinte do que é encontrado no município está também no chão, com as calçadas montadas com ladrilhos hidráulicos. “As pessoas saem daqui, gastam dinheiro para ir à Europa, enquanto têm riquezas na própria cidade”, pontua.  Ela destaca que Bagé possui um grande potencial em seus prédios, algo que deve ser explorado. “Sou pelotense, mas me atrevo a dizer que esta é a cidade mais bonita do Rio Grande do Sul”, acrescenta.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/07/2014 |

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Julho

    Bagé: terra do cinema

    Com reconhecimento de sua beleza natural e com a qualificação da mão de obra, Bagé se tornou, nos últimos anos, uma referência em cinema na região. Abrigando desde o Festival Internacional de Cinema da Fronteira até produções grandes como as...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Julho

    203 anos de Pioneirismo

    A data de hoje marca os 203 anos de fundação do município de Bagé. Nesse período, muitas são as provas de que o grupo de pioneiros que aqui acampou, acompanhando o desbravador Dom Diogo de Souza, também seria responsável por uma comunidade que...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Julho

    Bagé

    Bagé é uma cidade que preenche os sentidos. Formado a partir de uma expressão indígena, seu nome pequeno transforma cada vocábulo em um paraíso, cada som em um concerto, cada letra em uma janela por onde arte e história avançam para consolidar os...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Julho

    O progresso chega à Casa do Povo

    A Câmara de Vereadores de Bagé, neste ano, passou por diversas modificações, em especial, primando pelo progresso sempre almejado à Casa do Povo. Foram ações visando economia que, até o final deste ano, deixarão de onerar os cofres públicos em...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Julho

    A beleza natural da Campanha

    As planícies do sul do Brasil são elogiadas por todo território, mas não é apenas isso que a Campanha Gaúcha apresenta em termos de belezas naturais. A cidade de Bagé é cercada por cerros que fazem parte da identidade visual, que estão estampados...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Não há problema algum em usar beleza e glamour como ferramentas à construção de vidas melhores para o próximo. Preocupante seria a inércia...”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.