Bagé / RS, Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Bagé 203 de História e Beleza | Caderno: Bagé: 203 anos

Bagé: terra do cinema

Especial de aniversário da cidade - 2014

Com reconhecimento de sua beleza natural e com a qualificação da mão de obra, Bagé se tornou, nos últimos anos, uma referência em cinema na região. Abrigando desde o Festival Internacional de Cinema da Fronteira até produções grandes como as gravações do longa-metragem O Tempo e o Vento, a busca,no momento, é para que a cidade siga no caminho de consolidação na sétima arte.
Envolvida com o cinema, a publicitária Adriana Gonçalves destaca que Bagé sempre foi uma cidade ligada às artes. “Em Santa Thereza já tinha cinema lá no século XIX. Depois, tivemos também a fase das salas de cinema que atraíam grande público. E nesta época, ainda, produções locais já eram registradas. Esse clima cultural faz parte da nossa história”, afirma.
Ela acredita que o primeiro passo para que a cidade voltasse a ter seu encontro com o cinema veio do diretor bajeense Zeca Brito. “Foi ele quem deu o ponta pé inicial com a exibição dos curtas em Santa Thereza, seguindo com o Festival Internacional de Cinema na Fronteira. Naquela época já existia uma militância muito forte que produzia material”, garante.
A qualificação profissional de Bagé no setor viria com as oficinas de cinema, realizadas pela secretaria de Cultura e que foram importantes na criação de interessados e na formação de mão de obra. “Quem participou de todas as oficinas praticamente pode cursar o currículo dos cursos de audiovisual das universidades de cinema. Foi um ganho muito grande para as pessoas que se interessam e gostam mesmo de cinema”, fala.
A passagem da produção do filme O Tempo e o Vento pela cidade foi outro grande passo acredita Adriana. “As filmagens aconteceram aqui, pois temos uma luz incrível, uma fotografia muito linda das paisagens e nossa cultura praticamente é a mesma daquela época. Além disso, com uma produção completa e profissional atuando na cidade, quem trabalha com a sétima arte pode se especializar nessa oferta de trabalho”, comenta.

Futuro
A publicitária Adriana Gonçalves diz que uma ação continuada de todas as camadas da sociedade precisa ser feita. “Precisamos unir as pessoas que trabalham com isso, com uma organização para que os projetos caminhem com a vontade política, privada e do terceiro setor. Se Bagé se consolidar como um polo de referência em cinema ganhamos todos”, ressalta.
De acordo com o prefeito Dudu Colombo, as ações que já eram tomadas em relação ao cinema serão mantidas. “Seguimos na mobilização para que o curso de Cinema na Unipampa seja concretizado, incluímos o Festival Internacional de Cinema na Fronteira no calendário da Integração Cultural entre Brasil e Uruguai. Estamos trabalhando para que tudo vá se concretizando”, garante.

Produções
Adriana acredita que se vive em Bagé o momento "pós-O Tempo e o Vento." Ela informa que depois do longa-metragem do diretor Jayme Monjardim, outras produções acabaram sendo rodadas aqui. "A última foi a gravação do documentário do diretor paulista Matheus Ruas sobre a Guerra do Paraguai. A equipe de produção encontrou mão de obra qualificada e pronta para prestar o serviço necessário”, destaca.
Ela ainda acredita que a vertente do teatro tem formado atores bons. “O próprio Matheus nos falou que a cidade foi um local muito bom para as locações fossem gravadas. No meio, que  dirige o filme para o History Channel, das gravações, nossos atores acabaram encenando passagens que não estavam previstas antes. Isso com certeza é um reconhecimento”, fala.

Film Comission
Na busca pela organização destes profissionais especializados, Adriana diz que é o momento para articulação. “Esse momento 'pós-O Tempo e o Vento' despertou muita gente e abriu muitas portas. Acredito que é a oportunidade de se articular, criar uma forma de comunicação mais ampla e levar o que construímos em Bagé para fora da cidade”, pondera.
Anunciado pelo Governo Municipal em 2012 a Film Comission, ainda não está em funcionamento na cidade. O prefeito Dudu Colombo garante que o tema está sendo tratado pela Secretaria de Cultura. “Este tema está com o secretário Sílvio Machado e estamos trabalhando para que ele funcione em nossa cidade”, pontua.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/07/2014 |

  • Bagé, Quarta-feira 17 de Julho

    203 anos de Pioneirismo

    A data de hoje marca os 203 anos de fundação do município de Bagé. Nesse período, muitas são as provas de que o grupo de pioneiros que aqui acampou, acompanhando o desbravador Dom Diogo de Souza, também seria responsável por uma comunidade que...

  • Bagé, Quarta-feira 17 de Julho

    Bagé

    Bagé é uma cidade que preenche os sentidos. Formado a partir de uma expressão indígena, seu nome pequeno transforma cada vocábulo em um paraíso, cada som em um concerto, cada letra em uma janela por onde arte e história avançam para consolidar os...

  • Bagé, Quarta-feira 17 de Julho

    O progresso chega à Casa do Povo

    A Câmara de Vereadores de Bagé, neste ano, passou por diversas modificações, em especial, primando pelo progresso sempre almejado à Casa do Povo. Foram ações visando economia que, até o final deste ano, deixarão de onerar os cofres públicos em...

  • Bagé, Quarta-feira 17 de Julho

    A beleza natural da Campanha

    As planícies do sul do Brasil são elogiadas por todo território, mas não é apenas isso que a Campanha Gaúcha apresenta em termos de belezas naturais. A cidade de Bagé é cercada por cerros que fazem parte da identidade visual, que estão estampados...

  • Bagé, Quarta-feira 17 de Julho

    Programação

    Prefeitura de Bagé divulga programação comemorativa ao Aniversário de 203 anos da cidade De 11 de julho Denominação do Largo Tarcísio Antônio da Costa Taborda Hora: 11h Local: em frente à Catedral de São Sebastião Realização: Secretaria...

Clique TV
Qualidade de Vida
Assista também:
Daniel em Bagé
Clique Social

Coluna Social

“Quando todos descobrirem o prazer de levantar quem está no chão, o mundo dará um grande passo no processo de regeneração previsto para este...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.