Bagé / RS, Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Bagé 203 de História e Beleza | Caderno: Bagé: 203 anos

Bagé

Terra de cinema!

Bagé é uma cidade que preenche os sentidos. Formado a partir de uma expressão indígena, seu nome pequeno transforma cada vocábulo em um paraíso, cada som em um concerto, cada letra em uma janela por onde arte e história avançam para consolidar os conceitos de gaúcho e de fronteira - nomenclatura tão respeitada Rio Grande afora.
Herdeira de um patrimônio cultural de primeira grandeza, Bagé revela-se por inteiro em sua gente, cujos costumes e convivência emprestaram uma peculiar identidade ao brasileiro que vive nos limites de sua pátria sulina. Com respeito e com hospitalidade, seu povo soube absorver o melhor das culturas ibérica e indígena numa transição que nem sempre foi pacífica e, por isso mesmo, valorosa. Se é verdade que muito deste espaço ocupado, hoje, foi sustentado por lutas, até fratricidas, também é correto louvar a grandeza de um povo que soube perdoar e buscar o futuro como quem protege uma família.
Decupar a cidade a partir da história e dos feitos de sua população significa render homenagens ao trabalho e à arte – duas dimensões de um bageense, a terceira é sua evidente religiosidade. De seus frutos, alguns prodígios: se a arquitetura já revela aos visitantes uma pujança pioneira para uma cidade com 203 anos de idade, se o relevo campesino e sua luz intensa inundam os olhos de artistas, se tais paisagens cotidianas marcam a retina para invadir coloridas telas ou alvinegras gravuras, se o vislumbre desta beleza atávica resulta em rara formação musical, nada mais justo que nossa terra pareça um cenário. De fatos históricos e de pessoas, de natureza e de desenvolvimento.
Como mistura de todas as artes, o cinema acabou sensibilizado. A Rainha da Fronteira, novamente a liderar pioneiras jornadas, como já o fizeram os quatro artistas da gravura de Bagé, conquistou definitivamente o papel de vitrine dos gaúchos. É desses campos e da habilidade de seus habitantes que minisséries, longas-metragens e documentários para importantes redes de comunicação encontraram campo fértil. E não foram apenas os cenários que encantaram. Artistas, atores, técnicos em cenografia, fotógrafos, produtores surgiram neste pampa como vindos de um sonho. Tomaram conta das principais posições necessárias às equipes de forasteiros e, atualmente, são a maior promessa de um estúdio natural e permanente de onde devem ajudar os gaúchos a expressar suas mais belas histórias.
Eis, por fim, que entre a experiência bageense com as armas fronteiriças, com o gado e com o domínio deste tempo frio e arisco, descobriu-se um caloroso coração que não quer bater só para si. Então, o bageense nasce para o mundo – e Bagé vira um panorama global. Senhores, temos uma história que parece um filme.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 17/07/2014 |

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Julho

    Bagé: terra do cinema

    Com reconhecimento de sua beleza natural e com a qualificação da mão de obra, Bagé se tornou, nos últimos anos, uma referência em cinema na região. Abrigando desde o Festival Internacional de Cinema da Fronteira até produções grandes como as...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Julho

    203 anos de Pioneirismo

    A data de hoje marca os 203 anos de fundação do município de Bagé. Nesse período, muitas são as provas de que o grupo de pioneiros que aqui acampou, acompanhando o desbravador Dom Diogo de Souza, também seria responsável por uma comunidade que...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Julho

    O progresso chega à Casa do Povo

    A Câmara de Vereadores de Bagé, neste ano, passou por diversas modificações, em especial, primando pelo progresso sempre almejado à Casa do Povo. Foram ações visando economia que, até o final deste ano, deixarão de onerar os cofres públicos em...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Julho

    A beleza natural da Campanha

    As planícies do sul do Brasil são elogiadas por todo território, mas não é apenas isso que a Campanha Gaúcha apresenta em termos de belezas naturais. A cidade de Bagé é cercada por cerros que fazem parte da identidade visual, que estão estampados...

  • Bagé, Segunda-feira 17 de Julho

    Programação

    Prefeitura de Bagé divulga programação comemorativa ao Aniversário de 203 anos da cidade De 11 de julho Denominação do Largo Tarcísio Antônio da Costa Taborda Hora: 11h Local: em frente à Catedral de São Sebastião Realização: Secretaria...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Não há problema algum em usar beleza e glamour como ferramentas à construção de vidas melhores para o próximo. Preocupante seria a inércia...”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.