Bagé / RS, Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
Siga-nos:

Notícia

Bagé O turismo passa por aqui | Caderno: Bagé O turismo passa por aqui

História

Os grandes visionários da história de Bagé
 
Nas páginas 4 e 5, nossa equipe procurou apresentar a história de Bagé de uma forma lúdica, com um enfoque contemporâneo, alicerçado nas necessidade dos dias de hoje. Procuramos o Arquivo Público Municipal e entrevistamos o coordenador, pesquisador Cláudio de Leão Lemieszek, e o pesquisador e professor William Godinho de Moura Rodrigues.
 
FS - Quem foram os precursores?
Lemieszek - Pode-se afirmar que Bagé viveu, nas décadas iniciais do século XX, um período de grande desenvolvimento e progresso, verdadeiro apogeu de sua economia, muito por conta das ações de dois grandes empresários visionários: Emílio Guilayn e Visconde de Ribeiro Magalhães.
Eles foram empreendedores que não dependeram dos cofres públicos para a expansão de seus negócios e não se limitaram a uma única atividade.

Emílio Guilayn celebrizou-se como o homem que iluminou com luz elétrica, pela primeira vez, a cidade e trouxe um primeiro automóvel para o Estado, além de fundar a Aciba e a Associação Rural. Era um banqueiro estabelecido com capital próprio e correspondentes em Lisboa e Madri. Destacou-se também como pecuarista e político (deputado estadual).

Visconde de Ribeiro Magalhães iniciou sua atividade como pequeno comerciante de verduras e açougue, para, mais tarde, tornar-se grande charqueador e, pouco tempo depois, um dos grandes proprietários de terra e dono do maior rebanho bovino do Estado. Nessa condição, foi o primeiro a introduzir os principais reprodutores de puro sangue de raças europeias no Rio Grande do Sul. Não se limitava a produzir carne. Explorava todos os subprodutos, como a produção de leite, queijos e manteiga.
Além da diversificação de suas atividades, esses dois empresários tinham, em comum, a capacidade de exigir qualidade na exploração de seus negócios, ao mesmo tempo em que valorizavam os recursos humanos.
O visconde trouxe, de Montevidéu, técnicos especializados na produção de leite e queijos, enquanto Guilayn mandou buscar, em Buenos Aires, engenheiros para instalar a usina elétrica. O bem estar dos funcionários era preocupação constante, tanto que o visconde abriu escola, hospital e até um teatro em sua famosa e próspera Charqueada  Santa Tereza.
Seguramente estes dois capitães de indústria seriam hoje empresários de sucesso.
 
FS - Os fazendeiros da época apostaram tudo nas charqueadas. Alguns deles manifestaram preocupação com o futuro e com a chegada da geladeira? 
Lemieszek - Prova eloquente da visão empresarial do visconde de Ribeiro Magalhães pode ser sentida no seu pioneirismo na idealização de investir na chamada indústria do frio (frigorificação da carne). Sabedor de que as charqueadas estavam com seus dias contados, o Visconde partiu em viagem de negócios para a Inglaterra no início da década de 1910, onde, depois de vários contatos, fechou negócio com um grupo inglês para montar um frigorífico em Bagé. A firma foi constituída e as primeiras máquinas foram adquiridas. Lamentavelmente, com o advento da primeira grande guerra, o empreendimento não prosperou, mas a semente estava lançada em terra fértil, demonstrando a pujança e o olhar futurista do Visconde.
 
FS - Como era o presidente que Bagé criou?
Lemieszek - Durante o tempo em que ocupou a presidência da república, o bajeense Emilio Garrastazu Médici visitou sua terra natal em três oportunidades. Em todas elas teve calorosa recepção, sendo vivamente aplaudido pelo povo nos inúmeros passeios, que fez a pé e sem seguranças, pelas principais ruas da cidade.
Médici aportou vultuosos recursos para Bagé, que resultaram em várias realizações, que acabaram marcando um período de grande desenvolvimento para o município. Entre outras obras podemos destacar: o Pronto-Socorro da Santa Casa, o Ginásio Esportivo Coberto (Militão), asfaltamento dos acessos do aeroporto, Santa Tecla e Vila industrial, além das BRs 293 e 153. Também foram recebidos recursos para a eletrificação rural e telefonia urbana. Ainda inaugurou o complexo Senai/Sesi, a usina Candiota II  e a nova agência do Banco do Brasil.

Comente essa notícia

Notícias Relacionadas | 25/04/2014 |

  • Bagé, Segunda-feira 25 de Abril

    Complemento P.18

    Cinema desponta na Fronteira O Festival de Cinema da Fronteira vai para a sexta edição, estimulando a produção regional, nacional e internacional. A quinta edição, realizada no final de novembro de 2013, contou com a participação de teóricos...

  • Bagé, Segunda-feira 25 de Abril

    Turismo profissional ganha nova proporção

    Turismo profissional ganha nova proporção O turismo rural começou há mais tempo, mas foi a partir de 2006 que ganhou mais planejamento e organização. O turismólogo Juliano Munhoz, coordenador da área na Secretaria Municipal de...

  • Bagé, Segunda-feira 25 de Abril

    História

    Recordando os tempos de sangrenta revolução   O ano de 1893 marcou a história da cidade constituída a partir de um acampamento. O professor William Rodrigues ajudou a esclarecer sobre o começo e a divergência da revolução.   FS - O que tinham...

  • Bagé, Segunda-feira 25 de Abril

    Experiente Bagé - Turismo

    Editoria: O turismo passa por aqui Data: 18/04/2014 Em tempo real: Não Situação: Publicada Texto: EXPEDIENTE Jornal FOLHA do...

  • Bagé, Segunda-feira 25 de Abril

    Aciba Sindilojas

    Empresários acreditam na união pelo turismo   Idealizadora do Natal Luzes do Pampa, a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) salienta o fortalecimento do turismo entre tuas propostas de trabalho. O presidente Cléo Coelho diz que é...

Clique TV
OPERAÇÃO SÃO CRISTOVAN | POLÍCIA CIVIL BAGÉ
Assista também:
OPERAÇÃO EMBOSCADA | POLÍCIA CIVIL
Clique Social

Coluna Social

“Não há problema algum em usar beleza e glamour como ferramentas à construção de vidas melhores para o próximo. Preocupante seria a inércia...”

Notícias mais lidas do dia

Clique Horóscopo

Áries

Sol e vens continuam seu caminho unidos em leão ainda motivando seu coração. Lua e mercúrio em virgem melhoram as relações de trabalho e possibilitam acordos de negócios. planos e projetos em alta.

Touro

Mercúrio e lua em virgem e ainda seu regente unido ao sol em leão abrem espaços em sua vida para um novo amor entrar. Se já for comprometido, melhora sensivelmente seu relacionamento. Finanças em alta.

Gêmeos

Seu regente entra em virgem e sua capacidade intelectual e mental aumentam sensivelmente. A fase é ótima para rever assuntos relacionados à sua família ou a questões domesticas. Comunicação em alta.

Câncer

Venus e sol unidos em leão continuam trazendo benefícios à sua vida financeira. O momento é ótimo também para pequenas viagens e assuntos de trabalho relacionados à comunicação. Amor em fase neutra.

Leão

Venus e sol em seu signo continuam agindo positivamente em sua vida, especialmente a amorosa e financeira. Mercúrio unido à lua aumenta ainda mais as possibilidades de bons acordos de negócios e ganhos financeiros.

Virgem

Mercúrio e lua em seu signo melhoram o astral que anda meio baixo, com queda de energia. Procure relaxar e manter-se protegido de ambientes e pessoas carregadas. A fase é ótima para acordos comerciais e a comunicação.

Libra

Mercúrio e lua em virgem derrubam sua energia, apesar das demandas sociais. A fase é ótima para a reflexão e a meditação. Seu regente unido ao sol em leão abrem portas para novos contatos comerciais.

Escorpião

Mercúrio e lua em virgem mobilizam sua vida social e amizades neste período. Venus e sol unidos em leão ainda beneficiam sua carreira e vida profissional. A fase é ótima para a comunicação e novos contratos.

Sagitário

O sol e Venus em leão continuam ativando seus estudos e as viagens podem se tornar seu foco neste momento. Carreira e vida profissional em alta, com possibilidade de novos projetos ou propostas de trabalho.

Capricórnio

Mercúrio e lua em virgem aceleram seus projetos e planos futuros e assuntos relacionados a viagens longas e contato com estrangeiros. Fase de grande otimismo e espiritualidade renovada. Amor em alta.

Aquário

Venus e sol em leão continuam mobilizando contatos e parcerias e melhorando seus relacionamentos afetivos e de amizades. A fase é das melhores. Cuidado apenas para não se deixar levar por pensamentos negativos.

Peixes

O trabalho continua sendo beneficiado pela passagem de Venus e do sol pelo signo de leão. Mercúrio e lua em virgem mobilizam seus relacionamentos pessoais e parcerias comerciais. Amor em alta.