Bagé / RS, Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Opinião | Colunista: César Jacinto

A redenção de Barbosa 64 anos depois

A vida é feita de vitórias e derrotas, isso todos nós sabemos. Algumas são insignificantes tendendo a serem suavizadas pelo tempo e por conquistas que acabam por suplantá-las, outras, são marcantes e se perpetuam como a luz de uma estrela viajando em nossos pensamentos, tornando-se eternas lembranças em nossas subjetividades. A forma como ocorrem é outro fator elucidativo. Na Copa de 50, o Brasil praticamente patrolou os adversários nas fases iniciais, chegando às finais invicto e favorito a conquistar o título. A soberba, traduzida no "já ganhou", e o desprezo ao adversário, que soube explorar esse êxtase , escreveu a primeira tragédia do futebol brasileiro, justamente em casa, diante de cerca de 200 mil espectadores, que, incautos, viram a derrocada da seleção canarinho no episódio  que entrou para história como "maracanaço". 
O vexame ocorrido na semifinal, referendado pela derrota na disputa do terceiro lugar da vigésima edição do campeonato da modalidade esportiva mais prestigiada no planeta, quebrou alguns recordes, como maior derrota de uma seleção em semifinal, maior escore sofrido pela seleção brasileira, dentre outros. A frase: "Preparem-se, o Hexa está chegando" demonstra o tamanho da impáfia da CBF assimilada e multiplicada por setores importantes da sociedade brasileira, que acreditou em uma equipe que desde o primeiro momento não decolou e que foi longe demais.    
Para definir este momento do nosso futebol, lembrei-me da frase do ex-presidente norte -americano Abraan Lincoln que, no trecho final, afirma: "não se pode enganar todas as pessoas durante todo tempo". Em 50, a culpa recaiu sobre o glorioso negro Barbosa, que, em 1950,  sofreu dois gols, quando os adversários uruguaios ficaram cara a cara com ele, sem chance alguma de defesa.
Quando a CBF assumirá sua culpa pelas campanhas mal sucedidas e por uma política totalmente equivocada, que torna o futebol brasileiro elegantemente bem trajado para alguns e esfarrapados para muitos? Descentralização das decisões e transparência nas ações da CBF, certamente, melhorariam a imagem abalada e desgastada do nosso futebol dentro e fora do campo. Quanto ao magistral goleiro Barbosa, compartilho da opinião do grande jornalista Armando Nogueira de que: " cada vez que vejo o lance, mais absolvo Barbosa". Descanse em paz glorioso defensor da nossa "pátria de chuteiras". Moacir Barbosa, 2014 é o ano da sua redenção.

Comente essa notícia
Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Humildade para pedir perdão é prova de grandeza. Quanto menos fardos de culpa carregamos, mais leves ficamos para subir até Deus”.
MP
 
Toca...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.