Bagé / RS, Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Geral

Museu da Gravura Brasileira reinaugura com exposição de Sebastião Salgado

Criado a partir de um encontro de Artes Plásticas em Bagé, em 1976, o Museu da Gravura Brasileira foi inaugurado em outubro de 1977. O espaço, que esteve fechado por seis anos, foi reaberto no início da noite de ontem, com a parceria do Da Maya Espaço Cultural, apresentou a exposição “Êxodos”, do fotógrafo Sebastião Salgado.
A arquiteta, Eulália Anselmo, afirma que por ser um local tão importante no desenvolvimento da cultura e da arte local não poderia ficar fechado. “Em cima da exposição do Sebastião Salgado estamos fazendo uma série de reflexões e queremos levar isso para a comunidade. Entretanto, por ter imagens fortes do abandono do próprio ser humano, achamos interessante levar essa exposição para o Museu que ficou tanto tempo abandonado”, fala.
Ela chama a atenção lembrando que a oficina de fotografia do projeto foi realizada no Museu da Gravura Brasileira. “Os museus e os espaços culturais de Bagé precisam estar integrados para que possamos trabalhar no desenvolvimento cultural da cidade”, diz.
As gestoras do Museu, professoras da Universidade da Região da Campanha Carmen Barros e Maria Luiza Piêgas, destacam que mesmo com o prédio fechado o acervo do Museu sempre esteve exposto, no Museu Dom Diogo de Souza, através das 35 obras do Grupo de Bagé, restauradas através do Da Maya Espaço Cultural. Elas acrescentam que o acervo esteve exposto também no museu Leopoldo Gotuzzo, em Pelotas, e na casa do Governador, em Esteio.
O Museu da Gravura Brasileira, juntamente com a Escola de Arte Maria de Lourdes Alcalde, foi um importante local para o desenvolvimento cultural do município. O objetivo, com a reabertura do espaço, é resgatar este norte e desenvolver oficinas, além de abrir para novas exposições. As gestoras complementam que o local passou por uma reforma, mas que ainda há muito o que ser feito no espaço físico.
O Museu da Gravura Brasileira ficará aberto de segunda-feira à sexta-feira, das 16h às 20h30min. Nesta primeira semana, até o dia 9, sempre às 19h, será exibido o documentário “Revelando Sebastião Salgado”, no Teatrinho, ao lado do museu.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 06/05/2014 | Geral

  • Bagé, Segunda-feira 06 de Maio

    Manutenção pode provocar interrupção no abastecimento de água

    Nesta quarta-feira, o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) realiza uma manutenção na rede localizada na rótula da Rua 20 de Setembro com a Rua Silvio da Silva Tavares. O serviço, conforme a autarquia, poderá ocasionar interrupção no...

  • Bagé, Segunda-feira 06 de Maio

    Secretaria de Turismo do Estado promove oficina de projetos em Bagé

    A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) vai promover um projeto piloto do 6º Forum Regional de Guias de Turismo, o Programa Oficina de Projetos. De acordo com secretario de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juliano Munhoz, o curso visa...

  • Bagé, Segunda-feira 06 de Maio

    Eleição para diretoria Cpers Sindicato Bagé poderá ter três chapas

    Três chapas se inscreveram para concorrer à diretoria do Cpers Sindicato Bagé. O processo eleitoral é referente ao triênio 2014/2017. A homologação das inscrições está prevista para o dia 8 de maio. Pedidos por impugnações podem acontecer até...

  • Bagé, Segunda-feira 06 de Maio

    Liga Feminina promove Pedágio da Esperança

    Hoje, durante todo o dia, a Liga Feminina de Combate ao Câncer irá promover o Pedágio da Esperança, evento de maior arrecadação do grupo. A presidente da Liga, Márcia Ivanoff, relata que a meta deste ano é ultrapassar o valor arrecadado no ano...

  • Bagé, Segunda-feira 06 de Maio

    CORREÇÃO

    Na página 19, desta edição, é mencionado que o Guarany jogaria, amanhã, contra o Farroupilha, no estádio Nicolau Fico. Contudo, uma atualização feita pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), no final do dia de ontem, oficializou a transferência da...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
PUBLICIDADE
Clique Social

Coluna Social

“Quando jovens retornam ao plano espiritual, fiquemos certos: Deus apenas os levou de volta para casa. Confortemo-nos com a ideia de que, lá, nem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.