Bagé / RS, Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
Siga-nos:

Notícia

Bagé O turismo passa por aqui | Caderno: Bagé O turismo passa por aqui

História

Recordando os tempos de sangrenta revolução
 
O ano de 1893 marcou a história da cidade constituída a partir de um acampamento. O professor William Rodrigues ajudou a esclarecer sobre o começo e a divergência da revolução.
 
FS - O que tinham em mente os primeiros imigrantes?
William -  A data de 17 de julho de 1811 marca a fundação desta cidade conhecida como “A Rainha da Fronteira”. Entretanto, sua fundação deu-se por medidas tomadas no momento e não por ações premeditadas para a fixação de uma vila ou cidade. Entende-se desta forma, pelo fato de aqui terem se fixado apenas alguns soldados e familiares dos que compunham o Exército comandado por Dom Diogo de Souza, fundador desta cidade. Contudo, a fixação dele veio a dar origem à vila de Bagé (1846) devido às condições naturais, como a existência de uma fonte de água, vital para a sobrevivência e pela situação geográfica, que servia de entreposto comercial de produtos vindos da Cisplatina para serem levados a Pelotas e Rio Grande.
 
FS - Que lembranças da Revolução de 1893 ainda estão escondidas na Catedral?
Willian - Tendo sido erguida de torrão em 1812 e, posteriormente, em 1820, de alvenaria, a Matriz de São Sebastião tomou a forma de hoje com o projeto do arquiteto José Obino em 1862, tendo sido finalizada em 1878.
Motivo               
A cidade de Bagé e sua Catedral viveram episódios da guerra civil de 1893, considerada uma das mais sangrentas da história do nosso país, na qual, por motivos políticos partidários, a jovem República dos Estados Unidos do Brasil presenciou a encarniçada luta entre duas ideologias.
O Cerco
As batalhas aconteceram, os protagonistas se foram. Entretanto, Bagé jamais esquecerá a bravura dos combatentes, de ambos os lados, tendo, em sua memória, a lembrança deste conflito associada à exuberante Catedral de Bagé, que serviu de hospital aos sitiados quando do episódio do “cerco à Bagé”. Se hoje temos a batida do som do sino desta maravilha arquitetônica, temos, ainda, as marcas de “balas” deixadas por aqueles que um dia ousaram tomar as bem guardadas posições do 31° Batalhão de Infantaria, comandado pelo patrono daquela praça: Carlos Maria da Silva Teles. 
A iconografia de hoje nos relembra os 47 dias de cerco guardados na lembrança daquele templo, onde, hoje, buscamos a paz e a concórdia.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 25/04/2014 |

  • Bagé, Quinta-feira 25 de Abril

    Complemento P.18

    Cinema desponta na Fronteira O Festival de Cinema da Fronteira vai para a sexta edição, estimulando a produção regional, nacional e internacional. A quinta edição, realizada no final de novembro de 2013, contou com a participação de teóricos...

  • Bagé, Quinta-feira 25 de Abril

    Turismo profissional ganha nova proporção

    Turismo profissional ganha nova proporção O turismo rural começou há mais tempo, mas foi a partir de 2006 que ganhou mais planejamento e organização. O turismólogo Juliano Munhoz, coordenador da área na Secretaria Municipal de...

  • Bagé, Quinta-feira 25 de Abril

    História

    Os grandes visionários da história de Bagé   Nas páginas 4 e 5, nossa equipe procurou apresentar a história de Bagé de uma forma lúdica, com um enfoque contemporâneo, alicerçado nas necessidade dos dias de hoje. Procuramos o Arquivo Público...

  • Bagé, Quinta-feira 25 de Abril

    Experiente Bagé - Turismo

    Editoria: O turismo passa por aqui Data: 18/04/2014 Em tempo real: Não Situação: Publicada Texto: EXPEDIENTE Jornal FOLHA do...

  • Bagé, Quinta-feira 25 de Abril

    Aciba Sindilojas

    Empresários acreditam na união pelo turismo   Idealizadora do Natal Luzes do Pampa, a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) salienta o fortalecimento do turismo entre tuas propostas de trabalho. O presidente Cléo Coelho diz que é...

Clique TV
Qualidade de Vida
Assista também:
Daniel em Bagé
Clique Social

Coluna Social

Divulgação/FS

ORTODONDISTA, Mário Antonio Mezzomo atendeu na clínica do edif. Carlos Brasil sábado (16). Fui ao encontro de meu particular amigo, que sempre tem...

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.