Bagé / RS, Sábado, 17 de Novembro de 2018
Siga-nos:

Notícia

Bagé O turismo passa por aqui | Caderno: Bagé O turismo passa por aqui

Patrimônio

A beleza do patrimônio

Casa de Pedra
A Casa de Pedra de Bagé é uma das mais rústicas e belas construções da cidade. Por muito tempo, acreditou-se que ela teria hospedado a princesa Isabel e o conde D'Eu. Mas não é verdade, porque o casal se hospedou na avenida General Osório, em um prédio que não existe mais.
Onde
Av. Sete de Setembro
 
Museu Dom Diogo de Souza
Pertencente à Sociedade Portuguesa de Beneficência, a construção é semelhante ao Palácio de Queluz, em Portugal, onde nasceu e morreu Dom Pedro I. A arquitetura é colonial (janelas), clássica (fachada) e barroca (portão de entrada). No final da escadaria, o visitante encontra um busto de Luís Vaz de Camões.
O prédio foi construído para ser um hospital destinado a atender portugueses da região. Embora inaugurado em 1878, foi logo alugado para o Exército Nacional e abrigou a Enfermaria Militar (1893 a 1898). Após 1914, funcionou como instituição assistencial hospitalar aos portugueses e se transformou em Casa de Saúde a partir de 1921. Em 1940, voltou aos militares e, de 1952 a 1968, sediou o Hospital Dr. Cândido Gaffré.
Em 1975, o Museu Dom Diogo de Souza, que pertence à Urcamp, ocupou o prédio, com suas mais de 2 mil peças, mais de 15 mil fotos históricas e duas hemerotecas. Atualmente, o prédio passa por reformas e a maior parte do acervo está guardada.
Onde
Rua Emílio Guilayn, 759
Fone: 3242 8244, ramal 2250
 
Palacete Pedro Osório

Construído no início do século XX, pelo médico Dr. Pedro Osório, o belo prédio de estilo neoclássico, destaca mármore, vitrais e ferro. Alguns apreciadores dizem que é uma réplica de uma casa existente em Bologna (Itália), outros, que a réplica é de Paris (França). As duas estátuas dos cachorros de ferro fundido foram colocadas alguns anos depois.
Em 1955, o palacete passou a sediar a Escola Estadual Carlos Kluwe. Atualmente, a Secretaria Municipal de Cultura ocupa o prédio. Ao lado, o bosque plantado por Pedro Osório, que era apaixonado por plantas e árvores, é um refúgio para quem caminha na cidade.
Onde
Av. Tupy Silveira, 1436
Fone: (53) 3242.6012
 
 
Intendência Municipal

A Intendência Municipal foi inaugurada em 24 de fevereiro de 1900, e foi construída na administração de José Octávio Gonçalves. A planta da construção constituía-se de: um salão para o Conselho Municipal, uma sala para o Júri, duas salas para cada Secretaria (Tesouro, Município e Obras Públicas), ante-sala e Gabinete do Intendente, biblioteca, Secretaria do Sub-Intendente, alojamento para a Guarda Municipal, duas prisões e outras peças pequenas indispensáveis para o funcionamento da Intendência.
A parte térrea, lado sul, funcionou como cadeia por muitos anos, e na parte superior, no Salão Nobre, funcionou a Câmara dos Vereadores. A porta principal original foi readaptada no interior do prédio, e a que hoje está no local foi doada pelo Dr. Roberto Magalhães Suñe. São 900 quilos de ferro e 600 quilos de bronze.
Onde
Falta endereço

 
Centro Administrativo
O prédio da antiga Estação Ferroviária de Bagé começou a ser construído em 1884, mas só foi inaugurado em 1886. O incêndio de 1924 destruiu praticamente todo antigo prédio. A nova estação foi inaugurada em 2 de agosto de 1929.  Na década de 70, os trilhos saíram do centro da cidade e a estação foi para Santa Thereza. Foi firmada uma permuta com a Viação Férrea e começou a funcionar no prédio o Centro Administrativo de Bagé (1980).
Onde
Rua Caetano Gonçalves, 1151.
Fone: 3240-5049
 
Imba
O majestoso prédio do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) Rita Jobim de Vasconcellos  pertence à Sociedade Espanhola, a primeira do Brasil, fundada em Bagé em 1868. Os sócios projetaram um prédio que permitisse a recreação, a realização de festas solenes, familiares e religiosas e especialmente um amplo espaço para o exercício de suas manifestações culturais e troca de experiências profissionais. As obras iniciaram em 1901 e foram concluídas em 1905, embora a sociedade nunca tenha ocupado o imóvel para os fins idealizados, optando por alugar para angariar recursos para sua conclusão.
Até 1934, locou o prédio para o Clube Comercial  e, a partir dessa data, para o Imba, fundado em 1921 e municipalizado em 1927. O prédio foi restaurado em 2004 e o instituto tem, hoje 1.100 alunos, oferecendo os cursos de: ballet, dança moderna, piano, violão, acordeon, violino, técnica vocal, instrumentos de sopro, teoria musical e canto.
Onde
Avenida Sete de Setembro, 1087.
Fone: 3247-1643
 
Hotel do Comércio
O primeiro hotel de Bagé foi fundado em 1842, pelo francês João Luiz Caputo. Embora tenha ligação com a avenida Sete de Setembro, a entrada principal era pela Rua do Comércio, atual rua Barão do Amazonas. Após a morte de Caputo, que não tinha herdeiros, o vice-consulado da França vendeu o hotel a João Coelho.
Depois de reformado, tornou-se um dos mais confortáveis hotéis do Estado. Era o único prédio da cidade a ter esgotos próprios e ter pia nos quartos. O pátio interno sediava festas requintadas. Hoje, foi transformado em centro comercial. O hotel foi atualizado para integrar os padrões atuais de excelência.
Onde
Falta endereço

 
Coreto Municipal
Localizado na Praça Silveira Martins, o Coreto Municipal foi inaugurado dia 15 de novembro de 1927. A construção foi obra do engenheiro civil Lincoln Proença Borralho, secretário de Obras Públicas na administração de Carlos Mangabeira.
Palco para bandas municipais e comícios, o coreto recebeu os ex-presidentes Jânio Quadros e Juscelino Kubistchek.
 
Clube Comercial
O prédio foi residência de Antônio Barbosa Netto. Mais tarde, foi sede do Hotel Paris. Em 1937, a obra do Clube Comercial foi concluída e a sociedade ganhou um espaço de requintados bailes e festas. Hoje, as formaturas estão entre os principais eventos.
Onde
Avenida Sete de Setembro, 1051.
Fone: 3241-2066
 
Clube Caixeiral
Fundado em 1894, por Flaubiano Camargo, com João Lopart, Francisco Mata e Ginez Galibern, o Clube Caixeiral mudou-se para o prédio em 1911, por iniciativa do presidente Herich Hoffmann. O presidente Alcebíades Gontan foi quem inaugurou a casa. O projeto foi assinado pelo arquiteto Pedro Obino. Visitas ilustres, como a miss Martha Rocha, frequentaram o clube.
Onde
Avenida Sete de Setembro, 1201.
Fone: 3242-7711
  
Igreja Nossa Senhora Auxiliadora
A igreja foi inaugurada em 24 de maio de 1929, mas só foi completamente finalizada na década de 40. O irmão salesiano Heitor Scnheider foi quem comandou o projeto, que teve apoio de várias pessoas da comunidade. Os cinco sinos vieram da Itália e cada um tinha uma nota musical diferente: dó, ré, mi, fá, sol.
A procissão luminosa da co-padroeira de Bagé, Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada em 24 de maio, é a maior festa da paróquia. Além de ser iluminada por velas, a santa é recebida pelos moradores, que confeccionam belos vitrais pela cidade.
Onde
Avenida Marechal Floriano, 1347.
Fone: 3242-5855
 
Igreja Nossa Senhora da Conceição
As obras da antiga capela foram iniciadas em 1869 e concluídas em 1871. Em 1893, a Revolução Federalista, a capela foi invadida e depredada. Em 1930, foi reformada e ganhou uma torre. A capela foi demolida em 1963 pelos padres capuchinhos e um novo templo foi construído, com a celebração da primeira missa em 1966.
Atualmente, a festa de Santo Antônio, celebrada em 13 de junho, é um dos eventos de maior público da paróquia.
Onde
Avenida General Osório, 940.
Fone: 3242-1463
 
Casas de família
Bagé tem belos prédios residenciais coloniais. Suas fachadas contam história e são atração turística, destacadas pelos apreciadores do patrimônio histórico gaúcho. 

Fonte: Obras da historiadora Elizabeth Fagundes
Resumo jornalístico: revisado pelo historiador Cláudio de Leão Lemieszek

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 25/04/2014 |

  • Bagé, Sábado 25 de Abril

    Complemento P.18

    Cinema desponta na Fronteira O Festival de Cinema da Fronteira vai para a sexta edição, estimulando a produção regional, nacional e internacional. A quinta edição, realizada no final de novembro de 2013, contou com a participação de teóricos...

  • Bagé, Sábado 25 de Abril

    Turismo profissional ganha nova proporção

    Turismo profissional ganha nova proporção O turismo rural começou há mais tempo, mas foi a partir de 2006 que ganhou mais planejamento e organização. O turismólogo Juliano Munhoz, coordenador da área na Secretaria Municipal de...

  • Bagé, Sábado 25 de Abril

    História

    Recordando os tempos de sangrenta revolução   O ano de 1893 marcou a história da cidade constituída a partir de um acampamento. O professor William Rodrigues ajudou a esclarecer sobre o começo e a divergência da revolução.   FS - O que tinham...

  • Bagé, Sábado 25 de Abril

    História

    Os grandes visionários da história de Bagé   Nas páginas 4 e 5, nossa equipe procurou apresentar a história de Bagé de uma forma lúdica, com um enfoque contemporâneo, alicerçado nas necessidade dos dias de hoje. Procuramos o Arquivo Público...

  • Bagé, Sábado 25 de Abril

    Experiente Bagé - Turismo

    Editoria: O turismo passa por aqui Data: 18/04/2014 Em tempo real: Não Situação: Publicada Texto: EXPEDIENTE Jornal FOLHA do...

Clique TV
Óptica Bagé - Dia dos Pais
Assista também:
Santa Edwiges - Dia dos Pais
Clique Social

Coluna Social

“Notas não medem inteligência da mesma forma que idade não define maturidade.”
@fórmuladaconfiança
 
B’day no abelhão!
Faltando um ano para...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.